Todos os anos, é comum que novas tendências para o mercado sejam criadas a fim de atender as necessidades dos consumidores. Depois de um ano completamente atípico, em que a internet se tornou a principal vitrine das empresas, o comportamento de compra dos clientes também mudou. Nesse sentido, o novo varejo, caracterizado principalmente pelo consumo digital, seguirá sendo uma realidade das tendência para o mercado ótico em 2021.
No texto de hoje vamos mostrar a você as perspectivas de crescimento do setor, como a mudança no comportamento de compra do consumidor irá impactar no varejo e três tendências para o mercado ótico em 2021. Confira!
Integração do off-line e online: o grande diferencial para 2021
A pandemia fez com que o consumo digital, que já era uma tendência desde 2019, se tornasse ainda mais forte. O distanciamento social e as demais medidas de contenção da propagação do vírus exigiram que os varejistas se adaptassem para sobreviver ao momento de crise. Logo, a melhor forma encontrada pelas empresas para não zerar suas receitas foi de levar seus negócios para a internet.
Prova disso foi o aumento do número de e-commerces registrado no Brasil ao longo do ano passado. Segundo a pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro, mais de um milhão de lojas estavam presentes no meio digital em 2020. Com um crescimento de 9% em relação a 2019, mais empresas marcaram presença na internet no último ano. Portanto, esse processo de migração acabou se tornando uma marca do varejo e uma tendência ainda mais forte para 2021.
E todo esse movimento, obviamente, acabou refletindo no comportamento de compra dos consumidores. De acordo com o relatório Webshoppers, realizado pela Ebit, as vendas online registraram em 2020 o maior recorde de faturamento dos últimos vinte anos.
Esses dados reforçam o crescimento exponencial que o consumo digital apresentou em um ano tão diferente quanto foi em 2020. E reforça ainda mais a tendência do chamado novo varejo. Onde a integração entre off-line e online será uma realidade cada vez mais presente na vida de quem possui uma loja.
Segmento ótico: expectativa de crescimento e consumo digital
Mesmo em tempos de instabilidade econômica, o segmento de óticas mostra que tem muito potencial de crescimento. Isso acontece principalmente pelo fato que ano após ano mais pessoas em todo o mundo apresentam algum problema de visão.
Uma pesquisa do Journal of Ophthalmology aponta que cerca de 4,8 bilhões de pessoas terão algum tipo de doença visual até 2050. Esse número corresponde a mais de 49% da população mundial. Ou seja, sempre existirão clientes em busca dos produtos e serviços oferecidos pelas óticas.
Além disso, dificilmente as pessoas que possuem algum problema de visão, deixarão de fazer a manutenção de suas lentes corretivas. Logo, as lojas do segmento ótico continuam tendo espaço para crescer. Mesmo em momentos adversos.
Mas para que isso realmente aconteça na prática, é preciso que os donos de óticas se preparem para atender ao novo momento do varejo. Como mostramos anteriormente, mais do que nunca os consumidores estão migrando para o meio digital. Portanto, é preciso adequar os negócios e fazer a integração off-line-online para atender esse novo perfil de clientes.
3 tendências varejistas para o mercado ótico em 2021
Veja a seguir três das principais tendências para o mercado ótico em 2021 e fique atento ao novo momento do mercado.
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Ser multicanal
Essa tendência vai diretamente de encontro com a integração do mundo físico com o ambiente online. Ser multicanal significa oferecer ao cliente mais de um canal de atendimento para que ele possa adquirir os produtos da sua ótica. Além de melhorar a experiência que o consumidor tem com a sua marca, essa integração também pode aumentar as vendas.
Uma dica para se tornar multicanal é oferecer atendimento via WhatsApp, por exemplo. Na versão business, é possível criar uma vitrine virtual e estabelecer uma comunicação muito mais próxima com o seu cliente.
Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Veja o post que criamos sobre as 6 soluções que o WhatsApp oferece para a sua ótica.
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Soluções de pagamento online
As novas soluções de pagamento online são outra tendência para o mercado ótico em 2021. Por isso, se você decidiu oferecer os serviços da sua loja na internet e deseja efetivar vendas por algum canal digital, essa pode ser uma ótima alternativa para receber os pagamentos.
Lançado no final do ano passado pelo Banco Central, o Pix é um dos exemplos desse tipo de solução. O novo meio de pagamento permite a realização de transações instantâneas, 24 horas por dia, sete dias por semana. Gratuitas para pessoas físicas, essas operações podem ser feitas sem qualquer cobrança de taxa entre os mais diversos bancos.
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Compre online, retire na loja
A ideia de comprar online e retirar na loja é um conceito muito forte em países europeus e norte-americanos. E com a pandemia, ele acabou chegando em solo brasileiro com mais força, sendo mais uma tendência para este ano.
Aqui a ideia é mais uma vez integrar as lojas físicas e virtuais oferecendo a vantagem de poder comprar online e retirar na loja. Nesse sentido, você pode, por exemplo, criar uma vitrine virtual e fazer toda a negociação online. No final, o cliente faz a retirada do pedido na loja de forma rápida e prática.
E então, o que achou das tendências para o mercado ótico em 2021? Algumas delas já estão em funcionamento na sua loja? Compartilhe com a gente a sua opinião nos comentários.