Blog ssOtica para óticas

novo varejo otico tendencias para o mercado otico e prepare sua otica para este momento

Novo Varejo Ótico: Confira 4 tendências para o mercado e prepare sua ótica para este momento

3 min de leitura

Todos os anos, as tendências de mercado se renovam, em busca de acompanhar as mudanças de comportamento dos consumidores. E em 2020, um ano totalmente atípico, o consumo digital é a principal tendência. O novo varejo é uma denominação, que já era usada em 2019, para definir a necessidade de migrar para o ambiente digital. O que foi acelerado no cenário de pandemia.

Sobretudo, no novo varejo, as empresas tiveram que reinventar o modo de oferecer serviços para não fechar as portas. Vendas on-line, criação de e-commerces, serviços de take away e vitrines virtuais são algumas das tendências do mercado de óticas.

Sendo assim, os meios de consumo, e a vida, passaram a ser digitais, para evitar ao máximo o contato com as pessoas. E o mercado não teve outra alternativa a não ser se adaptar rápido a essas necessidades.

A seguir, listamos 4 tendências para o varejo ótico e como você pode alinhar sua loja a essas ideias. E o mais importante é entender os cuidados a serem tomados e ver a mudança como algo positivo.

1 – Vendas multicanais

No novo varejo, além da tradicional venda na loja, muitas óticas passaram a fazer vendas virtuais. Isso pode ser feito tanto por meio de um site, como usando as redes sociais, como o WhatsApp.

Para isso, ter um material online com os produtos vendidos na loja física, um catálogo de preços e as condições de pagamento é muito importante. Pois assim, além de ter um sistema de envio, que pode ampliar os negócios da ótica para fora dos limites da cidade, tornando assim, uma vantagem competitiva.

Quer saber mais sobre vendas online? Confira o post: Vitrine Online: Coloque sua ótica no mundo digital.

2 – Retirada na loja

Caso você não tenha condições de oferecer entrega dos produtos comprados à distância, você pode optar por trabalhar com o take away, ou melhor, retirada na loja.

É bem simples. Você disponibiliza o catálogo de produtos e faz a negociação online, mas o cliente precisa retirar o produto na loja. Ou seja, é um jeito bem simples de gerar uma facilidade para você e comodidade para ele, visto que não precisa mudar estrutura, nem equipe.

3 – Prateleira infinita

Com os meios digitais, além do que você tem disponível no estoque da loja física, você pode oferecer produtos sob encomenda. Essa é a ideia da prateleira infinita, muito usada no novo varejo, que integra os estoques da loja física com a virtual.

Assim, você tem uma infinidade de opções para mostrar ao cliente, pode inovar sempre mais e trabalhar com produtos e fornecedores antes distantes. O importante é garantir uma boa logística e ser transparente com o cliente sobre disponibilidade.

4 – Foco na experiência do cliente

Fazer um bom atendimento e receber bem o cliente é uma regra fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, quem tem boa experiência, faz propaganda gratuita da loja para todos os seus grupos sociais.

Com o digital, isso fica diferente. Mas o foco em promover a melhor jornada de compra deve ser o mesmo, ou ainda mais forte. Para isso, tenha um site ágil e atualizado, responda as dúvidas e solicitações de forma rápida e esteja disponível.

No novo varejo, ter o seu cliente no centro e como peça mais importante tem o poder de alavancar sua ótica. Por isso, é muito importante fortalecer as estratégias de relacionamento e pós-venda, pois estar em contato mostra o quanto você se importa.

Conclusão: seja digital e adapte sua ótica para o novo varejo

Portanto, como você percebeu ao longo do artigo, o primeiro passo para sua ótica sair na frente é adotar os meios digitais. Um deles é ter um canal de vendas online, seja um site ou uma rede social. Outro é ter uma ferramenta de gestão que te ajude a gerenciar tudo o que acontece com seu negócio.

E o ssOtica, por exemplo, tem versão em nuvem, que você pode acessar de qualquer lugar, sem a necessidade da presença na loja. Afinal, isso faz toda a diferença em tempos de distanciamento e em promover uma boa experiência para o cliente, mesmo longe.

Então, com as duas coisas alinhadas e em pleno funcionamento, nenhuma mudança te pegará desprevenido e você estará dentro do esperado pelo novo varejo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>