Terapia Visual: Uma “novidade” aos olhos brasileiros

Rebeca

Ao conversarmos com um paciente sobre suas necessidades visuais, nos deparamos com algumas situações um tanto quanto complexas. Na maioria dos casos, em virtude do desconhecimento, ou até mesmo por falta de profissionais competentes na área, ao falarmos que o paciente necessita de terapia visual, é inevitável não observar uma expressão de dúvida e questionamento. Afinal de contas, ele foi até você para receber uma receita para os óculos, lentes de contato, ou até mesmo de um colírio que possa tratar o seu problema. O fato é que, nem sempre os problemas visuais são solucionados através destes meios.

No Brasil, os primeiros passos da terapia visual vieram através dos ortoptistas, onde os primeiros cursos foram abertos em meados da década de 60. Na época, os europeus e americanos, já avançavam nos estudos que dispusessem um tratamento para o estrabismo e que não fosse cirúrgico. O foco destas pesquisas foi baseado na motilidade ocular extrínseca, ou seja, nas anomalias que estavam ligadas ao comportamento dos músculos extraoculares, mas infelizmente, o curso de graduação em ortóptica não está sendo ministrado na atualidade. Os ortoptistas do Brasil aprofundaram seus conhecimentos, mas a demanda de profissionais com formação nesta área não atende às necessidades do país.

Em contrapartida, existem outros profissionais que apresentam conhecimento similar ao dos ortóptistas: os optometristas com graduação. No curso, o opto estuda as anomalias da visão binocular, os tipos de estrabismo, anomalias da acomodação, sistema sensorial e cognitivo, diagnóstico e tratamento destas anomalias, faz clínica, estágio avançado, etc. O opto ainda pode se especializar, pois, no Brasil, é possível fazer cursos de pós-grado em Ortóptica, Neuro-Optometria e Optometria comportamental, todos com ênfase em terapia visual.

Agora, terapia visual vai muito além da ortóptica. A nível mundial, existem muitos pesquisadores que explicam a terapia visual optométrica: TV optométrica pode ser definida como a arte e a ciência de desenvolver habilidades visuais para alcançar um desempenho visual ideal e com conforto. Durante a TV, os pacientes ganham uma maior compreensão e controle sobre suas habilidades visuais e, em seguida, desenvolvem a capacidade de aplicar eficazmente essas habilidades para tarefas e atividades relevantes. (PRESS, 2008, p. 9,tradução nossa).

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

Ainda tempos a terapia visual voltada para a reabilitação (casos de pacientes pós trauma, que sofreram AVC, lesões cerebrais em geral) que é aplicada pelos Neuro-Optometristas e Optometristas Comportamentais. A terapia visual optométrica voltada para reabilitação atua basicamente no desenvolvimento e melhora de habilidades como: “resolução de problemas visuocognitivos,  habilidades visuoespaciais, habilidade de análise visual, integração visuomotora, integração visuoauditiva, habilidades oculomotoras, habilidades acomodativa, binocularidade.” (PRESS, 2008, p. 10, tradução nossa).

Sendo assim, aquele paciente que apresenta distúrbios da visão que não sejam de origem patológica (avaliação oftalmológica), que usam óculos e ainda sim apresentam algum tipo de desconforto como: dores de cabeça, sonolência, dificuldades de concentração, sensação de duplicidade, problemas com a leitura, linhas que se movem no texto, “olho preguiçoso” (ambliopia), estrabismo ou até mesmo quem deseja melhorar o rendimento nos esportes, na utilização de dispositivos eletrônicos (desportistas de jogos online, necessidade de realizar leitura por muito tempo em notebook, etc), devem procurar um especialista em terapia visual, fazer uma avaliação completa e a partir disso receber a indicação da terapia visual mais adequada.

Profa. Rebeca Uchoa Saraiva
Téc. Em Óptica e Optometria
Graduada em Optometria
Esp. em Neuro-Optometria com Ênfase em Reabilitação Visual
Professora do curso técnico em Optometria do CFPR – CE (Ratio)
Professora do curso de Esp. em Ortóptica do INEPE/AL
Vice-presidente da CROO/CE
https://www.facebook.com/professorarebeca.u.saraiva

Visite nossa sessão de materiais ricos e exclusivos para ópticas
ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 0 respostas

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>