O que deve ter em um bom planejamento financeiro? Essa é uma das etapas essenciais para a ótica alcançar o sucesso, já que ajuda o gestor a ter um direcionamento concreto de onde fazer investimentos, entendendo quais áreas merecem mais atenção, além de saber qual meta de vendas percorrer.
Porém, esse documento só vai cumprir o objetivo e ser realmente útil, se for elaborado de forma adequada, contendo as informações certas. Por isso, confira 6 aspectos que devem fazer parte desse planejamento.
Veja 6 pontos que não podem ser deixados de lado na hora de fazer planejamento financeiro da sua loja.
O primeiro item que precisa fazer parte do planejamento financeiro do seu comércio é o cálculo de todos os gastos envolvidos na manutenção das operações empresariais.
Afinal, se você não tiver dinheiro suficiente para cobrir essas despesas, a sua ótica não vai funcionar adequadamente, pode ser necessário recorrer a empréstimos com juros altos, ou talvez, a empresa até mesmo tenha que ser fechada.
Em vista disso, o pagamento dos custos de manutenção tem que ser uma prioridade. Entre esses, estão incluídos:
Então, anote todos os gastos com manutenção da sua loja e, depois, some os valores. Isso vai te ajudar a saber a quantia financeira mensal mínima que você precisa reservar para quitar esses débitos.
O segundo passo é conhecer quais são os impostos e tributos pagos pela ótica e o valor de cada uma dessas obrigações fiscais. Nesse sentido, é possível citar:
O percentual e a forma de pagamento de cada item varia conforme o tipo de regime tributário no qual a empresa se encaixa. Por exemplo, no caso das que são optantes pelo Simples Nacional, ocorre a unificação de vários impostos, ou seja, são pagos em conjunto.
É fundamental dar atenção a esse aspecto na hora de fazer o planejamento financeiro da sua ótica, uma vez que falta de pagamentos ou atrasos geram multas e juros, fazendo com que ocorra maior gasto financeiro. Além disso, há o risco de trazer problemas fiscais para o negócio.
Também, prejudica as chances de obtenção de crédito financeiro no mercado, o que pode atrapalhar os planos de crescimento empresarial, como a expansão do comércio por meio de novas filiais.
Outro ponto que precisa ser incluído no planejamento financeiro da ótica é o investimento em marketing. A verdade é que sua ótica necessita de estratégias de divulgação e atração para garantir que novos clientes conheçam a loja e que os antigos retornem para mais compras.
Mas, para que as táticas de marketing sejam efetuadas e tragam resultados, é necessário desembolsar algum dinheiro.
Por exemplo, é preciso pagar para anunciar em rádio. Se for entregar panfletos, é necessário gastar com impressão do material, talvez com um designer e alguém para fazer a distribuição na localidade. Nas redes sociais, pode ser útil contratar uma pessoa para gestão do perfil, além dos próprios anúncios pagos.
Confira também o guia de marketing digital para óticas!
Então, a ideia é verificar quais são as técnicas de atração usadas regularmente pela sua ótica e incluir o gasto no planejamento financeiro. Além disso, você também pode pensar em estratégias de marketing que gostaria de usar, mas que ainda não foram feitas por falta de recursos e definir um valor para guardar mensalmente a fim de ser capaz de alcançar esse objetivo.
Além de calcular os gastos, o planejamento financeiro também envolve conhecer o valor médio das entradas e definir metas para serem alcançadas pelo negócio que ajudem a aumentar a receita.
Nesse sentido, o faturamento da sua ótica depende em boa parte do número de vendas realizadas e do ticket médio das transações. O ideal é que o gestor acompanhe o histórico de vendas para descobrir o padrão dos últimos meses, identificando pontos de melhoria e traçando objetivos realísticos.
Sendo assim, uma boa opção é usar uma ferramenta de gestão, como o ssOtica, para fazer a análise do histórico. Com o auxílio desse programa, você pode saber rapidamente os períodos do mês ou do ano em que as vendas costumam aumentar ou cair e conferir quem são os vendedores responsáveis por cada ação.
É válido destacar que, geralmente, o recomendado é estipular uma porcentagem específica como alvo, já que isso torna a meta mais exata e fácil de acompanhar. Por exemplo, aumentar em 10% ou 20% o faturamento no trimestre em comparação com o período anterior.
O ponto de equilíbrio é o valor exato que a sua ótica precisa ganhar para quitar todos os custos e despesas mensais, sem ficar com nenhuma dívida. Portanto, é fundamental que esse cálculo faça parte do planejamento financeiro do comércio.
Caso contrário, o negócio corre um grande risco de começar a dar prejuízo financeiro. Ou seja, a quantia que entra não cobre as necessidades, sendo preciso retirar dinheiro de outras fontes para manter a loja em funcionamento.
Além disso, o seu negócio só começa a dar lucro quando você passa do ponto de equilíbrio. Então, se pretende ter uma empresa lucrativa, é de grande importância conhecer esse valor e elaborar estratégias para que o faturamento o ultrapasse.
Por último, um elemento que não pode ficar de fora do planejamento financeiro da sua ótica é a definição de atitudes a serem tomadas diante de diferentes cenários econômicos que a empresa possa enfrentar.
É claro que você vai se programar para que a sua empresa dê lucro, mas imprevistos podem surgir e é necessário estar pronto para lidar com momentos de crise de forma eficaz.
Só para exemplificar, o isolamento social da pandemia da covid-19 causou um impacto direto no comércio. Nesse período, muitas empresas que não se planejaram com antecedência para momentos de dificuldades vieram à falência.
Então, faça planejamentos financeiros tanto para cenários favoráveis como desfavoráveis. No primeiro caso, a sua empresa lucra e no segundo, ela sobrevive.
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