Se você já comprou um carro, abriu uma conta no banco ou alugou uma casa, certamente já passou por uma análise de crédito. Ela nada mais é que um estudo de perfil, para identificar se o comprador tem condições financeiras de arcar com o bem ou serviço.
Ou seja, a partir de informações básicas sobre a renda e o perfil como pagador, uma instituição consegue identificar a capacidade de uma pessoa para quitar o débito. Além disso, ela permite saber quanto pode ser oferecido de crédito. E você sabia que também é possível realizar a análise de crédito em óticas?
Para empresas, como a sua ótica, a análise de crédito serve como grande aliada na hora de definir formas de pagamento e garantir que não surjam mais clientes inadimplentes. Quando você faz análise de crédito dos seus clientes, você consegue avaliar se é seguro vender para ele ou não.
O método mais conhecido é o feito por bancos, na hora de conceder empréstimos. Como as dívidas se estendem por um grande período, a instituição quer uma garantia, por mínima que seja, de que vai receber. Então, o empréstimo ou a venda não é feita para quem já tem histórico de mau pagador.
Você já sabe para que serve, agora é hora de saber como aplicar na sua loja, certo? Confira abaixo como é fácil fazer análise de crédito em óticas e quais suas vantagens.
A consulta é feita pela internet, em um banco de dados de instituições como o Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC) ou Boa Vista, de forma completa e em tempo real. O processo é dividido em etapas, com alguns critérios, a depender da instituição que você vai consultar. Por exemplo:
Já falamos sobre as garantias que uma análise de crédito em óticas pode trazer, mas existem outros benefícios facilmente percebidos. Um deles é a relação de confiança que você começa a estabelecer com seus clientes e que, com certeza, espera receber em troca.
Ou seja, você oferece as melhores condições e o seu cliente arca com suas responsabilidades. Com a análise de crédito, você evita problemas nessa relação e consegue conversar de forma transparente com seus consumidores.
Outra vantagem é se livrar da fila de inadimplentes batendo à sua porta. Afinal, a melhor forma de evitá-los é não vendendo para eles da forma errada. Com uma análise de crédito em óticas, você consegue saber previamente se é confiável vender a prazo ou no cartão e qual a melhor opção para não sair no prejuízo.
É fácil, rápido e as vantagens para a saúde financeira da sua loja são muitas. Avalie a melhor forma de acessar os bancos de dados para a análise de crédito, sem deixar o cliente constrangido. E assim, veja como isso pode mudar as relações com o dinheiro no seu dia a dia.
E se precisar de mais ajuda com sua gestão financeira, conte com um sistema feito exclusivamente para óticas. Como o ssOtica, você integra todos os dados da sua loja em um só lugar e ele ainda facilita as etapas mais importantes da sua rotina. E ainda sobra tempo para colocar em prática boas formas de lidar com seus clientes. Faça um teste gratuito e veja seu negócio entrar nos eixos, assim como a análise de crédito ajuda o seu dinheiro a encontrar o caminho certo para o seu caixa!
A Black Friday já se tornou um marco no comércio brasileiro, oferecendo oportunidades valiosas para…
Todo ano, o comércio se transforma com as promoções da Black Friday, um dia que…
Seja sincero, você tem o hábito de cadastrar os clientes e receitas na sua ótica?…
Para manter uma ótica de sucesso, não basta apenas oferecer produtos de qualidade e ter…
Há 10 anos, nascia a primeira versão do ssOtica, uma plataforma que revolucionou a forma…
Um dos principais obstáculos que os donos de ótica enfrentam é conseguir manter uma constância…