Por que você deve registrar as vendas realizadas na sua ótica

Entenda por que você deve registrar as vendas na sua ótica

Por mais que o dia da sua ótica seja corrido e você tenha inúmeras outras responsabilidades, é importante registrar as vendas e controlar de perto os números, pois são eles que irão dizer como está o desempenho da sua equipe e a saúde financeira do seu negócio.

Você já deve ter ouvido aquela famosa frase “se não tem controle, não tem resultados”. Quando se trata das vendas da sua ótica, essa máxima se encaixa perfeitamente.

Muitas dúvidas podem surgir quando você começa a registrar as vendas da sua ótica. Quais são os números que você deve acompanhar? Quais deles realmente fazem sentido para a sua ótica? E ainda, como eles podem ser avaliados de forma simples? São essas perguntas que vamos te responder neste artigo. Confira:

Priorize informações

Para acompanhar de perto os resultados e registrar as vendas da sua ótica, você vai precisar priorizar informações como a data da venda, o colaborador(a) que fez a venda, os produtos que foram vendidos, a quantidade vendida, o valor de cada venda, o nome do cliente e a forma de pagamento (à vista, no crédito, crediário ou parcelado).

Quando você tem em mãos esses dados, você tem a facilidade de identificar a quantidade de vendas realizadas, o ticket médio (total vendido dividido pela quantidade), o valor total vendido e ainda a forma de pagamento. O objetivo de cada um deles, estão definidos abaixo.

Acompanhe todas as movimentações de vendas e caixa da sua loja, com o ssOtica.

Desempenho por dia e período

Os números não mentem e isso você já sabe. Mas, nem todo mundo tem o cuidado de acompanhar a quantidade de clientes atendidos na ótica dentro de um determinado período seja ele diário, semanal ou mensal. Além disso, é preciso ter em mãos o volume de produtos vendidos nesses períodos e comparar com períodos anteriores. Assim, você saberá se o desempenho está melhor ou pior.

Desempenho por vendedor

Esse indicador é fundamental para manter a qualidade do serviço prestado ao cliente da sua ótica e também para garantir a saúde do seu negócio. Quando você tem em mãos o volume de vendas de cada vendedor, você consegue identificar quem está engajado e quem precisa de melhorias. Dessa maneira você tem um quadro mais rico de comparações e pode investir no desenvolvimento do seu time.

Previsibilidade de vendas

Quando você monitora os números dos seus vendedores (as), é possível ter uma previsibilidade ou expectativa de como será o desempenho mensal da equipe. Dessa maneira, você consegue conhecer a fundo o negócio e identificar as oportunidades de melhorar os resultados.

Descontos e promoções

Com acompanhamento diário e comparativo com os demais períodos passados, é possível definir um valor de desconto concedido por vendedor. Uma vez que esse desconto afeta os lucros da sua ótica, é fundamental que esse dado seja acompanhado de perto.

Afinal, não adianta fazer promoção ou conceder descontos para atrair clientes, se você não vai conseguir manter a saúde financeira da loja.

Ao registrar as vendas, todas informações estão ao seu alcance

Para ter todos esses indicadores em mãos, você deve automatizar alguns processos na sua ótica, como por exemplo: as vendas  registro de vendas por vendedor, quais produtos foram vendidos, se foi ou não aplicado desconto, entre outras particularidades. Assim, será mais simples para fazer os comparativos e tomar as melhores decisões.

O que achou do conteúdo? Nos conte sua opinião nos comentários. Se você quer começar a ter praticidade nos registros das vendas da sua ótica, não deixe de experimentar o ssOtica. Você vai ver como ele irá  simplificar essa atividade na sua ótica.

Acompanhe todas as informações da sua ótica com um único sistema;
ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 0 respostas

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>