O início da história das Óticas Enzo
Quando trabalhamos com o que amamos, a chance de ter sucesso é muito maior. Por isso, se você ainda não encontrou, continue procurando e não desista de tentar. No caso de Elias, proprietário das Óticas Enzo, essa paixão foi descoberta no segmento óptico após anos de atuação como correspondente bancário.
Há cerca de cinco anos, um amigo comentou que as óticas da cidade de Parintins, localizada no estado do Amazonas, não estavam conseguindo atender a demanda de clientes que tinham. Portanto, essa era uma ótima oportunidade para empreender no setor e conseguir ter um negócio lucrativo e de sucesso.
Num primeiro momento, Elias conta que não levou a história muito a sério. Mas as coisas mudaram algum tempo depois. Uma grande decepção no seu trabalho como bancário, aliado ao fato de não sentir mais prazer trabalhando na profissão atual, fizeram com que ele tivesse certeza que era hora de mudar de área. Foi então que em 2017 Elias se lembrou do conselho do amigo e decidiu iniciar uma nova fase em sua vida.
“Peguei minhas economias e comprei 100 peças para iniciar meu trabalho. Depois, fiz um treinamento com um oftalmologista para realizar atendimentos e em pouco mais de uma semana, mesmo sem loja física, consegui vender todos os produtos que tinha adquirido”.
Esse era o sinal que ele precisava para entender que estava no caminho certo. Elias gostou tanto do novo trabalho que decidiu se especializar e começou uma faculdade de Optometria. Ele acredita que para oferecer melhor produto para cada cliente, é preciso, de fato, conhecer mais sobre o assunto.
“Já encontrei pessoas que usavam óculos há mais de 10 anos e até então não conheciam a diferença entre hipermetropia e astigmatismo, por exemplo. Acredito que isso acontece porque o atendimento que é oferecido nas óticas muitas vezes é baseado somente em preços.”
Desde então, o negócio de Elias não parou de crescer. Além das duas lojas físicas, as Óticas Enzo também vão até cidades vizinhas e comunidades ribeirinhas para oferecer seus serviços.
Esse trabalho, realizado em parceria com oftalmologistas, torna acessível o tratamento para pessoas que muitas vezes não têm condições de pagar por uma consulta. Em paralelo, Elias oferece o produto ideal para esses clientes por um preço acessível, facilitando o acesso às lentes corretivas.
“Nas minhas lojas, os clientes recebem uma aula explicativa sobre o significado da receita médica, o tipo de problema que possuem e quais são as melhores opções para que possam ter conforto e enxergar da melhor forma possível.”
A realidade antes de usar o ssOtica
Antes de usar o ssOtica, Elias fazia as notas promissórias à mão como uma forma de vender no crediário para os clientes. Já os boletos para pagamento das mensalidades eram emitidos por meio de um banco com um custo de R$7 por boleto. Nos seis primeiros meses de operação do negócio, antes de adotar o sistema na loja, ele chegou a gastar cerca de R$2 mil/mês com a emissão desses documentos.
Além disso, toda a gestão da ótica era realizada manualmente. E isso acabava gerando situações ruins, pois nem sempre era possível localizar as informações necessárias em meio a tantas pastas e papéis.
“Tive certeza que não dava mais para manter o controle manual quando um cliente chegou na loja precisando da segunda via de uma promissória e, em meio a uma pasta repleta de papéis, não consegui encontrar o que precisava.
Mais controle e organização na loja
Descontente com a administração atual, Elias viu um anúncio no Facebook e resolveu dar uma chance para o ssOtica. E já no primeiro mês, percebeu que tinha feito a escolha certa. Isso porque ele começou a gerar os carnês do crediário pelo software e, de cara, conseguiu reduzir drasticamente o custo dessa operação até então feita pelo banco.
Outra mudança positiva foi no controle do fluxo de caixa. Desde que adotou o uso da plataforma em suas óticas, Elias consegue acompanhar de perto todas as entradas e saídas além de conhecer melhor aspectos financeiros do seu negócio. Com a ajuda dos relatórios mensais, ele agora sabe, por exemplo, a quantidade de vendas realizadas no cartão, dinheiro e a prazo. Isso permite oferecer cada vez mais condições de pagamento que atendam às necessidades dos clientes.
Inclusive, a possibilidade de monitorar de perto o caixa da loja e ter todas as informações financeiras sempre à mão em qualquer lugar ajudou Elias a descobrir fraudes em sua loja. Ele afirma que se esse tipo de situação tivesse acontecido enquanto a gestão era feita manualmente, dificilmente seria possível identificar a fraude no caixa.
Com maior controle e organização da loja, Elias afirma que investir no ssOtica foi uma das decisões mais acertadas que tomou. Afinal, desde que se tornou cliente do programa, há cerca de três anos e meio, os ganhos foram visíveis.
“Tenho conhecidos que ainda usam sistemas genéricos para fazer a gestão de suas óticas. Com isso, eles acabam sofrendo com as limitações dessas plataformas. Para essas pessoas, eu sempre aconselho: comece a usar o ssOtica e você não vai se arrepender. Esse é um investimento de ótimo custo-benefício e que vai trazer muitos ganhos para o seu negócio”.
A importância de contar com o ssOtica
Atualmente, Elias não fica o tempo todo dentro de suas lojas. Mas por contar com a ajuda do ssOtica para administrar a empresa, ele consegue ficar por dentro de tudo que está acontecendo. Afinal, todas as informações importantes estão armazenadas dentro do sistema. Por isso, ele recomenda a plataforma para todos que ainda enfrentam problemas relacionados à falta de gestão automatizada.
“Eu recomendo o ssOtica porque ele organiza a loja de uma forma que dificilmente seria possível alcançar sem usar um sistema como esse. Ele mostra os recebimentos, permite acompanhar com detalhes o fluxo de caixa, ajudar a fazer o cadastro de clientes, gerenciar o crediário próprio, entre outras coisas. Para mim é o melhor sistema para gestão de óticas do país”.
Faça como o Elias e profissionalize o seu negócio com o ssOtica, desenvolvido exclusivamente para ajudar você e sua ótica! Tenha total controle sobre o caixa, organize o estoque da loja, mantenha o cadastro de clientes atualizado e faça vendas mais seguras no crediário.
Experimente gratuitamente por 7 dias e veja na prática como o ssOtica vai ajudar a resolver os problemas da sua empresa!
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