All Rights ReservedVer na versão AMP
  • Home

O que é a análise de crédito em óticas?

07/03/2019 8:08 am
3 min de leitura

Se você já comprou um carro, abriu uma conta no banco ou alugou uma casa, certamente já passou por uma análise de crédito. Ela nada mais é que um estudo de perfil, para identificar se o comprador tem condições financeiras de arcar com o bem ou serviço.

Ou seja, a partir de informações básicas sobre a renda e o perfil como pagador, uma instituição consegue identificar a capacidade de uma pessoa para quitar o débito. Além disso, ela permite saber quanto pode ser oferecido de crédito. E você sabia que também é possível realizar a análise de crédito em óticas?

Para empresas, como a sua ótica, a análise de crédito serve como grande aliada na hora de definir formas de pagamento e garantir que não surjam mais clientes inadimplentes. Quando você faz análise de crédito dos seus clientes, você consegue avaliar se é seguro vender para ele ou não.

O método mais conhecido é o feito por bancos, na hora de conceder empréstimos. Como as dívidas se estendem por um grande período, a instituição quer uma garantia, por mínima que seja, de que vai receber. Então, o empréstimo ou a venda não é feita para quem já tem histórico de mau pagador.

Você já sabe para que serve, agora é hora de saber como aplicar na sua loja, certo? Confira abaixo como é fácil fazer análise de crédito em óticas e quais suas vantagens.

Como fazer uma análise de crédito?

A consulta é feita pela internet, em um banco de dados de instituições como o Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC) ou Boa Vista, de forma completa e em tempo real. O processo é dividido em etapas, com alguns critérios, a depender da instituição que você vai consultar. Por exemplo:

  • Análise de dados básicos e condições financeiras: nesse caso, a consulta é pelo CPF do consumidor. Por meio dele dá para checar o perfil financeiro, nível de escolaridade, idade, estado civil, profissão e renda. Além disso, é possível analisar hábitos de compra e consumo.
  • Análise patrimonial: só é feito em casos de compras com garantia. Nesse caso o comprador oferece um bem, uma casa ou um carro por exemplo, como moeda de troca para conseguir menores taxas.
  • Histórico: um modo interessante é avaliar como é o comportamento do consumidor no mercado e na sua loja. Se ele já quitou débitos anteriores em outras óticas e quais as formas de pagamento ele honra com mais tranquilidade.

Quais as vantagens para sua ótica?

Já falamos sobre as garantias que uma análise de crédito em óticas pode trazer, mas existem outros benefícios facilmente percebidos. Um deles é a relação de confiança que você começa a estabelecer com seus clientes e que, com certeza, espera receber em troca.

Ou seja, você oferece as melhores condições e o seu cliente arca com suas responsabilidades. Com a análise de crédito, você evita problemas nessa relação e consegue conversar de forma transparente com seus consumidores.

Outra vantagem é se livrar da fila de inadimplentes batendo à sua porta. Afinal, a melhor forma de evitá-los é não vendendo para eles da forma errada. Com uma análise de crédito em óticas, você consegue saber previamente se é confiável vender a prazo ou no cartão e qual a melhor opção para não sair no prejuízo.

Conclusão: adote a análise de crédito na sua ótica

É fácil, rápido e as vantagens para a saúde financeira da sua loja são muitas. Avalie a melhor forma de acessar os bancos de dados para a análise de crédito, sem deixar o cliente constrangido. E assim, veja como isso pode mudar as relações com o dinheiro no seu dia a dia.

E se precisar de mais ajuda com sua gestão financeira, conte com um sistema feito exclusivamente para óticas. Como o ssOtica, você integra todos os dados da sua loja em um só lugar e ele ainda facilita as etapas mais importantes da sua rotina. E ainda sobra tempo para colocar em prática boas formas de lidar com seus clientes. Faça um teste gratuito e veja seu negócio entrar nos eixos, assim como a análise de crédito ajuda o seu dinheiro a encontrar o caminho certo para o seu caixa!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vitrine Online: Coloque sua ótica no mundo digital

Veja como melhorar as vendas por indicação na sua ótica

8 dicas para lidar com clientes inadimplentes em sua Ótica

Vendas Online: Saiba como fazer sua Ótica ganhar dinheiro na internet

Evellyn

Próximo Ordem de Serviço - Saiba como usá-la para organizar sua Ótica »
Anterior « Como a moda ajuda a sua ótica vender mais
Deixe seu comentário
Share
Publicado por
Evellyn
Tags: análise de créditoanálise de crédito em óticasanálise de dados básicosclientes devedoresClientes Inadimplentescondições financeirasconsulta ao Boa Vistaconsulta ao SPCgestão financeirainadimplenciareduzir inadimplenciasaúde financeira
07/03/2019 8:08 am

    Post Relacionado

  • 4 vantagens da análise de crédito automatizada em óticas
  • Como estabelecer uma política de concessão de crédito?
  • Principais motivos de inadimplência em óticas: como contorná-los

Posts recente

  • Fiscal

Como fazer orçamento online na sua ótica

Como sua ótica faz orçamentos para clientes? Fazer cotações com caneta e papel é a…

16/05/2025
  • Gestão

Atendimento humanizado no digital: Por onde começar?

Será que é possível uma ótica não ter um canal de atendimento digital? Afinal, o…

07/05/2025
  • Uncategorized

Como fazer um orçamento completo na sua ótica

Realizar um orçamento em ótica é uma das atividades mais comuns nas lojas, sendo essencial…

14/04/2025
  • Financeiro

Como a conciliação bancária reduz erros e aumenta a lucratividade

Você sabia que, segundo pesquisas do Sebrae, uma gestão financeira mal planejada é responsável por…

04/04/2025
  • Vendas

Tendências de Consumo no Mercado Óptico

Tendências do mercado óptico indicam que o comportamento do consumidor tem passado por transformações significativas,…

01/04/2025
  • Dicas
  • Gestão
  • Marketing

Mercado Óptico em 2025: Tendências e como se destacar

O mercado óptico em 2025 seguirá em transformação, impulsionado pela digitalização, personalização e novas demandas…

12/02/2025
All Rights ReservedVer na versão AMP