
Entenda neste conteúdo e de maneira prática, como funcionam os prismas em lentes progressivas e auxilie os clientes da sua ótica para uma boa adaptação a esse tipo de lente.
O cliente adquire dois óculos, o consultor toma as medidas, usando a mesma pupilometria, tipo de lente, em confecciona em armações similares. No entanto, no momento da retirada, o consumidor queixa-se que um dos modelos está mais confortável que o outro.
Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!
O consultor óptico, não consegue compreender o porque do desconforto, principalmente quando o consumidor relata que a imagem move-se durante a leitura, ou ainda que sente desconforto na passagem do campo de longe para perto.
Veja como funciona o prismas em lentes progressivas
Para melhor entender o ocorrido, vamos observar uma marcação de uma lente progressiva tradicional. Veja a exemplificação da marcação entintada e permanente, como também o ponto de verificação dos prismas em lentes progressivas:
O ponto abaixo da cruz de montagem, tem por finalidade a medição do prisma induzido na fabricação da lente progressiva. Este prisma ocorre de forma natural em qualquer progressivo.
Porém se o valor do prisma estiver superior a 2/3 (dois terços) da adição, certamente a adaptação a lente produzirá queixas inexplicáveis no progressivo.
Em ensaio laboratorial, gerando-se duas lentes idênticas, porém em dois momentos distintos, o valor prismático foi desigual. Veja abaixo:
Certamente o consumidor ao utilizar estas lentes poderá apresentar queixas quanto ao conforto e adaptação. Embora o limite máximo seria 1,16 diop, o desiquilíbrio entre os olhos, pode produzir um indesejado efeito de salto de imagem.
Ao receber a critica do consumidor, sobre o desconforto na adaptação às lentes progressivas, esta medida deve obrigatoriamente ser analisada.
Para desvendar dificuldades do consumidor, o estudo da óptica avançada é fundamental. Por isso, você deve buscar uma formação técnica de qualidade.
A OWP Educação é uma instituição atenta às necessidades do mercado, primando pela excelência na formação de seus alunos, por isso, recorre às mais inovadoras tecnologias, oferecendo o Curso Técnico em Óptica na modalidade EaD, com formação em 12 meses.
Bons Negócios!
Conteúdo escrito por: Rodrigo Trentin Sonoda
Professor do Ensino EaD do Curso Técnico em Óptica da OWP Educação
Consultor no segmento óptico, Optometrista e Técnico em Óptica
Consultor Técnico da ABCI Óptica
rodrigo@darma.biz
E aí gostou do conteúdo? Nos conte sua opinião nos comentários. Se você quer despontar no mercado óptico, não deixe de conferir também o relatório com os dados do mercado ótico em 2018:

Gostei muito dessa esplicação,trabalho na empresa que produz esse tipo de lentes, acho muito interessante essa área da optica
Oi Jeane, ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo. As lentes progressivas são importantes para o mercado ótico pois representam a evolução e adaptação do mercado às necessidades de seus clientes. Continue nos acompanhando, pois sempre temos novidades sobre os tipos de lentes por aqui. 😉
Muito bom , matéria ótima
Professor Rodrigo excelente.
Owp ótima escola
Oi André, que bom que gostou da matéria do Professor Rodrigo.
Continue nos acompanhando, pois teremos outros conteúdos como esse em breve. =D
Gostei.Muita gente não sabe que o multifocal tem prisma.
Oi Roberto, que bom que gostou do nosso conteúdo. A nossa intenção é levar conhecimento sobre óptica para os profissionais e interessados deste segmento.
Continue conosco, pois sempre temos novidades por aqui. 😉
Gostei… Queria ver mais
Oi Marli, fico feliz que tenha gostado das nossas dicas. Continue nos acompanhando, pois sempre temos novidades por aqui! =D
B dia gostaria de saber se essas lentes prisma ajuda na perda da visão periférica? Obrigada
Oi, Ilham! Recomendamos que você procure um profissional para que ele possa orientá-la melhor! 🙂