Inovação é a palavra do momento, mas poucas pessoas entendem o real conceito dela. Inovar, nada mais é que a necessidade de criar caminhos ou estratégias diferentes aos já existentes, para atingir determinado objetivo. É inventar, sejam ideias, processos, ferramentas ou serviços.
Na sua ótica, isso pode ser feito com ações simples, seja no atendimento, nos produtos oferecidos, na forma de vender ou de se posicionar no mercado. Tudo isso, pode fazer a diferença.
Mas, como fazer isso? Por onde começar? O que fazer? Confira abaixo nossas dicas para inovar no mercado óptico:
Conhecer o mercado que você faz parte, é essencial para inovar na sua ótica e sair na frente dos seus concorrentes.
Analisando os dados, você descobre novas oportunidades para o seu negócio e também pontos que podem ser melhorados. Por isso, você deve conhecer a fundo o setor. Assim, você faz a análise com detalhes e poderá visualizar com mais facilidade novas oportunidades. Lembre-se: você só conseguirá inovar no setor ótico se identificar onde poderá atuar de maneira diferenciada.
Para criar novas oportunidades no setor óptico, é preciso estar atento ao comportamento do seu cliente. Para isso, separamos algumas dicas:
Você já viu que aprendemos melhor quando temos exemplos? Então, não perca tempo e procure pessoas que te inspire, busque saber a história delas e o que elas têm feito para crescer dentro do mercado delas. A partir daí você pode selecionar o que é possível aplicar no seu negócio e inovar o seu setor.
Uma grande rede de óticas do Brasil criou uma unidade itinerante, por meio de um ônibus loja, que leva os serviços a qualquer lugar. Ele estaciona em um lugar movimentado e oferece serviços e produtos ali mesmo. O que é inovação no setor.
Já em Manaus, uma pequena ótica viu seu negócio mudar quando implantou o serviço de Delivery. O cliente agenda o horário e a ótica vai até ele em uma micro-van com mais de 200 modelos de óculos de marcas diferentes.
Temos também o Sérgio, das Óticas Rodrigo, que usou a tecnologia para aprimorar os processos da sua ótica e teve redução de custos e ganhos consideráveis na gestão da sua loja. Clique aqui para conferir!
Os três são exemplos de que pode-se inovar sem criar um produto novo, apenas oferecendo serviço de qualidade que atenda um público sedento por esse tipo de ação.
E aí, o que achou das nossas dicas? Está preparado para inovar na sua ótica? Realizar promoções e campanhas criativas, pode ser um bom caminho para você começar a inovar na sua loja.
Por isso, não deixe de conferir nosso Checklist para se preparar para vender bem nas principais datas do ano!
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