Como as Óticas Santa Rita organizava seus dados
Fazer a gestão do próprio negócio é um desafio para quem deixa de ser funcionário para ser empreendedor. Por isso, é preciso contar com a tecnologia como aliada nesse momento. Foi o que o empresário Luís Antônio da Silva, proprietário das Óticas Santa Rita, fez quando se viu em meio de inúmeras planilhas e em nenhum controle.
Luís Antônio abriu a primeira ótica há quatro anos e há sete meses contratou o sistema exclusivo para óticas, ssOtica. Ele revela que cresceu mais em vendas e no gerenciamento nos últimos meses que nos anos anteriores. “Eu não conseguia me organizar, não tinha as informações na hora que precisava e um negócio sem organização não prospera”, disse.
“Sempre fazia várias planilhas, mas não conseguia perseverar com a alimentação de dados. Eu encontrava uma planilha nova e recomeçava de novo. Era uma luta e isso me desestimulava muito, pois eu não tinha o controle correto das vendas e do estoque principalmente.” – Luís Antônio
Óticas em cidades diferentes x Gestão em planilhas
Nesses quatro anos de empreendedorismo, Luís Antônio já soma três unidade das Óticas Santa Rita. A primeira foi em Coronel Ezequiel, um ano depois abriu uma em Jaçanã e no ano seguinte da segunda, abriu a terceira em Japi. Todas elas no Rio Grande do Norte, com distância de 10 a 70 quilômetros.
Embora sejam próximas, o dono das óticas conta que ficou difícil de administrá-las por meio de planilhas. “Sempre fazia várias planilhas, mas não conseguia perseverar com a alimentação de dados. Eu encontrava uma planilha nova e recomeçava de novo. Era uma luta e isso me desestimulava muito, pois eu não tinha o controle correto das vendas e do estoque principalmente.”
Para não cometer esses erros, ao abrir a terceira ótica contratou o ssOtica e implantou nas demais. “Hoje fica bem mais fácil saber quanto tempo a mercadoria está na loja, a quantidade correta disponível no estoque, quais os produtos que vendem mais e as principais marcas que o cliente gosta. Eu não tinha condições de ter esse controle sem o sistema.”
Gestão e Controle a distância
Somente em uma das lojas das Óticas Santa Rita, o empresário conta com mais de 700 produtos cadastrados e tem uma venda média de 30 itens por mês, entre óculos de receituário, de sol e acessórios. Além de gerenciar estoque e resultados financeiros é importante ressaltar que também há a gestão dos três funcionários, que no caso de Luís Antônio estão dedicados às vendas e ao atendimento ao cliente.
Coordenar pessoas e resultados é uma tarefa difícil. Por isso, ele se dedica a gerenciar tudo seja pessoal e remotamente. “Os números hoje eu consigo acompanhar em tempo real pelo sistema independente da cidade que estou, pois tudo é feito pela internet. Já as pessoas precisam ser motivadas diariamente e até nisso o sistema contribuiu pois, os funcionários aprovaram a implantação pela facilidade que ele proporciona”, conta.
Mudanças e profissionalização
Luis Antônio já trabalhava no ramo óptico quando decidiu empreender, pois era funcionário em uma ótica de Natal, a capital do Rio Grande do Norte. “Eu conheci a fundo o setor e vi que era promissor”, revela.
Por isso, se mudou de cidade e investiu em profissionalização para levar ao cliente qualidade e saúde. Hoje, ele está na fase final do curso de Técnico em Óptica para ser o responsável pelas próprias lojas. “A cada dia busco aperfeiçoar mais no ramo.”
“Descobri esse tesouro” – essa foi a frase dita pelo empresário ao ser questionado como encontrou o ssOtica. Segundo ele, em busca de aperfeiçoamento, procurou na internet sistemas que pudessem melhorar os resultados da ótica.
“Cheguei a testar uma outra ferramenta. Mas, a do ssOtica foi a mais compatível com as minhas necessidades de fazer o controle de estoque, elaborar comprovante de vendas e emitir boleto.”
Ele ainda complementa: “Ninguém me indicou. Foi na internet que descobri esse tesouro. Hoje eu indico para todos os meus amigos e companheiros de curso”, conclui.
Como isso foi possível com o ssOtica
O ssOtica é um software que foi desenvolvido exclusivamente para ajudar você e sua ótica. Com ele você organiza desde o cadastro do clientes, controla os produtos em estoque, registra todas as informações de vendas, emite ordem de serviços e até notas fiscais.
Mais de 5 mil óticas usam e recomendam o sistema e as suas funcionalidades, ajudam os clientes a automatizar tarefas desde o cadastro do clientes, controle dos produtos em estoque, registro de todas as informações de vendas, controle financeiro e a emissão de ordens de serviços e notas fiscais. Toda essa facilidade, faz com que o gestor da Ótica tenha mais tempo para dedicar primeiramente nas vendas, treinamento de vendedores e novas oportunidades de negócios com fornecedores.
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