Atualmente se tornou fundamental que todo dono de Ótica realize o cadastro de clientes e receitas na sua loja. Isso passou a ser tão importante, porque o centro dos negócios de uma Ótica se dá pelo relacionamento com o cliente. Não ter esses dados pode ocasionar sérios problemas, inclusive a queda nas vendas.
Antes de seguirmos, quero te fazer 3 perguntas:
O fato é que sem o cadastro de clientes e receitas, você pode enfrentar vários desafios. Além disso, sua Ótica pode estar perdendo grandes oportunidades de fazer sua loja lucrar mais.
Se você ainda não faz o registro e encontra dificuldades, é provável que esteja deixando passar alguma informação. Alguns dados são bem óbvios, mas a ausência deles afetam diretamente os seus negócios.
Confira três problemas que sua ótica pode estar passando pela falta do cadastro de clientes e receitas. Aproveite e anote algumas dicas para solucioná-los o quanto antes:
Um cliente entra na sua loja, te conta que teve um pequeno acidente e seu óculos de grau quebraram. Ele te pede para fazer um novo óculos, já que a receita tem apenas 06 meses de uso. Só que existe um porém: ele não tem mais receita guardada em casa.
Por um instante, você nem se lembra de quem seja ele. Revira os papéis e não encontra a receita feita há apenas 6 meses pelo laboratório. E agora, como a sua ótica poderá ajudar esse cliente?
Conhecer o seu cliente é fundamental para converter novas vendas. E você só poderá entender e conhecer o perfil de cada um que passa pela sua loja com o registro de todas as informações de seus clientes.
Se sua ótica tem um fluxo alto de pessoas é ainda mais difícil fazer essa identificação. Por isso, é tão importante o cadastro e o registro de cada atividade de um cliente. Isso o ajudará a saber quando ele comprou pela última vez, quais são os produtos que ele mais gosta, qual a forma de pagamento mais usada e quais as necessidades visuais e até a evolução do seu grau.
O registro de clientes e receitas também te ajuda a pensar em estratégias para manter o cliente sempre por perto. Tendo os dados de contato e as receitas, você pode enviar alertas de vencimento dos óculos, já que esses devem ser trocados anualmente. Além disso, pode criar promoções, distribuir descontos exclusivos e comunicar as novidades da sua loja.
Tudo isso mostra ao cliente que ele pode confiar em você e que sua loja é organizada e próxima, sempre atenta a cada necessidade e características de cada um. E isso pode atrair novas vendas, tanto na sua base de clientes, que se sente confortável em voltar, quanto novos públicos, que passam a conhecer sua fama pelos que já conhecem seus serviços.
Não é só na hora de receber os clientes na loja e entregar o produto corretamente que sua ótica é importante para o seu público. É preciso ir além da experiência da venda! Por isso, investir em um pós-venda eficiente, é fundamental para que mostre aos seus clientes que você está sempre disponível.
Para o pós-venda funcionar bem, você precisa do ter todos os dados dos clientes da sua Ótica. Isso permite que entre em contato para saber se está tudo certo com o produto, envie mensagens em datas comemorativas e o lembre que sua receita está perto de vencer.
Caso ele precise de ajuda e volte até a loja no dia seguinte ou no próximo semestre, você estará estar preparado para atendê-lo da melhor forma.
Sugerimos a leitura do nosso material completo sobre como automatizar o pós-venda!
Se seu time tem “patinado”, na hora de buscar os dados dos clientes, talvez o que está faltando na sua loja é um sistema de gestão para óticas, que reúne tudo isso e mais em um lugar só. Com o programa, você tem a visão completa do seu negócio de forma muito mais organizada.
Uma das principais funcionalidades do sistema, e que pode ser uma ótima ferramenta de negócios, é o cadastro de clientes e receitas. Com ele, você registra todos os dados dos seus clientes, suas receitas, necessidades e preferências, e muitos mais.
Analisando essas informações, você começa a conhecer seus clientes e é nesse ponto que tudo se transforma no ambiente da sua loja! Você transmite mais confiança, por ter uma relação de proximidade, o que pode fidelizar o público, que compra sempre mais.
Faça do registro de clientes e receitas um hábito para todo mundo que trabalha na sua ótica. Experimente o ssOtica, e comece a entender quem são as pessoas que movem o seu negócio. Afinal, sem o seu cliente, não faz sentido sua Ótica existir. Veja na prática como pode ser simples realizar o cadastro de clientes e receitas da sua loja.
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