Blog ssOtica para óticas

ordem de serviço: evite perder vendas

Ordem de serviço: como ela ajuda a evitar perder vendas na sua ótica

3 min de leitura

Você já trabalha com ordens de serviço na sua ótica? Nem sabe o que é? Bom, você precisa começar a fazer isso hoje mesmo. Uma ordem de serviço, ou OS, é a forma de organizar as atividades na sua ótica. Por meio do controle delas, você consegue saber o que está acontecendo e informar seus clientes. E, além disso, dá para evitar perder vendas com a criação das OS. Quer saber como?

Para começar, você deve estar se perguntando como emitir uma OS. É fácil: a partir do pedido do seu cliente, você cria um documento com os dados e envia para o próximo responsável.

Ou seja, o vendedor anota os dados da armação e das lentes dos óculos, cria a ordem de serviço e envia para o laboratório. Dessa forma, você tem anotado as necessidades do cliente, pode cobrar o prazo e conferir antes da entrega.

E já entendeu como você evita perder vendas com a ordem de serviço? Em primeiro lugar, você tem controle dos pedidos e da execução das atividades. Mas, existem outras vantagens, que você pode conferir a seguir. Olha só.

Acompanhamento da produção

Toda vez que seu cliente ligar perguntando se os óculos estão prontos, basta consultar a ordem de serviço. Com ela, você sabe em qual etapa está a confecção da lente do cliente e pode ir notificando ao cliente.

Ou seja, dá até para se antecipar e mostrar como sua ótica e organizada nas entregas. E isso faz diferença na confiabilidade com o cliente. Afinal, quem não gosta de saber que o seu produto está quase pronto?

Conexão com o laboratório

Como a ordem de serviço é um documento com todos os envolvidos nas atividades, é uma ferramenta de conferência. Por exemplo, ao ter conexão com o laboratório, você tem acesso ao tempo de confecção para informar o cliente.

Além disso, consegue verificar o que foi enviado e devolvido e se os óculos seguiram a receita correta. Tudo para garantir um produto correto e confortável para os clientes. 

Planejamento e transparência 

Não tem nada melhor para sua ótica que poder se planejar e se antecipar. Sobretudo porque isso é um fator considerável na hora de um cliente comprar de você. Como a OS te permite acompanhar a produção das lentes, é possível saber se vai ter atraso na data da entrega combinada.

Assim, você consegue notificá-lo antes do dia, para evitar desconforto. Além disso, dá para planejar ações, como um brinde junto da entrega ou uma mensagem avisando dos óculos prontos.

Garantia para você e o cliente

O principal uso das ordens de serviço e a melhor forma de evitar perder vendas é que ela te dá garantias. Como resultado de registrar o pedido e cada etapa da produção, caso haja algum erro nas lentes, a OS pode te resguardar.

Além, é claro, de garantir a entrega correta para o cliente. Com todos os dados, ela é um documento útil e imprescindível para a credibilidade da sua ótica.

Entrega de produto

Com o controle das ordens de serviços, você consegue saber quais clientes já retiraram o produto e os que ainda estão na ótica. Além disso, como registra todos os dados do cliente e do pedido, o documento ajuda a não confundir as entregas.

Como já dissemos, dá para evitar muitas perdas com o uso da OS, inclusive na imagem da sua ótica.

Conclusão: evite perder vendas com a ordem de serviço

Agora você está convencido da importância de usar as ordens de serviço, não é? E você pode fazer isso de diversas formas, mas a melhor delas é usando um sistema de gestão.

Com ele, o registro das informações, a geração da OS e o acompanhamento da produção fica automático. E isso facilita seu dia a dia. Faça um teste com o ssOtica e veja como a ordem de serviço e outras funcionalidades te ajudam a vender mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>