O ano de 2020 foi anormal em todos os sentidos e isso afetou diversos segmentos de negócios, inclusive as óticas. Com a pandemia, as empresas tiveram que se reinventar e adotar formas alternativas de continuar vendendo. Para isso, muitas adotaram as redes sociais, ampliaram seus sites e apostaram no contato virtual com seus clientes. Nesse cenário, o WhatsApp para empresas foi essencial e se tornou a ferramenta do momento para óticas.
Por ser um aplicativo usado pela maioria dos brasileiros, o WhatsApp é um canal de contato para tudo. Desde conversas com os amigos, até a busca de informações de produtos e serviços antes de comprar. O que se intensificou no isolamento social, já que não era possível visitar as lojas.
Por isso os negócios que usaram o WhatsApp a seu favor saíram na frente, aumentando suas possibilidades de venda pelo meio digital.
E isso dá certo por vários motivos. Primeiro, porque ele pode ser usado por qualquer tipo de empresa e é fácil de administrar. Segundo, porque aproxima a marca do dia a dia das pessoas. A seguir, falamos sobre alguns dos benefícios do WhatsApp que o tornaram a ferramenta do momento para óticas.
O WhatsApp é uma ferramenta de mensagens instantâneas, portanto, a ideia é ser um canal de contato rápido. E é isso que seu cliente espera: uma resposta rápida.
Por isso, antes de usar, planeje a melhor forma, pois ele pode ser a chave para manter um relacionamento próximo. E ter uma relação próxima com seu cliente pode fazer a diferença nas vendas. Com o canal, é possível levar praticidade e comodidade ao público, algo valorizado na correria do dia a dia.
Como já falamos, durante a pandemia, as pessoas precisaram comprar à distância. E, antes de tomar a decisão de compra, a tendência é querer saber mais sobre o produto ou serviço. No WhatsApp, principalmente na versão Business, é possível criar catálogo de produtos ou enviar informações detalhadas rapidamente.
Por isso é tão importante organização e planejamento no uso da ferramenta do momento para óticas. Ao criar o canal, deixe todas as informações úteis a vendas acessíveis para serem enviadas. E tenha uma equipe responsável pelo atendimento na rede social para sanar dúvidas e fechar negócios no aplicativo.
Além de levar praticidade ao contato com seus clientes, ter um canal no WhatsApp ajuda a atrair novos. Isso porque, se seu atendimento é bom, o seu cliente indica sua ótica a outras pessoas. E, com o contato salvo, isso fica ainda mais fácil: basta compartilhar.
Mas, para que ele faça isso, precisa ter uma boa experiência no canal. É aí que entra o seu planejamento e bom uso da ferramenta do momento para óticas. Para incentivar a indicação, você pode criar programas de benefícios ou promoções exclusivas.
Outra forma de aumentar suas vendas usando o WhatsApp é divulgar campanhas e promoções por lá. Isso estimula seus clientes a comprarem mais e até favorece as indicações já citadas acima. Além disso, ao falar de descontos e benefícios, você mostra que a ótica está ativa, mesmo à distância.
Isso gera mais valor para sua marca, mostra que você não para de pensar em vantagens para seus clientes. Dá para aproveitar, inclusive, datas comemorativas para impulsionar suas vendas, criando promoções exclusivas para quem usa o canal.
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Não apenas na pré-venda ou como ferramenta de fechamento de negócios, use o WhatsApp como canal de pós-venda. Entre em contato para saber se o cliente se adaptou com os óculos ou para informar sobre receitas vencidas. Com isso, você se mantém por perto e à disposição para quaisquer problemas ou dúvidas.
Diversas marcas usar o WhatsApp como ferramenta para manter esse ponto de contato com o cliente. Um exemplo é o Magalu e a Netshoes, que enviam dados de acompanhamento do produto por lá. Isso leva facilidade e proximidade com o consumidor. Mas não pense que é exclusivo das grandes marcas: óticas também podem usar, basta se organizar.
Como você percebeu, usar bem o WhatsApp como canal de contato com o cliente pode ser um diferencial. E para sair na frente de seus concorrentes, não basta apenas ter um número. É preciso responder rápido, ter informações sempre à mão e criar a régua de mensagens a enviar.
Portanto, ao integrar a ferramenta do momento para óticas ao seu sistema de gestão, isso se torna ainda mais eficiente. Já que você terá acesso a seus dados de estoque, perfil de clientes e detalhes dos produtos. E com o ssOtica, você consegue fazer isso. Então faça o teste e veja como usar o WhatsApp facilita sua vida e a do seu cliente.
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