Entenda como funcionam os prismas em lentes progressivas

Entenda neste conteúdo e de maneira prática, como funcionam os prismas em lentes progressivas e auxilie os clientes da sua ótica para uma boa adaptação a esse tipo de lente.

O cliente adquire dois óculos, o consultor toma as medidas, usando a mesma pupilometria, tipo de lente, em confecciona em armações similares. No entanto, no momento da retirada, o consumidor queixa-se que um dos modelos está mais confortável que o outro.

O consultor óptico, não consegue compreender o porque do desconforto, principalmente quando o consumidor relata que a imagem move-se durante a leitura, ou ainda que sente desconforto na passagem do campo de longe para perto.

Veja como funciona o prismas em lentes progressivas

Para melhor entender o ocorrido, vamos observar uma marcação de uma lente progressiva tradicional. Veja a exemplificação da marcação entintada e permanente, como também o ponto de verificação dos prismas em lentes progressivas:

O ponto abaixo da cruz de montagem, tem por finalidade a medição do prisma induzido na fabricação da lente progressiva. Este prisma ocorre de forma natural em qualquer progressivo.

Porém se o valor do prisma estiver superior a 2/3 (dois terços) da adição, certamente a adaptação a lente produzirá queixas inexplicáveis no progressivo.

Em ensaio laboratorial, gerando-se duas lentes idênticas, porém em dois momentos distintos, o valor prismático foi desigual. Veja abaixo:


Certamente o consumidor ao utilizar estas lentes poderá apresentar queixas quanto ao conforto e adaptação. Embora o limite máximo seria 1,16 diop, o desiquilíbrio entre os olhos, pode produzir um indesejado efeito de salto de imagem.

Ao receber a critica do consumidor, sobre o desconforto na adaptação às lentes progressivas, esta medida deve obrigatoriamente ser analisada.

Para desvendar dificuldades do consumidor, o estudo da óptica avançada é fundamental. Por isso, você deve buscar uma formação técnica de qualidade.

A OWP Educação é uma instituição atenta às necessidades do mercado, primando pela excelência na formação de seus alunos, por isso, recorre às mais inovadoras tecnologias, oferecendo o Curso Técnico em Óptica na modalidade EaD, com formação em 12 meses.

Bons Negócios!

Conteúdo escrito por: Rodrigo Trentin Sonoda 
Professor do Ensino EaD do Curso Técnico em Óptica da OWP Educação
Consultor no segmento óptico, Optometrista e Técnico em Óptica
Consultor Técnico da ABCI Óptica
rodrigo@darma.biz

E aí gostou do conteúdo? Nos conte sua opinião no comentários

Conheça a fundo o mercado optico brasileiro
Ana Clara

Especialista em marketing digital no ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão exclusivo para Ópticas, que auxilia na organização e gestão da sua loja.

Esse comentário possui 0 respostas

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>