Blog ssOtica para óticas

Acessibilidade em oticas

Sua ótica oferece atendimento adequado a pessoas com necessidades especiais?

2 min de leitura

A acessibilidade é o assusto que está em alta no momento e que, cada vez mais, deverá fazer parte do dia-a-dia de todas as empresas. Contudo, são poucas as óticas que compreendem a importância de se realizar o atendimento a pessoas com deficiência com qualidade. E, muitas vezes, não o praticam por conta da total desinformação e/ou preparo de seus colaboradores.

Para te ajudar a executar este atendimento em sua ótica com qualidade, preparamos este texto com algumas dicas e obrigações legais.

O atendimento a pessoas com deficiência

A primeira coisa que se deve ter em mente ao se atender uma pessoa com deficiência é compreender suas reais limitações e, acima de tudo, manter o respeito. Afinal, são pessoas que merecem um atendimento de qualidade como qualquer outro:

  • Pessoas com deficiência física: Caso a pessoa esteja em uma cadeira de rodas, é importante que, se for conversar com ela por muito tempo, você se sente para manter uma linha de contato visual reta. Afinal, não é cômodo ficar olhando muito tempo para cima.
  • Pessoas com deficiência visual: O primeiro passo ao se atender uma pessoa com deficiência visual é identificar-se. Diga-lhe seu nome em um tom calmo e evite surpreendê-lo. Muitas pessoas acabam por alterar o tom de sua voz ao conversar com pessoas cegas e, se ela não possuir alguma deficiência auditiva, não faz sentido gritar com ela.
  • Pessoas com paralisia cerebral: É importante ter em mente que uma pessoa que sofreu paralisia cerebral pode ter a fala e tempo de resposta mais longos. Logo, é fundamental ter paciência e respeitar seu ritmo.
  • Pessoas com deficiência auditiva: Ao se iniciar o atendimento a uma pessoa surda, toque-lhe suavemente o braço para chamar sua atenção e fique de frente para ela. Mantenha um ritmo de fala normal, ao menos que a pessoa lhe solicite a falar um pouco mais devagar. Para estas situações, o ideal é que se tenha uma pessoa que conheça a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) para auxiliar no atendimento.
  • Pessoa com deficiência intelectual: Não tenha medo de se aproximar e trate-a de forma natural, cumprimentando-a e dando-lhe a atenção necessária. Se for necessário, explique de forma clara o que ela deseja saber de todas as formas possíveis, até que ela compreenda o que você está querendo dizer.

No atendimento a pessoas com deficiência é importante lembrar que, além dela, existem pessoas ao seu redor, como parentes e amigos, que podem ser impactados (de forma positiva ou negativa) pelo tratamento que recebem em sua ótica.

As obrigações legais

A sua ótica, assim como qualquer estabelecimento comercial, precisa seguir uma série de normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a fim de proporcionar a acessibilidade aos clientes com deficiência.

Portanto, é fundamental que sua ótica esteja prepara com:

  • Sinalização adequada que alerte sobre desníveis e obstáculos
  • Área de circulação com no mínimo 0,80m da largura para o trânsito de cadeirantes
  • Vagas de estacionamento exclusivas para idosos e pessoas com deficiência
  • Acesso por rampas ou elevadores à pisos superiores
  • Portas com 0,80m de largura e maçanetas instaladas a uma altura de 0,75m do chão
  • Sanitários acessíveis.

Existem, ainda, outras especificações legais que devem ser observadas a fim de se proporcionar a acessibilidade a pessoas com deficiência.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre como realizar o atendimento a pessoas com deficiência, deixe sua opinião nos comentários e compartilhe suas experiências com a gente!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>