Você já sabe a importância dos conhecimentos técnicos do ramo óptico para que sua loja seja um sucesso. Um deles, é saber o que é DNP, ou distância naso-pupilar, aquela medida do nariz até uma das pupilas. E você sabe por que precisa entender disso? É simples: para que os óculos de seu cliente sejam feitos respeitando as medidas do rosto dele.
E por que os óculos precisam ter a medida correta? Bom, porque o rosto de cada pessoa é único e, para melhor adaptação, o acessório precisa ser feito sob medida. Para isso, o valor da DNP é fundamental. Existem duas formas de calcular: a DNP, distância naso-pupilar e a DP, distância entre pupilas.
Ainda não conseguiu entender como funciona e nem a importância de saber o que é DNP? Calma que a gente explica e simplifica.
Como já dissemos, DNP é a sigla para a técnica de medida da distância naso-pupilar. Ela precisa ser feita antes de produzir os óculos, porque o centro da lente deve estar posicionado no centro do olho de quem usa. Com a DNP em mãos, o profissional que for montar os óculos sabe qual deslocamento a lente deve ter no aro da armação, para que fique alinhado ao olho.
Como essa medida depende do formato do rosto de cada um, ela é individual e essencial para a fabricação correta dos óculos. Isso porque a DNP influencia na espessura do acessório, já que cada problema de visão tem um tipo de preparação de lentes.
Por exemplo, para a miopia, as lentes são mais finas no centro e mais grossas nas bordas. Nesse caso, é fundamental que o profissional da ótica entenda de cada necessidade, para oferecer a armação mais adequada para cada pessoa.
As óticas mais antigas e tradicionais faziam a medição com uma régua comum, porém não é um método confiável. O ideal é contar com equipamentos específicos para essa função, como os pupilômetros. Por meio dos modelos digitais, a medida é muito mais precisa, o que torna a montagem dos óculos mais certeira.
Para tirar a medida, primeiro você deve ajustar o pupilômetro para o tipo de correção do cliente: se os óculos é para longe ou perto. Depois você pede para a pessoa segurar o equipamento e colocar no rosto, apoiando no nariz e olhando os dois visores.
Oriente-o a deixar reto, na horizontal e alinhe seu rosto na frente dele. Em seguida, peça para que ele olhe para o centro do alvo e ajuste o equipamento até ele dizer que vê o esperado.
Você sabe quais equipamentos, além do pupilômetro, que uma ótica deve ter? Veja em nosso material completo sobre o assunto!
Como a produção correta dos óculos depende da medida DNP, um número incorreto pode prejudicar ainda mais a visão do cliente. A falta de centralização adequada pode gerar dores de cabeça, dificuldade de adaptação e até piorar o caso. Isso porque, com a lente mal ajustada, a pessoa não consegue enxergar do jeito que deveria.
Com isso, vem a insatisfação, o mau uso dos óculos e a consequente necessidade de trocar o produto. Ou seja, gera desconforto, desgaste e pode mais atrapalhar que ajudar na correção do problema. Por isso, oriente seus clientes, explique a necessidade de fazer uma medição bem-feita e quais os benefícios. A transparência e o bom uso dos equipamentos são o segredo de um negócio de sucesso.
Como dissemos no início do artigo, ter conhecimento é o diferencial de uma boa ótica. Se você ainda não sabia o que é DNP e quais seus benefícios, agora já sabe. Chegou a hora de comprar seu pupilômetro e fazer isso do jeito certo. Assim, você garante boas entregas aos seus clientes e maior eficácia para seus produtos. Os seus clientes vão ficar satisfeitos em saber que podem confiar em você e no seu profissionalismo.
E se você ainda tem quer entender tudo sobre receita de óculos, confira nosso material completo sobre o assunto. Aproveite e conheça um pouco mais sobre a funcionalidade e as vantagens do ssOtica e seu pupilômetro digital !
A Black Friday já se tornou um marco no comércio brasileiro, oferecendo oportunidades valiosas para…
Todo ano, o comércio se transforma com as promoções da Black Friday, um dia que…
Já faltando pouco tempo para a data, muitas empresas do varejo começaram a se organizar…
Seja sincero, você tem o hábito de cadastrar os clientes e receitas na sua ótica?…
Para manter uma ótica de sucesso, não basta apenas oferecer produtos de qualidade e ter…
Há 10 anos, nascia a primeira versão do ssOtica, uma plataforma que revolucionou a forma…