entenda como funcionam os prismas em lentes progressivas

Entenda como funcionam os prismas em lentes progressivas

2 min de leitura

Entenda neste conteúdo e de maneira prática, como funcionam os prismas em lentes progressivas e auxilie os clientes da sua ótica para uma boa adaptação a esse tipo de lente.

O cliente adquire dois óculos, o consultor toma as medidas, usando a mesma pupilometria, tipo de lente, em confecciona em armações similares. No entanto, no momento da retirada, o consumidor queixa-se que um dos modelos está mais confortável que o outro.

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

O consultor óptico, não consegue compreender o porque do desconforto, principalmente quando o consumidor relata que a imagem move-se durante a leitura, ou ainda que sente desconforto na passagem do campo de longe para perto.

Veja como funciona o prismas em lentes progressivas

Para melhor entender o ocorrido, vamos observar uma marcação de uma lente progressiva tradicional. Veja a exemplificação da marcação entintada e permanente, como também o ponto de verificação dos prismas em lentes progressivas:

prismas em lentes progressivas

O ponto abaixo da cruz de montagem, tem por finalidade a medição do prisma induzido na fabricação da lente progressiva. Este prisma ocorre de forma natural em qualquer progressivo.

Porém se o valor do prisma estiver superior a 2/3 (dois terços) da adição, certamente a adaptação a lente produzirá queixas inexplicáveis no progressivo.

Em ensaio laboratorial, gerando-se duas lentes idênticas, porém em dois momentos distintos, o valor prismático foi desigual. Veja abaixo:

tabela de prismas em lentes progressivas
Certamente o consumidor ao utilizar estas lentes poderá apresentar queixas quanto ao conforto e adaptação. Embora o limite máximo seria 1,16 diop, o desiquilíbrio entre os olhos, pode produzir um indesejado efeito de salto de imagem.

Ao receber a critica do consumidor, sobre o desconforto na adaptação às lentes progressivas, esta medida deve obrigatoriamente ser analisada.

Para desvendar dificuldades do consumidor, o estudo da óptica avançada é fundamental. Por isso, você deve buscar uma formação técnica de qualidade.

A OWP Educação é uma instituição atenta às necessidades do mercado, primando pela excelência na formação de seus alunos, por isso, recorre às mais inovadoras tecnologias, oferecendo o Curso Técnico em Óptica na modalidade EaD, com formação em 12 meses.

Bons Negócios!

Conteúdo escrito por: Rodrigo Trentin Sonoda 
Professor do Ensino EaD do Curso Técnico em Óptica da OWP Educação
Consultor no segmento óptico, Optometrista e Técnico em Óptica
Consultor Técnico da ABCI Óptica
rodrigo@darma.biz

E aí gostou do conteúdo? Nos conte sua opinião nos comentários. Se você quer despontar no mercado óptico, não deixe de conferir também o relatório com os dados do mercado ótico em 2018:

Baixe a pequisa completa sobre o mercado óptico em 2018;
  • Gostei muito dessa esplicação,trabalho na empresa que produz esse tipo de lentes, acho muito interessante essa área da optica

    • Evellyn Emidia disse:

      Oi Jeane, ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo. As lentes progressivas são importantes para o mercado ótico pois representam a evolução e adaptação do mercado às necessidades de seus clientes. Continue nos acompanhando, pois sempre temos novidades sobre os tipos de lentes por aqui. 😉

    • Evellyn Emidia disse:

      Oi André, que bom que gostou da matéria do Professor Rodrigo.
      Continue nos acompanhando, pois teremos outros conteúdos como esse em breve. =D

    • Evellyn Emidia disse:

      Oi Roberto, que bom que gostou do nosso conteúdo. A nossa intenção é levar conhecimento sobre óptica para os profissionais e interessados deste segmento.
      Continue conosco, pois sempre temos novidades por aqui. 😉

    • Evellyn Emidia disse:

      Oi Marli, fico feliz que tenha gostado das nossas dicas. Continue nos acompanhando, pois sempre temos novidades por aqui! =D

  • Luis Correia disse:

    Boa noite, gostaria de tirar uma dúvida em relação às lentes progressivas. Recentemente fiz esse tipo de oculos porém noto que o campo de visão nítido, fica restrito a uma pequena faixa vertical (onde há a regressão). É como se perdessemos a visão periférica nítida. As laterais (em ambos os lados) ficam desfocadas. É isso mesmo ou minha lente pode ter sido mal confeccionada? Outra dúvida, para evitar esse tipo de problema (imagem desfocada) é preciso que o usuário de lente progressiva faça, por exemplo, leitura movimentando constantemente a cabeça para manter o foco do óculos centralizado (e assim evitando movimentar os olhos e esbarrando na visão lateral distorcida?) desde já muito grato.

    • Thaís Fernandes disse:

      Oi, Luis! Nós somos um sistema para óticas que apoia na gestão de lojas desse segmento, o recomendado é que você procure um profissional ou técnico que tenha mais propriedade sobre o assunto, para que ele te responda e te auxilie da forma correta! 🙂

    • Thaís Fernandes disse:

      Oi, Deivison! Recomendamos que você procure um profissional para que ele te responda corretamente e te indique a lente mais apropriada para suas necessidades 🙂

  • Claudete maran disse:

    O medico do meu pai,passou uma receita de 10 prisma,e labotorio nenhum faz,pq fazem SÓ ATÉ 6 prisma ,n sei o fazer,da uma dica.obrigada

    • Mateus Alberone disse:

      Oi Claudete! Aconselhamos que você entre em contato com o medico que passou a receita, provavelmente ele conseguirá te orientar e indicar algum lugar para fazer as lentes.?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>