A tecnologia está presente em tudo o que fazemos no nosso dia a dia. Desde o despertador do celular que toca para nos acordar, até o atendimento automatizado das empresas. Todos os setores da economia são afetados por essa digitalização das atividades, de modo que os negócios estão se adaptando. Sendo assim, a burocracias fiscais não poderiam ficar de fora. E por isso, surgiu a NFC-e que você emite em sua ótica.
A NFC-e, ou Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, é um documento fiscal eletrônico emitido direto para o consumidor, como comprovante de transações. A medida foi implementada pelo Governo Federal para facilitar e modernizar o cumprimento das obrigações fiscais. Ela registra as operações de venda ao consumidor e controla dados de forma digital, por meio do SPED fiscal.
Com a NFC-e, a ideia é substituir os Cupons Fiscais e agilizar a emissão de dados fiscais entregues ao consumidor. Elas já se tornaram obrigatórias em grande parte do país e muitas empresas estão tendo de se adequar.
Por isso, para que você também não fique atrasado e saiba a importância da NFC-e em óticas, listamos algumas de suas vantagens. Confira!
Diferente dos Cupons Fiscais, para emitir uma Nota Fiscal Eletrônica na sua ótica, você não precisa de uma impressora especial ou Equipamento Emissor. A NFC-e pode ser impressa em uma impressora comum devido ao seu Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE).
Para fala a verdade, você nem precisa imprimir a NFC-e em sua ótica. O cliente pode optar por não levá-la na hora. Isso porque ela é eletrônica e fica disponível como documento digital. Ou seja, pode ser enviada por e-mail ou mensagem, de acordo com o que o seu cliente preferir.
Todas as NFC-e possuem um QR Code que dá acesso a uma plataforma na internet. E nessa plataforma estão salvas todas as informações da nota. Dessa forma, o cliente pode acessá-la de onde precisar e a hora que quiser. Basta ter o QR Code por perto. E tudo é integrado com o sistema da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), então há segurança de que os dados estão salvos.
Com os dados de seu cliente preenchidos e registrados, a NFC-e em óticas se torna uma realidade muito mais rápido. O sistema todo integrado com a SEFAZ, o formato eletrônico e as não obrigatoriedades na emissão, tiram um pouco da carga burocrática e assim, tornam o documento mais acessível.
Parece que já ficou bem claro, mas é bom ressaltar. Com a NFC-e, você deixa de gastar dinheiro com um monte de coisas. Como por exemplo, o equipamento emissor e os papéis para impressão. Além disso, você aumenta a produtividade dos seus vendedores e a confiabilidade nos dados na hora de acompanhar os números do negócio.
Por ser tão fácil e segura, o governo tornou obrigatória a emissão da NFC-e em óticas e vários outros segmentos em diversos estados. Pelo site da SEFAZ, você pode consultar qual a obrigatoriedade do seu estado, para não perder nenhum ponto com a lei. Se preferir, consulte no nosso e-book Manual de Obrigações Fiscais para Óticas.
E então, já entendeu porque a NFC-e em óticas é vantajoso para sua empresa? Além de fácil e ágil, com um sistema de gestão adequado, você emite a nota na hora de registrar a sua venda. O ssOtica, por exemplo, conta com a funcionalidade que permite emitir a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica e enviar direto para o cliente. E faz isso na hora, sem nem sair do sistema que você usa todos os dias. Imagine o quanto você pode economizar em tempo e em dor de cabeça com obrigações fiscais!
E aí, gostou do nosso conteúdo? Você já emite NFC-e em sua ótica? Conte pra gente nos comentários!
A Black Friday já se tornou um marco no comércio brasileiro, oferecendo oportunidades valiosas para…
Todo ano, o comércio se transforma com as promoções da Black Friday, um dia que…
Seja sincero, você tem o hábito de cadastrar os clientes e receitas na sua ótica?…
Para manter uma ótica de sucesso, não basta apenas oferecer produtos de qualidade e ter…
Há 10 anos, nascia a primeira versão do ssOtica, uma plataforma que revolucionou a forma…
Um dos principais obstáculos que os donos de ótica enfrentam é conseguir manter uma constância…