Entenda neste conteúdo e de maneira prática, como funcionam os prismas em lentes progressivas e auxilie os clientes da sua ótica para uma boa adaptação a esse tipo de lente.
O cliente adquire dois óculos, o consultor toma as medidas, usando a mesma pupilometria, tipo de lente, em confecciona em armações similares. No entanto, no momento da retirada, o consumidor queixa-se que um dos modelos está mais confortável que o outro.
Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!
O consultor óptico, não consegue compreender o porque do desconforto, principalmente quando o consumidor relata que a imagem move-se durante a leitura, ou ainda que sente desconforto na passagem do campo de longe para perto.
Veja como funciona o prismas em lentes progressivas
Para melhor entender o ocorrido, vamos observar uma marcação de uma lente progressiva tradicional. Veja a exemplificação da marcação entintada e permanente, como também o ponto de verificação dos prismas em lentes progressivas:
O ponto abaixo da cruz de montagem, tem por finalidade a medição do prisma induzido na fabricação da lente progressiva. Este prisma ocorre de forma natural em qualquer progressivo.
Porém se o valor do prisma estiver superior a 2/3 (dois terços) da adição, certamente a adaptação a lente produzirá queixas inexplicáveis no progressivo.
Em ensaio laboratorial, gerando-se duas lentes idênticas, porém em dois momentos distintos, o valor prismático foi desigual. Veja abaixo:
Certamente o consumidor ao utilizar estas lentes poderá apresentar queixas quanto ao conforto e adaptação. Embora o limite máximo seria 1,16 diop, o desiquilíbrio entre os olhos, pode produzir um indesejado efeito de salto de imagem.
Ao receber a critica do consumidor, sobre o desconforto na adaptação às lentes progressivas, esta medida deve obrigatoriamente ser analisada.
Para desvendar dificuldades do consumidor, o estudo da óptica avançada é fundamental. Por isso, você deve buscar uma formação técnica de qualidade.
A OWP Educação é uma instituição atenta às necessidades do mercado, primando pela excelência na formação de seus alunos, por isso, recorre às mais inovadoras tecnologias, oferecendo o Curso Técnico em Óptica na modalidade EaD, com formação em 12 meses.
Bons Negócios!
Conteúdo escrito por: Rodrigo Trentin Sonoda
Professor do Ensino EaD do Curso Técnico em Óptica da OWP Educação
Consultor no segmento óptico, Optometrista e Técnico em Óptica
Consultor Técnico da ABCI Óptica
rodrigo@darma.biz
E aí gostou do conteúdo? Nos conte sua opinião nos comentários. Se você quer despontar no mercado óptico, não deixe de conferir também o relatório com os dados do mercado ótico em 2018:

Jeane disse:
Gostei muito dessa esplicação,trabalho na empresa que produz esse tipo de lentes, acho muito interessante essa área da optica
Evellyn Emidia disse:
Oi Jeane, ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo. As lentes progressivas são importantes para o mercado ótico pois representam a evolução e adaptação do mercado às necessidades de seus clientes. Continue nos acompanhando, pois sempre temos novidades sobre os tipos de lentes por aqui. 😉
André Alves disse:
Muito bom , matéria ótima
Professor Rodrigo excelente.
Owp ótima escola
Evellyn Emidia disse:
Oi André, que bom que gostou da matéria do Professor Rodrigo.
Continue nos acompanhando, pois teremos outros conteúdos como esse em breve. =D
Roberto Nunes disse:
Gostei.Muita gente não sabe que o multifocal tem prisma.
Evellyn Emidia disse:
Oi Roberto, que bom que gostou do nosso conteúdo. A nossa intenção é levar conhecimento sobre óptica para os profissionais e interessados deste segmento.
Continue conosco, pois sempre temos novidades por aqui. 😉
Marli disse:
Gostei… Queria ver mais
Evellyn Emidia disse:
Oi Marli, fico feliz que tenha gostado das nossas dicas. Continue nos acompanhando, pois sempre temos novidades por aqui! =D
Ilham disse:
B dia gostaria de saber se essas lentes prisma ajuda na perda da visão periférica? Obrigada
Thaís Fernandes disse:
Oi, Ilham! Recomendamos que você procure um profissional para que ele possa orientá-la melhor! 🙂
Luis Correia disse:
Boa noite, gostaria de tirar uma dúvida em relação às lentes progressivas. Recentemente fiz esse tipo de oculos porém noto que o campo de visão nítido, fica restrito a uma pequena faixa vertical (onde há a regressão). É como se perdessemos a visão periférica nítida. As laterais (em ambos os lados) ficam desfocadas. É isso mesmo ou minha lente pode ter sido mal confeccionada? Outra dúvida, para evitar esse tipo de problema (imagem desfocada) é preciso que o usuário de lente progressiva faça, por exemplo, leitura movimentando constantemente a cabeça para manter o foco do óculos centralizado (e assim evitando movimentar os olhos e esbarrando na visão lateral distorcida?) desde já muito grato.
Thaís Fernandes disse:
Oi, Luis! Nós somos um sistema para óticas que apoia na gestão de lojas desse segmento, o recomendado é que você procure um profissional ou técnico que tenha mais propriedade sobre o assunto, para que ele te responda e te auxilie da forma correta! 🙂
Deivison Oliveira disse:
boa noite ?, essa lente com prisma ela serve para quem tem ceratocone?
Grato.
Thaís Fernandes disse:
Oi, Deivison! Recomendamos que você procure um profissional para que ele te responda corretamente e te indique a lente mais apropriada para suas necessidades 🙂
Claudete maran disse:
O medico do meu pai,passou uma receita de 10 prisma,e labotorio nenhum faz,pq fazem SÓ ATÉ 6 prisma ,n sei o fazer,da uma dica.obrigada
Mateus Alberone disse:
Oi Claudete! Aconselhamos que você entre em contato com o medico que passou a receita, provavelmente ele conseguirá te orientar e indicar algum lugar para fazer as lentes.?