O visagismo é um conjunto de técnicas aplicadas com o objetivo de auxiliar nas mudanças no cabelo e escolha de roupas, acessórios e maquiagens de forma que ajudem a realçar a beleza natural de uma pessoa. Nesse sentido, a ideia é minimizar a aparência de imperfeições e valorizar os traços do rosto.
Ao mesmo tempo, a abordagem também trabalha com características psicológicas, colaborando para que o indivíduo consiga transmitir a sua personalidade por meio de seu visual.
No ramo óptico, a prática se concentra em contribuir para a escolha de óculos, armações e lentes que melhor se adaptam ao formato do rosto de um cliente, levando em conta as suas características faciais gerais e estilo pessoal.
Assim, com a aplicação dessas técnicas, o consumidor adquire um óculos que vai além de apenas corrigir os problemas de visão, mas também acentua a sua beleza facial, tornando o item um aliado no complemento de sua aparência.
A colorimetria é o processo de utilizar as cores de modo que ajude a melhorar a aparência estética de uma pessoa. Essa prática serve como auxílio para escolha de cor de cabelo, maquiagens, bijuterias e outros acessórios.
No caso do ramo óptico, a análise da coloração pessoal tem por objetivo identificar quais são as cores de armações, lentes e outros produtos que mais favorecem o indivíduo, considerando a cor dos olhos, cabelo e tom de pele.
Dessa forma, as cores são usadas de maneira estratégica para disfarçar algumas imperfeições, como manchas de pigmentação na pele, olheiras e marcas de expressão facial.
Mas como funciona na prática o uso do visagismo e colorimetria em óticas? Descubra como adotar essas técnicas no dia a dia de sua loja e contribuir para o aumento no número de vendas.
Dentre os principais modos de utilizar essas abordagens em óticas, está incluído o auxílio na escolha da armação ideal para óculos tanto de grau como de sol.
Nesse caso, é possível analisar qual é formato do rosto do cliente e, com base nisso, sugerir modelos de armações que harmonizem as expressões faciais, por exemplo:
Já a colorimetria é de grande ajuda para auxiliar na escolha de tons para armações que realcem a beleza natural do cliente, levando em conta as cores do cabelo, olhos e pele. Dividimos em 3 categorias:
Esses princípios da análise de coloração pessoal também podem ser úteis para ajudar a pessoa na escolha de lentes de contato coloridas, proporcionando maior naturalidade.
Além disso, ao trabalhar com visagismo e colorimetria, sempre é importante avaliar o estilo pessoal do cliente. Afinal, a ideia é oferecer opções que mantenham a personalidade do indivíduo e proporcionem um alinhamento adequado entre a sua aparência e o que deseja comunicar para os outros.
O visagismo e a colorimetria são técnicas com capacidade de aumentar a probabilidade de fechamento de vendas e contribuir para a satisfação do consumidor. Veja 3 benefícios que a sua ótica pode adquirir por adotar o uso dessas estratégias no dia a dia.
Em primeiro lugar, treinar os vendedores para aplicarem as abordagens do visagismo e colorimetria durante o atendimento torna a experiência do cliente mais positiva.
Isso acontece porque o consumidor tem a percepção de que a ótica está demonstrando interesse , buscando oferecer a melhor solução para o seu problema . Assim, a tendência é que amplie o número de vendas finalizadas.
Segundo uma pesquisa da Opinion Box, 91% dos consumidores afirmaram que a experiência é um fator importante ou muito importante na decisão de compra. Além disso, 81% disseram que “gastam mais em empresas que lhes proporcionam uma boa experiência”.
Outro benefício do visagismo e colorimetria , é o aumento da satisfação do cliente com a venda devido a recomendação de produto ter base técnica.
Desse modo, quando for efetuar uma nova compra é mais provável que a pessoa primeiro retorne à loja, uma vez que anteriormente um item adquirido na ótica trouxe resultados agradáveis.
Por último, o uso do visagismo e da colorimetria contribui o aumento do ticket médio das vendas. Como assim? Bem, ao aplicar essas técnicas, você tem a oportunidade de aumentar a percepção de valor do cliente tanto sobre o produto como também sobre os serviços da ótica.
Como consequência disso, os consumidores ficam dispostos a gastar um valor mais alto com os produtos do comércio. Nesse caso, eles não estão adquirindo apenas um óculos, mas sim uma solução completa e personalizada para as suas necessidades.
Porém, para aproveitar de maneira mais profunda esses e outros benefícios, é interessante investir em um sistema de gestão em óticas, como o ssOtica, para ajudar na análise e planejamento estratégico, aplicando juntamente com a estratégia de visagismo e colorimetria.
Só para exemplificar, o programa permite fazer o acompanhamento do histórico de vendas em poucos minutos. Assim, é possível coletar informações sobre as características dos produtos mais vendidos, facilitando a construção do mix de itens ofertados pela loja de acordo com as tendências de saídas.
Além disso, o sistema também auxilia na manutenção do relacionamento com os clientes antigos. Por exemplo, existe a possibilidade de identificar aqueles que estão com receitas vencidas e enviar mensagens incentivando novas compras e oferecendo artigos que sejam similares aos adquiridos antes.
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