Do último ano para cá houve uma mudança significativo no comportamento dos consumidores. Portanto, foi aí que entrou o desafio de quem depende do comércio para obter renda: como se reinventar diante de um cenário que afasta o comerciante do cliente? A internet já estava antes fazendo cada vez mais parte das ferramentas de vendas. Mas, devido a pandemia, ela não é mais uma opção: ela é obrigatória para quem quer manter a sua ótica de pé. Por isso, é fundamental que você possua uma loja virtual de sucesso para sua ótica.
Existem diversas maneiras de se reinventar e continuar vendendo mesmo em momentos difíceis. Uma delas é montar uma loja virtual. Sendo assim, há várias maneiras de expor os produtos da sua ótica usando a internet. E as mais utilizadas são por meio de um site e através das redes sociais.
Independente da maneira que você decidir vender seus produtos pela internet, é preciso entender que, uma loja virtual de sucesso precisa atrair o interesse do consumidor. Isso deve ser feito oferecendo o produto que ele procura e entregue o que vende da melhor forma possível.
Portanto, uma loja virtual de sucesso deve ser atrativa, vendedora e eficiente. Como fazer isso? É importante que siga um passo a passo pra conseguir a sua meta de vender bem online! Confira:
– Tenha um site com layout agradável
Se você entra em um site onde os produtos estão bagunçados, sem informações da loja, você se sente confortável e seguro em efetuar uma compra online? Acredito que não.
Por isso, ter um site agradável e de fácil manuseio para seus clientes é fundamental para passar credibilidade e confiança aos seus consumidores. Sendo assim, dê preferência em modelos de site mais simples, porém organizado. Destaque a marca da sua ótica, os principais produtos e promoções que você acredita que sejam boas ofertas para o público que visita seu site.
Hoje em dia possuem diversas plataformas de site gratuitas e pagas que são fáceis de manusear, mas caso você tenha dificuldade, talvez seja viável avaliar a ajuda de um profissional da área.
– Organizar os seus produtos
Antes de começar a colocar a loja virtual da sua ótica ao ar, é preciso separar quais produtos você deseja divulgar. Nem sempre é necessário colocar todos os produtos que você possui na loja física. Essa decisão vai depender do seu modelo de site, quantos produtos a plataforma utilizada permite que você divulgue, entre outros critérios.
Logo, uma loja virtual de sucesso precisa estar sempre organizada e atrativa para que o consumidor consiga navegar. Você pode separar os produtos em categorias, separando por tipos, marcas ou promoções. Além disso, também descrever características que irão agregar valor ao produto é muito importante. O objetivo é que o seu cliente consiga encontrar aquilo que ele está buscando.
– Divulgue sua loja virtual
Além de alcançar novos consumidores no mundo online, também é preciso que os clientes da sua ótica saibam da sua loja virtual. Por isso, toda vez que um cliente entrar no seu estabelecimento, você precisa deixá-lo saber do seu espaço comercial na internet.
Uma alternativa é entregar cartões informando o site, dizendo que há promoções exclusivas para os clientes que se cadastrarem. Ou ainda, mandar o endereço virtual no whatsapp, e-mail, SMS, oferecendo vantagens para quem se cadastrar, por exemplo.
– Faça promoções
As promoções na loja virtual são uma ótima alternativa para atrair novos e antigos clientes para sua ótica. Além de ser uma estratégia para vender produtos parados no estoque, pode ser uma boa opção em situações onde você precisa aumentar as vendas da sua loja.
Uma boa forma de fazer promoção é aproveitar as datas comemorativas como o Dia dos Namorados, Dia das Mães, Black Friday ou até mesmo o aniversário da sua loja.
Essas ações são também uma forma de divulgação, já que vantagens são naturalmente compartilhadas e repassadas pelo boca-a-boca. Tenha em mente a seguinte frase: quem não é visto, não é lembrado! Quanto mais pessoas conhecerem a sua loja virtual, melhor para seu negócio.
– Boas fotos dos produtos
Hoje em dia é fácil tirar boas fotos. Há celulares acessíveis com câmera de boa qualidade. As imagens de qualidade transmitem conforto e segurança para o cliente. O objetivo da foto, além de valorizar o produto, também é mostrar a realidade ao consumidor.
Já pensou o quanto seria desagradável ver uma foto na internet e receber um produto totalmente diferente daquilo que comprou? Por isso, pense como a foto irá mostrar a realidade do seus produtos para o cliente.
Arrume o cenário, coloque algo decorativo no fundo, deixe os produtos a serem destacados em primeiro plano e desfoque o fundo. O fundo desfocado sempre dá sensação de profissionalismo, e algumas câmeras de smartphones possuem a opção “macro” que dão esse efeito. Nesse vídeo, nós temos e demonstramos as principais dicas para tirar fotos incríveis para sua loja online.
– Diversifique as formas de pagamento
Cartão, dinheiro, cheque, pix, via transferência, boleto, crediário. São várias as formas de pagamento que você pode disponibilizar na sua loja virtual. Você também pode destacar que a sua ótica divide o pagamento em várias vezes, ou que ainda aceita começar a pagar depois de alguns meses.
Um ponto importante é em relação ao frete e a entrega do produto. Se você possui uma loja física, deixe disponível para que o cliente retire o produto na loja para que ele possa economizar com o frete, por exemplo. Afinal, todo cliente gosta de facilidade e são nesses momentos que ele encontra praticidade e vantagem, que ele se fideliza a sua ótica.
– Fique atento ao estoque
Cuidado para não ofertar um produto que você não possua no estoque. Mas, caso haja a necessidade de oferecer um produto que não esteja em estoque, deixe claro que a demanda é feita apenas com base em encomendas.
Assim, se você não tiver o produto no estabelecimento, você pode fazer o pedido e deixar o cliente ciente de que vai demorar alguns dias a mais para chegar. Transparência é tudo!
– Cumpra com o prazo de entrega
O cliente valoriza muito quando você cumpre o que prometeu ou quando você supera as expectativas e vai além do combinado. Um exemplo muito prático disso é quando o produto que comprou na internet chega antes do prazo estabelecido. Mas, em contrapartida, ele fica aborrecido, e com razão, se o produto não chega no tempo informado.
Então, se coloque no lugar do cliente e leve em consideração que ele já deve ter feito planos para usar o produto naquela data combinada. E se ela não acontece, há frustração. Por isso, tente ao máximo não atrasar com o prazo combinado de entrega. Caso isso ocorra, comunique o cliente o quanto antes, de preferência por meio de ligação, para que ele esteja ciente do atraso.
– Brindes
Cliente que é cliente adora um brinde! E eles ficam felizes até mesmo com algo simples. Um copo com a logo da ótica, um balão colorido para as crianças, uma toalhinha, uma caneta, o que for. Dessa forma, eles acham muito mais divertida a compra online quando há possibilidade de ganhar algum brinde. Fica a dica!
Conclusão: comece hoje a sua loja virtual de sucesso
Então, viu que para ter uma loja virtual de sucesso para a sua ótica não é impossível? E cativar com muito carinho os clientes já fidelizados e aqueles que ainda nem conhecem sua loja são uma fundamentais para manter o seu negócio funcionando mesmo em tempos difíceis.
Por isso, não perca mais tempo e coloque a sua ótica na internet e comece a construir a sua loja virtual de sucesso. As vendas online vem crescendo cada vez mais e a sua ótica não pode ficar de fora, certo? Portanto, se a sua ótica ainda não está no mundo virtual, a hora é agora!