como-vender-melhor-lentes-progressivas

Como melhorar a venda das lentes progressivas na sua ótica

2 min de leitura

Por: Artemir Bezerra

A população brasileira, assim como em todo o mundo está envelhecendo. Mas o que esta realidade tem a ver com o título deste artigo? O envelhecimento rápido da população brasileira tem tudo a ver com o setor óptico.

Sendo assim, que tipo de lente as ópticas mais venderão? Com certeza, as lentes progressivas. Acredito que em muitos lugares as lentes progressivas já representam a maior fatia de vendas dentre todas as lentes.

Então será que as reclamações de usuários que utilizam essa lente, em função das dificuldades de adaptação com as lentes, vão aumentar? É muito provável que sim, pois as tolerâncias de erros, principalmente de medidas, quando se trata de lentes progressivas é ínfima e qualquer pequeno erro pode provocar grandes queixas do usuário e até inadaptação com as lentes.

Sem dúvida os vendedores, ópticos, optometristas e oftalmologistas devem dedicar maior tempo para este cenário. Essas pessoas devem conscientizar-se que as vendas de lentes progressivas devem seguir cuidados extras em relação às demais lentes vendidas.

Sendo assim, abaixo está a lista de alguns fatores que influenciam diretamente na adaptação das lentes progressivas. E, se não forem corretamente observados, podem produzir enormes insatisfações e até inadaptações. Vamos a eles:

1. Refração errada

Neste caso a culpa recai sobre o Optometrista ou oftalmologista. As hipercorreções e/ou hipocorreções são desastrosas e comprometem a boa adaptação com as lentes.

2. Erro de medidas

Sem dúvida este item é o que mais atrapalha o usuário de lentes progressivas. Erros de medidas está entre as principais causas de inadaptações com lentes progressivas. Na prática muitos vendedores não dispensam a importância devida para este item tão decisivo.

Há tolerância de erro de até 5 mm nas medidas de DNPs e/ou centro óptico nos casos de lentes monofocais. Porém, quando se trata de lentes progressivas a tolerância é menor que 1 mm. E para muitos profissionais, a tolerância de erro nas lentes progressivas é zero.

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

3. Insuficiência de convergência

Esta é uma variável já abordada por mim em outro artigo publicado no Portal Opticanet.

Poucos profissionais preocupam-se com a convergência no momento de indicar as lentes progressivas. Este é um erro grave, pois, a insuficiência de convergência impede que ocorra perfeita adaptação com as lentes progressivas, principalmente com as lentes de menor qualidade e área de visão intermediária e perto restritas.

É possível, mesmo utilizando lentes de menor qualidade conseguir adaptação e satisfação dos usuários.

Em outro artigo abordarei dicas sobre como solucionar este problema e proporcionar aos usuários boa adaptação com as lentes.

4. Orientação adequada

Este é um item também desprezado por muitos profissionais de vendas. Mas se observado adequadamente pode contribuir efetivamente com a melhor adaptação com as lentes progressivas.

Os usuários, principalmente de primeira viagem, devem ser orientados previamente sobre o período de adaptação com as lentes. Os movimentos de cabeça e olhos adequados quando mudar do campo de longe para o campo de perto e vice-versa.

Os clientes não têm obrigação de saber, por si só, que estão usando lentes que possuem áreas de visão delimitadas e com zonas restritas de visão claras.

Para te ajudar ainda mais, confira também o ebook gratuito com as melhores técnicas de vendas em ópticas.

Conclusão

Portanto, neste cenário em que as ópticas venderão cada vez mais lentes progressivas, é necessário que todos os envolvidos no processo de adaptação com estas lentes comprometam-se efetivamente em proporcionar a melhor experiência para estes presbitas.

Excelentes negócios!

Escrito por: Artemir Bezerra

Óptico, Optometrista, Pós graduando em Optometria, Professor de Óptica, autor de Optometria no Brasil (2011) e Óptica Oftálmica Aplicada (2013).
Email: artemirbezerra@hotmail.com

Visite nossa sessão de materiais ricos e exclusivos para ópticas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>