7 falhas graves que sua Ótica comete se não controla as vendas

Confira 7 falhas que sua ótica comete quando não controla as vendas

Quando um gestor não controla as vendas da Ótica, está correndo o risco de arruinar o negócio. Diante disso, responda as seguintes perguntas:

  • Na sua ótica, você sabe quantos óculos de receituário são vendidos por dia ou mês?
  • E dessas vendas, você quanto você teve de lucro?
  • Sabe também quanto pagou de comissão para o vendedor?

Se a resposta for não para pelo menos uma das três perguntas, você já comete um dos principais erros que podem comprometer o crescimento da sua ótica. Que é a falta de controle das vendas da sua loja. Abaixo listamos os 7 pecados da administração de uma ótica, ou melhor, as 7 falhas graves que você comete ao não controla as vendas.

1 – Falta de controle no fluxo de caixa

Podemos dizer que controlar as vendas é um dos principais passos para manter a saúde financeira da sua ótica em dia. O motivo é simples: se você não controla as vendas, automaticamente não faz o fluxo de caixa corretamente. Assim, não sabe quanto em dinheiro entrou, quanto ainda vai entrar e quanto já saiu.

Sem essas informações, você dificilmente terá em mãos o cenário financeiro da sua ótica e não saberá se ela se mantém sozinha ou você fica no vermelho todo mês. Isso te faz correr o risco de perder o negócio e todos os investimentos feitos até aqui.

2 – Não sabe o que gera lucro

Ao registrar toda e qualquer venda na ótica, seja de óculos, relógios (se você oferecer), lentes de contato ou qualquer outro produto, você identifica qual é o item que não pode faltar no mix de produtos. Além disso, você também saberá qual desses itens tem a melhor margem de lucro.

A partir do momento que você começa a controlar as vendas, na sua ótica não terá espaço para o “achismo”. As suas decisões passam a ser tomadas com base em fatos e dados.

3 – Não sabe os produtos mais vendidos

Quando você controla as vendas e não identifica o produto vendido, pode cometer erros gravíssimos. O pior de tudo, é que essas falhas podem comprometer seriamente os resultados da sua ótica. Pois, você dificilmente saberá qual é o produto é o mais vendido e pode não manter um estoque mínimo dele. Isso, o levará a perder vendas já que os clientes podem não encontrar o que procuram na sua Ótica.

Acompanhe todas as movimentações de vendas e caixa da sua loja, com o ssOtica.

4 – Não define estratégias que podem fazê-lo lucrar mais

Fazer a gestão de um negócio é uma tarefa árdua e que deve ser acompanhada de perto. Não adianta abrir a loja e ir direto para o balcão. É preciso olhar para dentro do seu negócio, identificar os principais aspectos que afetem o bom andamento da ótica.

Fazer isso sem controlar as vendas, é mais desafiador ainda. Pois não é possível identificar os erros e os acertos para então definir as estratégias que vão fazê-lo crescer em faturamento e lucro.

5 – Não acompanha o desempenho dos vendedores

Quando a gestão é distante e as vendas não são registradas, você não sabe qual o vendedor que trouxe mais resultados para a sua ótica. Você pode ter um vendedor que em termos de quantidade de produto, vende mais. Mas, em termos de lucratividade o desempenho dele é baixo.

Isso pode acontecer, porque ele oferece muitos descontos, vende parcelado no cartão de crédito (o que gera uma taxa mais alta de cartão) ou os clientes dele acabam ficando inadimplentes. Mas, como saber isso tudo? Você vai precisar de ter uma planilha atualizada diariamente ou, se preferir um sistema exclusivo para óticas, que pode te dar as informações em um piscar de olhos.

6 – Não projeta o crescimento da sua Ótica de forma saudável

Nós já falamos aqui o quanto é importante planejar os investimentos da ótica. Principalmente para quem quer ter um negócio perene. Por isso, é preciso analisar os números do presente e identificar qual é a situação real da sua óptica, hoje.

Ao fazer esse levantamento, você deve ter em mãos o volume de vendas, quantas delas te deram lucro e quantas a margem foi menor do que o esperado. Essas informações vão te dar um direcionamento para que você desenhe o caminho para onde quer chegar. Sem esses dados, com certeza, será bem difícil identificar onde está o ponto forte da sua ótica.

7 – Se não controla as vendas, não se organiza

Um dos segredos para fazer uma gestão de qualidade é se organizar. Não adianta fazer o controle por meio de planilhas, se você salva inúmeras delas e não sabe qual é a mais atualizada.

As Óticas Guariba, foi um excelente exemplo disso.  Todo o controle da loja era realizado por meio de anotações em caderno e planilhas.  No entanto, o dono Tiago Cabral, contou ao ssOtica, que esse costume poderia causar sérias dificuldades ao seu negócio, por isso contratou o sistema para manter o estoque e as vendas organizados.

Com isso, viu os resultados da loja crescerem a cada dia. “Não tenho mais dores de cabeça, pois sei tudo que tenho dentro da minha loja. E quando é preciso fazer algum pedido, sei o que necessito e peço aquilo que eu realmente preciso”, conta Tiago.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Você enfrenta alguma dessas falhas na sua Ótica? Nos conte sua opinião nos comentários. E se você quer acabar com as dores de cabeça por falta do registro das vendas da sua loja, teste o ssOtica gratuitamente e veja como ele pode ajudá-lo na correção desses problemas.

Não perca tempo e dinheiro com anotações manuais e não atualizadas na sua ótica.
ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 0 respostas

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>