Para se manter relevante no mercado e com a loja sempre com movimento, sua ótica precisa estar presente no dia a dia do seu público. Mas, com o segmento tão acirrado, se tornar referência na região é um verdadeiro desafio.
De acordo com a 2ª Pesquisa do Mercado Óptico, 24,9% das óticas tem dificuldade com marketing e comunicação. Pensando nisso, já parou para refletir como você faz para divulgar sua ótica? Será que está explorando os melhores canais aumentar sua clientela, e por consequência, o faturamento?
Hoje, há diversas opções para promover sua ótica, tanto gratuitas quanto pagas. Mas cada canal tem seus vantagens e cabe ao gestor entender qual é mais adequado para investir no momento.
Entenda neste artigo os principais canais para fazer propaganda da sua ótica!
Já ouviu falar no ditado “Quem não é visto, não é lembrado”? Pois é, para que os vendedores consigam fechar vendas, é preciso que as pessoas frequentem a sua loja. No entanto, isso só vai acontecer se o seu estabelecimento estiver guardado em algum lugar da memória dos futuros clientes.
Ou seja, não adianta oferecer um bom serviço e produtos de qualidade, mas não tornar isso conhecido para outros.
Portanto, é fundamental divulgar sua ótica a fim de ser capaz de melhorar o nível de faturamento do seu comércio. Saiba mais sobre como fazer isso.
Veja algumas dicas de como divulgar sua ótica tanto de modo presencial como online.
A primeira sugestão é usar panfletos para divulgar sua ótica, esse é um excelente meio de conseguir alcançar as pessoas que frequentam regularmente a localidade próxima ao estabelecimento.
Além disso, essa é uma alternativa de baixo custo, o maior investimento é o pagamento de uma gráfica para fazer a arte e impressão.
Outra forma de divulgação local da sua ótica é a contratação de um carro de som. Essa solução é especialmente útil para os negócios que funcionam na área comercial de bairros menores da cidade, e não de grandes centros, já que assim é mais fácil que o conteúdo do áudio seja ouvido pelos moradores da redondeza.
Nesse caso, é importante destacar que a mensagem deve ser breve e fácil de memorizar, é bom enfatizar:
A terceira dica para divulgar sua ótica é fazer parcerias com os influenciadores da região. Para isso, procure nas redes sociais, principalmente, no Instagram, quem são os influencers locais que mais combinam com o perfil do cliente que você deseja atrair.
Esse método ajuda a aumentar a credibilidade da sua loja, uma vez que muitas pessoas buscam por indicações que consideram confiáveis antes de efetuar uma compra. Na realidade, esse pode ser um fator decisivo entre escolher a sua ótica ou a concorrência.
Se na sua região há a distribuição de revistas e jornais locais, esse é outro meio de divulgar sua ótica. Nesse sentido, basta elaborar um anúncio chamativo, de preferência com alguma promoção, que seja simples e objetivo contendo as principais informações do seu comércio.
Se você deseja alcançar um número grande de pessoas rapidamente, uma boa opção é investir em anúncios de rádio. Nessa situação, existe a possibilidade de gravar um single ou mensagens humorísticas para chamar a atenção de quem ouvir.
Outro método eficaz para divulgar a sua ótica é fazer sorteios e promoções, essa estratégia pode ser realizada tanto presencialmente como virtualmente.
Por exemplo, no caso do sorteio físico, uma sugestão é vincular que as compras a partir de um determinado valor ganham direito a um ou mais cupons. Já nas redes sociais, é possível colocar como critérios de participação, o compartilhamento do post ou marcação de amigos nos comentários.
Muitas vezes antes de comprar um item na sua ótica, os clientes vão passar em frente e olhar os modelos que estão disponíveis na vitrine. Por isso, é importante manter uma boa organização visual dos produtos e deixar em destaque aqueles com maior saída ou que estejam alinhados com as novas tendências da moda.
Isso facilita a ocorrência do marketing boca a boca, visto que alguém talvez goste dos óculos em evidência e comente com conhecidos sobre os artigos da loja.
A fachada é um elemento fundamental para a propaganda da sua ótica, ajudando na compreensão do tipo de serviço prestado no estabelecimento e na personalidade do comércio.
Sendo assim, antes mesmo de entrar no local, é provável que, no primeiro momento, as pessoas façam um pequeno julgamento entre a empresa e a concorrência apenas pela aparência.
Com o objetivo de divulgar sua ótica, manter a presença nas redes sociais tornou-se um fator praticamente indispensável. Mas é claro que não é preciso estar presente em todas, apenas naquelas que seu cliente ideal costuma acessar com frequência.
Além disso, é essencial saber como usar as mídias sociais em benefício do seu negócio. Nesse sentido, existem duas opções principais:
A participação em feiras e eventos é uma forma de demonstrar que a sua marca está atenta às novidades do mercado e às necessidades do seu público. Vale dizer que nem sempre é necessário que o tema seja exatamente o segmento de atuação da sua empresa, basta ter um certo grau de relação.
Só para exemplificar, existe a possibilidade de divulgar a sua ótica em eventos de moda esportiva, destacando os óculos que atraem esse público. Ou então, em algumas feiras de livros, aproveitando que muitos leitores precisam desse item.
Mais uma maneira de divulgar sua ótica é por fazer parcerias com outros comércios e associações. Nesse caso, é importante lembrar que esse tipo de divulgação é uma via de mão dupla.
Em vista disso, procure negócios com os quais você tenha afinidade e confiança, tendo certeza de que não vão manchar a reputação da sua loja.
O outdoor é um excelente modo de tornar a sua ótica conhecida para diversas pessoas que costumam fazer o mesmo trajeto diário, seja para trabalhar ou estudar.
Porém, é útil lembrar que esse é um tipo de marketing visual, então, dê prioridade a imagens que sejam marcantes e identificadoras do seu serviço, evitando colocar muito conteúdo escrito.
Para finalizar, a última ideia para divulgar sua ótica é utilizar o “Google Meu Negócio”. Essa ferramenta permite que o seu estabelecimento seja encontrado durante as pesquisas do Google.
O diferencial é a indicação da localização e horário de funcionamento por meio do Google Maps, além de outros dados, como o telefone e avaliações de clientes anteriores. Veja nosso guia gratuito de como colocar sua ótica no mapa!
Mas talvez você se pergunte: qual das 13 dicas para divulgação da sua ótica é a melhor? Na verdade, não há uma resposta definida. Isso vai depender do perfil do seu comércio e das metas específicas que deseja alcançar com a promoção.
Por isso, antes de escolher uma estratégia, é importante dedicar tempo suficiente ao bom planejamento a fim de que o resultado seja o esperado.
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