As promoções são um ótimo recurso para atrair novos clientes, resolver problemas de estoque parado, aumentar as vendas, entre outras coisas. No entanto, quando uma campanha promocional não é feita de forma estratégica, ela pode acabar se tornando um verdadeiro pesadelo para as óticas que esperam bons resultados.
Por isso, é fundamental se planejar para realizar uma ação de sucesso. No texto de hoje vamos mostrar os sete passos essenciais para criar um planejamento eficiente quando o assunto é promoção. Acompanhe!
1. Avalie a situação da ótica
Para fazer um planejamento eficiente de campanha promocional, é fundamental avaliar a situação atual da loja ótica. E por que isso é tão importante? Porque é nessa etapa que será possível entender qual tipo de promoção poderá ser feita e qual a melhor forma de realizá-la.
Portanto, para atingir esse objetivo, é necessário considerar tanto informações da própria empresa quanto do mercado como um todo.
Internamente, você pode analisar fatores, como volume de vendas, faturamento, produtos mais vendidos nos últimos meses. Já do ponto de vista externo, é interessante avaliar questões, como posicionamento da sua marca e atuação dos principais concorrentes.
2. Analise os concorrentes
Como mencionamos anteriormente, analisar a concorrência é algo que deve fazer parte do planejamento de uma campanha promocional. Nesse sentido, veja como seus concorrentes diretos fazem suas ações promocionais para aprender com os erros e acertos deles.
Entenda, por exemplo, que tipo de promoção eles costumam realizar e em qual período elas são lançadas. Além disso, também avalie quais foram os canais utilizados para comunicar as campanhas. Assim, você terá uma boa ideia das táticas que funcionam e do que pode ser evitado para ter sucesso na estratégia da sua ótica.
3. Estabeleça o objetivo da campanha promocional
As promoções são uma ótima estratégia para ajudar a resolver problemas que podem surgir no dia a dia da ótica. Seja para atrair mais clientes, girar o estoque de um produto que está parado ou tornar a loja mais conhecida, ela é uma grande aliada dos gestores nos mais diversos momentos.
Por isso, é de grande importância ter um objetivo claro antes de lançar qualquer ação promocional. Afinal, é ele que vai permitir saber se a campanha foi realmente um sucesso ou não.
Sendo assim, tenha sempre em mente a seguinte pergunta: “qual a principal motivação para realizar uma promoção na minha ótica?”. É para lançar um produto ou serviço novo? É para fazer queima de estoque de uma mercadoria? É para impulsionar a venda de outros produtos que não estão em promoção? Trace um objetivo e mantenha o foco para conseguir conquistar os resultados desejados.
4. Defina o público-alvo
Durante a fase de planejamento, também é importante definir qual o público-alvo que se deseja atingir com a ação promocional. Sem isso, a mensagem pode deixar de chegar nas pessoas certas e, consequentemente, o objetivo da campanha pode não ser atingido da forma esperada.
Desse modo, responda a perguntas, como: quem será o público-alvo da minha promoção? Quem eu desejo que venha até a minha loja para comprar meus produtos? Para isso, você pode fazer pesquisas prévias com os consumidores para entender melhor o perfil da sua base de clientes.
5. Estabeleça um período de duração
Toda campanha promocional precisa ter um prazo de duração pré-estabelecido. E por que isso é fundamental? Porque a essência de uma promoção está na sensação de urgência e escassez que ela provoca no consumidor.
Além disso, ações mais longas acabam se tornando mais caras para o dono da ótica. E a mensuração dos resultados também se torna mais complexa nesses casos. Portanto, criar uma promoção sem prazo para terminar pode ser uma estratégia pouco eficaz.
6. Defina o tipo da campanha
Definir qual tipo de campanha promocional será feita é parte essencial de qualquer planejamento. E o ideal é que essa escolha seja feita com base no objetivo que você determinou para a ação. Assim, dentro das opções mais comuns, existem três que se destacam e que costumam ser utilizadas pelas óticas.
- Desconto no valor: Nesse caso, o dono da loja estabelece um valor que será oferecido em forma de desconto nos produtos selecionados. Exemplo: um valor de R$50 é definido para ser aplicado em todas as armações da ótica. Logo, uma peça que custa R$300, passará a ser vendida por R$250 durante o período promocional.
- Porcentagem de desconto: Aqui, o lojista determina uma porcentagem que será aplicada no preço final de todas as mercadorias que farão parte da ação. Exemplo: um desconto de 20% será dado em todas as lentes de contato. Logo, um par de lentes que custa R$500, será vendido por R$400 durante a campanha.
- Preço final do produto: Nesse tipo de ação, o dono da ótica define um valor que determinado produto será vendido. Exemplo: todas as armações solares serão oferecidas para os clientes por R$300. Logo, um óculos de sol que antes custava R$400, será colocado à venda por R$300 durante a realização da promoção.
7 Escolha seus canais de divulgação
A divulgação é uma das partes mais importantes do processo de criação de uma campanha promocional. Afinal, pouco adianta fazer uma promoção se as pessoas não ficarem sabendo dela.
Por isso, é de extrema importância investir em comunicação para que o seu público-alvo conheça a ação que você está realizando.
Para isso, escolha os canais de divulgação que fazem mais sentido para a sua ótica. No meio offline, você pode criar vitrines que deixem em evidência as promoções e fazer panfletagem nas proximidades da loja. Já no meio digital, é possível pensar em estratégias, como divulgação em instagram e whatsapp para alcançar mais e mais pessoas.
Leia mais: Vendendo pouco? Saiba como usar o WhatsApp para vender mais em sua ótica
Conclusão: planejamento é a chave para o sucesso
Independente da promoção que se deseja colocar em prática, lembre-se que o planejamento é chave para o sucesso. Isso porque cuidar de todos os detalhes com antecedência é a melhor forma de garantir a eficiência desse tipo de estratégia.
Além disso, contar com as ferramentas certas também pode fazer toda a diferença nesse processo. Teste o ssOtica por 7 dias e veja como é fácil fazer promoções assertivas.
Portanto, fique atento às novidades do mercado e busque utilizá-las a favor do seu negócio!