Quando um cliente entra na ótica para comprar um óculos novo, ele espera encontrar vendedores que sejam capazes de orientá-lo da melhor maneira possível. Portanto, para ter sucesso nas vendas, esteja preparado para indicar as armações ideais para cada formato de rosto.
Por isso, para te ajudar nessa preparação, fizemos uma seleção dos modelos de armação mais comuns no mercado. E em seguida, mostramos quais são as melhores indicações para cada tipo de rosto. Confira.
Criado na década de 30, o modelo de óculos aviador nunca sai de moda, afinal, é considerado um verdadeiro clássico. Sua armação conta com um design marcado por linhas de metal fino e design único. Como resultado, é um modelo versátil que se adapta facilmente a vários tipos de rosto e pode ser usado tanto em armações de grau quanto de sol.
Imortalizado por John Lennon, vocalista dos Beatles, os óculos redondos são uma ótima escolha para quem curte um estilo retrô. Moda nos anos 70, o modelo voltou a ser a tendência nos últimos anos, principalmente entre os mais jovens. Por combinar com praticamente todos os formatos de rosto, essa acaba sendo uma grande vantagem desse tipo de armação.
Os óculos quadrados acabam se tornando uma das escolhas preferidas dos clientes. A princípio, isso acontece devido a grande oferta de cores e materiais. Esse modelo possui muitas opções bem como armações mais discretas e clássicos até mesmo outras mais modernas e chamativas. Principalmente, para quem busca por óculos de grau.
Sucesso entre as mulheres nos anos 60, os óculos gatinho são delicados e caem bem em vários formatos de rosto. Afinal, com formato arredondado e extremidades pontiagudas, lembrando o olhar felino, essa armação voltou a ser tendência nos últimos anos.
Criado na década de 50, os óculos wayfarer ficaram famosos ao serem utilizados por estrelas da música e do cinema. Com opções de cores que vão desde os tons mais neutros até os mais coloridos, esse modelo atemporal cai bem tanto em armações de grau quanto de sol.
Lançado nos anos 80, os óculos clubmaster são considerados o exemplo mais conhecido de browline glasses. Ou seja, são armações onde a parte superior lembram o formato das sobrancelhas. Também chamado de meia armação, esse modelo pode ser encontrado em cores básicas, como preto, e clássicas, como casco de tartaruga. E como pode ser usado em óculos de sol e grau, o clubmaster acaba se tornando um coringa na loja.
Conhecer os principais modelos de óculos é essencial pra ser um bom vendedor. Quer saber o que mais é preciso para conquistar clientes na ótica? Baixe nosso manual de vendedores exclusivo!
Ao indicar as armações para quem tem rosto redondo, lembre-se que o ideal é que os óculos tornem o contorno da face mais fino. Sendo assim, optar por modelos quadrados e evitar os arredondados é a melhor forma de conseguir atingir esse objetivo.
Para quem tem o rosto quadrado, usar modelos que suavizem as linhas de contorno da face é a melhor aposta. Nesse sentido, os óculos arredondados e de gatinho são as escolhas perfeitas para equilibrar a estética facial. Além disso, a armação clubmaster também pode ser uma indicação nesses casos.
Considerado o formato que combina com todos os tipos de armação, o rosto oval permite a escolha de qualquer estilo de óculos. Apesar disso, é muito importante que fique atento para indicar armações proporcionais ao tamanho do rosto do cliente. Logo os modelos redondo, aviador, gatinho e wayfarer são sempre boas opções nesses casos.
Com testa larga e queixo fino, o ideal é que pessoas com rosto triangular busquem dar preferência para os modelos que deixem o maxilar com aparência mais larga. Sendo assim, as armações redondas, aviador e clubmaster (meia armação) são as escolhas mais acertadas.
Mais do que nunca, oferecer uma boa experiência ao consumidor tem se tornado um fator fundamental para conquistar e fidelizar mais pessoas na ótica. Nesse sentido, oriente os vendedores a realizar vendas que deixem os clientes realmente satisfeitos.
Então, se você não ainda não sabe qual a melhor forma de fazer isso, aqui vão duas dicas. A primeira é deixar aquela antiga prática, de vender por vender, completamente para trás. A segunda é treinar a sua equipe para que ela consiga realmente ajudar o consumidor a escolher o melhor produto. Para mais dicas, confira o checklist definitivo de como fidelizar clientes na sua ótica.
Dessa forma, você vai conquistar a simpatia dos clientes e estabelecer um relacionamento mais sincero e verdadeiro. Com isso, a estratégia de vendas se tornará mais eficiente e as chances de aumentar o faturamento também aumentará.
Agora que você já sabe como indicar as armações ideais para cada formato de rosto, não deixe de conferir o conteúdo que criamos sobre como indicar os melhores tipos de lente para cada cliente. E não se esqueça de deixar a sua opinião sobre o que achou deste conteúdo.
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