Desculpem-me os mais conservadores, mas o dono de uma ótica que ainda faz o controle do seu negócio com anotações em um caderno precisa reciclar seus conceitos e informatizar seus processos.
A tecnologia é ferramenta vital e aliada do empreendedor em qualquer ramo e não usá-la, significa perder dinheiro. Por isso, informatizar sua ótica não é supérfluo, nem luxo, e sim uma necessidade. Além do mais, manter-se longe dos computadores e internet profissionalmente hoje em dia é praticamente inviável.
A informatização permite que o gestor reúna dados sobre o dia a dia da sua loja. Isso ajuda no planejamento e principalmente na tomada de decisões.
Porém, não adianta colecionar informações sem qualidade no computador, pois registros errados levam a conclusões equivocadas. Abaixo, nós falamos um pouco sobre como e por onde começar a automatização da sua loja. Confira:
Caixa, cadastro de fornecedores e de clientes são áreas de qualquer ótica que necessitam de informatização. O cadastro de clientes, deve ter campos para inclusão de diversos dados. Isso auxilia na identificação das preferências dos consumidores e você pode oferecer produtos alinhados com seu perfil e em datas mais propícias.
Isso faz com que o histórico de receitas e evolução do grau do cliente possa ser facilmente visualizado, e torna esses dados em uma ferramenta de relacionamento e fidelização do cliente.
Também entra nessa lista o controle de estoque, que passa a ser feito mais fácil e rapidamente, podendo ser ajustado com precisão conforme a demanda e ainda reduz perdas.
Não podemos esquecer também a emissão de nota fiscal. Informatizando sua loja, a emissão de notas pode ser feita com apenas alguns cliques em um sistema já integrado com a Receita Federal. Assim, você evita multas e problemas com o Fisco.
A informatização pode começar de forma simples, com o uso de planilhas eletrônicas, por exemplo. No entanto, quando esses recursos se mostrarem insuficientes, é hora de partir para um sistemas específico.
Mas nada de sair comprando um programa a torto e a direito. Pesquise qual o modelo mais adequado para o seu estilo de negócio. Nem sempre a opção mais cara e avançada é a ideal. Existem versões mais simples de softwares para experimentação (demonstração), obtidas por download ou fornecidas pelo fabricante.
Por isso, teste para ver se suprem sua necessidade. Conversar com outros empreendedores para saber qual sistema eles usam também ajuda na escolha.
Antes de adquirir o sistema, verifique se ele tem prazo de validade, se a manutenção é paga ou não, se existe treinamento e consultorias para aprender a utilizá-lo plenamente.
Como vimos aqui, informatizar sua Ótica só traz vantagens. Com o programa certo, você aumenta o controle do seu negócio e pode elaborar ações que tragam os melhores resultados. O ssOtica é um exemplo de sistema que oferece todas as funcionalidades que sua loja precisa para crescer e melhorar o desempenho. Com ele é possível realizar o cadastro de clientes e receitas, diminuir a inadimplência, evitar problemas com o Fisco e muito mais.
Quer fazer um teste? Experimente por 7 dias GRÁTIS e veja na prática como informatizar sua ótica pode ser a solução para economizar tempo, faturar mais e alcançar o sucesso desejado. Ah, e não se esqueça de nos contar nos comentários o que achou das nossas dicas!
Fonte: Sebrae
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