Uma oportunidade de negócio precisa ser aproveitada sempre que um cliente entra em sua ótica. Ou, no mínimo, explorada do jeito certo. E muitas óticas acabam perdendo chances reais de fechar novos negócios por não percebem o potencial do cliente.
Isso faz com que a ótica perca competitividade por não consiga aproveitar melhor os clientes.
Descubra a seguir como aproveitar melhor os clientes que entram na sua óptica!
Ofereça um bom atendimento
O atendimento é crucial para o seu cliente escolher se ele vai ou não fechar negócio. E até mesmo se ele vai ou não voltar à sua ótica. Muitas vezes o cliente pode não querer comprar nada em um primeiro momento. Mas com um atendimento surpreendente, ele acaba mudando de opinião e decide realizar uma compra.
Por isso, é fundamental ter uma equipe treinada para fornecer um atendimento de qualidade. É muito importante que os clientes se sintam amparados pelo atendimento para que sejam estimulados a comprar produtos da ótica.
Conheça as necessidades dos clientes
Mesmo quem entra em uma ótica com o argumento de “dar só uma olhadinha”, provavelmente possui alguma necessidade específica. Para aproveitar melhor esse cliente, é fundamental conhecer quais são essas necessidades.
Por isso, a equipe deve ser instruída a conhecer quais são as necessidades do cliente. Somente assim poderão oferecer condições e ofertas personalizadas. Embora isso faça parte do atendimento, muitas óticas não estão preparadas para realmente ouvir o que o cliente deseja.
Por isso, alie o atendimento cordial e simpático ao conhecimento do que o cliente deseja para melhores resultados.
Proporcione um ambiente agradável
O ambiente da ótica em geral também pode ser um fator decisivo para o cliente na hora da compra. É o caso, por exemplo, de garantir que a ótica seja bem ventilada ou uma tenha uma música ambiente. Um ambiente limpo, organizado, com boa iluminação e com vitrines e expositores atraentes também é altamente benéfico para as vendas.
O objetivo de proporcionar um ambiente agradável é fazer com que o cliente se sinta interessado em passar o máximo de tempo possível no ambiente. Com mais tempo dentro da ótica, as chances de converter em vendas aumentam. Por isso, esse investimento é bastante necessário.
Aproveite melhor o cliente, mas não o deixe esperar
Se o cliente já está decidido a fazer uma compra ou então quer informações sobre determinados óculos, é muito importante que ele não fique esperando. É essencial ter disponibilidade de equipe para atender o cliente e garantir que as suas necessidades sejam supridas.
Isso se deve ao fato de que muitas pessoas entram na ótica em um momento de pausa em sua rotina e não podem ficar esperando por longos períodos. Além disso, os clientes tendem a ter uma insatisfação tão maior quanto for a espera e é importante evitar tal situação.
Ofereça um desconto
Oferecer um desconto para a primeira compra pode ser crucial para fechar uma venda. Por menor que seja, o fato de saber que irá pagar menos estimula o cliente a realizar a compra. Para isso, é importante que durante a abordagem o vendedor saiba se o cliente vai realizar a compra pela primeira vez ou não.
Outra opção é oferecer um desconto geral para uma determinada forma de pagamento, como é o caso do pagamento à vista. Com isso, todos os clientes, novos ou recorrentes, terão um estímulo a mais para adquirir produtos de sua ótica.
Para aproveitar melhor os clientes em sua ótica, é preciso chamar a atenção dele e conquistá-lo de maneira definitiva. Para isso, também são importantes as promoções e os descontos, pois isso ajuda a fazer com que o cliente feche negócio e ainda melhora as vendas.
E aí, você tem aproveitado corretamente os clientes que passam por seu estabelecimento? Comente e troque experiências com outros leitores do blog!
Edmilson Giuliani disse:
Muito bom!! sempre tem algo a se acrescentar…
IPE Tecnologia disse:
Muito obrigado por seu feedback Edmilson! Rever e aprimorar o que já sabemos é sempre muito valioso! =)
Jacqueline Gomes disse:
Gostei das dicas,quero receber mais pelo e-mail.
IPE Tecnologia disse:
Oi Jacqueline tudo bem ? Obrigado pelo retorno! semanalmente enviamos dicas para vocês!
Cristina Muniz disse:
Gostei!! É sempre bom aprender mais um pouco.
Quero receber mais dicas por e-mail.
Cristina Muniz disse:
É sempre bom aprender mais um pouco.
Quero receber mais dicas por e-mail.
Cristina Muniz disse:
É sempre bom aprendermos mais um pouco.
Cristina Muniz disse:
Obrigada pelas dicas. Excelentes!!
Ana paula disse:
As dicas sao perfeitas por mais experiencias que tenhamos esta acrescentando por demais…
Karinna disse:
Adorei nunca tinha aberto o link quero continuar recebendo , compartilhar conhecimento é tudo!
Vanderlei Ataíde disse:
Dicas perfeitas…
IPE Tecnologia disse:
Obrigado Vanderlei! Continue nos acompanhando para ler mais dicas como esta!!! =D
Merithy disse:
Dicas essenciais para o dia a dia de uma ótica!
Evellyn Emidia disse:
Olá Merithy! Ficamos felizes que tenha gostado. Continue nos acompanhando, pois toda semana tem post novo no Blog. 🙂
Juliana disse:
Muito boa dica!
Tudo que a gente sabe que têm que fazer, mas precisamos desse puxão de orelha.
muito bom!
Evellyn Emidia disse:
Oi Juliana, ficamos felizes que tenha gostado das nossas dicas! Continue conosco pois toda semana tem novidade. =D