Mesmo com as restrições e dificuldades impostas pela Covid-19, é esperado que o mercado óptico continue crescendo nos próximos anos. Segundo um estudo realizado pela Grand View, apesar da crise global causada pela pandemia, a perspectiva é que o segmento alcance um crescimento de 8,1% ao ano de 2020 a 2027.
Portanto, é fundamental estar atento às tendências e buscar se adaptar ao novo varejo para não perder vendas e clientes.
Mas você sabe o que significa essa adaptação na prática? E como fazer com que a sua ótica se reinvente a fim de atender as necessidades dessa nova realidade? É justamente sobre isso que vamos falar hoje. Para isso, separamos três dicas importantes do que pode ser feito para conseguir encaixar a sua loja neste novo contexto. Confira!
Encontrar novos canais de venda, especialmente online, é uma das principais tendências do novo varejo. Mesmo antes mesmo da pandemia, o movimento de digitalização dos negócios já era considerado um caminho sem volta. Agora, mais do que nunca, ficou comprovada a importância desse processo.
E se você pensa que precisa de muito para aderir essa transformação digital, você está enganado. Pelo contrário, o uso inteligente de recursos simples e gratuitos, como as redes sociais, já fazem toda a diferença.
Você sabia que cerca de 66% dos brasileiros estão presentes em redes sociais, como Facebook, Instagram e Whatsapp? E que as pessoas no país passam, em média, quase quatro horas por dia conectados nesses aplicativos? Esses dados, revelados pela pesquisa We Are Social 2020, só reforçam o potencial que essas mídias possuem.
Portanto, se a sua ótica ainda não está de alguma forma presente no meio digital, é hora de começar a mudar essa realidade. Afinal, você pode estar perdendo uma chance valiosa de aumentar as suas vendas e conquistar novos clientes.
Adotar o uso do Whatsapp Business para se comunicar com os consumidores é uma boa forma de começar. Ele permite ter um perfil comercial, programar o envio de respostas rápidas automáticas, criar mensagens personalizadas para divulgar novas coleções e promoções, entre outros recursos.
Além disso, você pode criar um perfil para a sua ótica em redes, como o Instagram, para divulgar a sua marca e alcançar mais pessoas. E usar a ferramenta Google Meu Negócio para que mais pessoas possam encontrar a sua loja na internet.
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Outra dica para se adaptar ao novo varejo é investir no atendimento focado na melhor experiência do cliente. Isso porque, cada vez mais as pessoas deixam de comprar em uma loja quando não são bem atendidos.
Uma pesquisa realizada pela Opinion Box apontou que 79% dos consumidores brasileiros já deixaram de comprar um produto por terem sido mal atendidos. Em contrapartida, 71% dos entrevistados afirmaram que costumam recomendar uma empresa quando tem uma experiência satisfatória.
Nesse sentido, além de fechar a venda, é muito importante saber ouvir e entender a necessidade de cada cliente. Só assim é possível oferecer o produto certo e que realmente irá solucionar o problema dele.
E como atingir esse nível de excelência no atendimento prestado pela ótica? Investindo na capacitação do time de vendas. Oferecer treinamentos que sejam focados em técnicas para atender melhor os clientes, por exemplo, é uma boa forma de começar. Além disso, trabalhar a motivação e proporcionar benefícios atrativos é outra maneira de ter uma equipe engajada com essa causa.
E não pense que isso vale apenas para lojas físicas. O bom atendimento virtual também é essencial para quem busca se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Portanto, prepare os seus vendedores a fim de que eles possam atender bem os consumidores também na internet.
Para isso, ofereça treinamentos que tenham como foco o manuseio de ferramentas digitais, como Whatsapp e Instagram. E não se esqueça de orientar quanto à forma de falar e interagir nessas redes a fim de manter um padrão de comunicação.
Para se adaptar ao novo varejo também é fundamental estar atento em relação às tendências do setor de atuação. Afinal, o mercado está sempre se renovando para despertar e atrair a atenção do público.
No caso do segmento óptico, há uma ligação direta com outras duas áreas: moda e saúde. Sendo assim, você pode ofertar novidades relacionadas a materiais e formatos de armações. Além de novas tecnologias para lentes a fim de solucionar de forma mais eficiente os problemas de visão. Por isso, é preciso ter bons fornecedores e se manter sempre bem informado sobre o que é tendência no setor.
Além disso, a oferta de produtos que atendem necessidades específicas dos consumidores também precisa estar no radar. Um exemplo disso foi o que aconteceu no início da pandemia: o embaçamento dos óculos ao usar máscaras de proteção. Tanto que rapidamente chegaram produtos inovadores com o objetivo de resolver esse problema.
Com isso, as lojas que estavam atentas desde o princípio conseguiram sair na frente e proporcionar essa solução para os seus clientes.
Como vimos, não é necessário fazer grandes investimentos para se adaptar ao novo varejo. São ações simples e de excelente custo-benefício para adotar na sua loja. Como, oferecer novos canais de venda, contar com uma equipe preparada para atender bem o consumidor e estar atento às tendências do mercado.
Então, uma boa estratégia é integrar o perfil comercial do Whatsapp Business diretamente com sistemas de gestão. Dessa forma, você consegue unir esse benefício oferecido pelo software para óticas com as dicas de atendimento e vendas mostradas no texto.
E então, pronto para começar hoje mesmo a adaptar a sua loja para a realidade do novo varejo? Compartilhe com a gente a sua opinião nos comentários.
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