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Como encantar o cliente da sua ótica

O que realmente vai encantar o cliente na sua ótica

3 min de leitura

Muito se fala em encantar o cliente. Mas, você entende o que a palavra quer dizer? Entre os significados estão: maravilhar, fascinar, cativar, seduzir e agradar. Já imaginou despertar a sensação de felicidade em seu cliente? Pois é exatamente com isso que você deve se preocupar.

Um cliente satisfeito, é a melhor propaganda que você pode fazer. Ele conta para o amigo, que conta para outros e assim a informação se espalha. É a mágica do marketing de indicação. Portanto, saiba o que encanta seus clientes e os faça falar bem da sua ótica.

Um cliente satisfeito fala sobre a sua loja para 5 pessoas. Já um insatisfeito para 13. Sem contar que, 95% dos clientes insatisfeitos não reclamam, eles apenas deixam de comprar na sua ótica. E tenho certeza que você não quer esse cenário para sua loja.

Por isso, esteja sempre atento e invista em técnicas de encantamento dos seus clientes. Mas afinal, como fazer e o que realmente vai encantar o cliente?

Sabemos que não é tarefa simples, mas possível. Para isso, separamos 4 dicas que vão ajudá-lo a encantar o cliente da sua loja. Confira:

Cuide da sua vitrine

Você sabia que leva 7 segundos para formar a sua primeira impressão baseada na aparência do local?

Pois bem, a vitrine da sua ótica é o primeiro ponto de encantamento com o cliente. Se ele bater o olho e não gostar, não vai entrar.

Para atraí-lo para dentro da sua loja, a vitrine é o principal chamariz. Por isso, decore bem, com profissionalismo, bom gosto, criatividade e produtos de qualidade. Posicione-os de uma maneira que as pessoas vejam e saibam que você vende óculos e armações diferenciadas. 

A intenção aqui é gerar curiosidade nas pessoas para que elas tenham interesse em saber mais sobre sua ótica.

Tenha um excelente atendimento

Manter a sua equipe de vendas treinada é fundamental para que ela possa oferecer um atendimento diferenciado.

Quando falamos de atendimento, nos referimos na maior parte das vezes a cordialidade e atenção. Mas, o consumidor está cada vez mais exigente. Com tantas óticas no mercado, o que realmente irá ajudá-lo a encantar o seu público e fazer com que ele o escolha é personalizar esse atendimento.

Fazer com que ele se sinta único, entender qual a real necessidade dele e propor soluções que realmente fazem sentido para ele. Confira dicas rápidas para colocar isso em prática

  • Ofereça água, café ou chá.
  • Dê um brinde (um lenço, uma caixinha de óculos, etc).
  • Envie SMS de felicitações em aniversários.
  • Envie mensagens no Whatsapp para agradecer por ter comprado na sua ótica.
  • Indique espontaneamente outra ótica para o cliente (sem que ele peça), se você não tem o produto ou serviço do qual ele precisa.
  • Apresentar três ou quatro opções que mais se adaptem às necessidades do cliente sem levar em conta o interesse pelo lucro.

Relacione-se com o cliente

O seu relacionamento com o cliente não se encerra após a venda de um óculos ou acessórios. É o pós-venda que determina se ele é importante ou não para a sua ótica. Por isso, depois de vender continue lembrando-se dele para que ele se lembre de você quando precisar de mais produtos.

É importante que você não encha a caixa de e-mail ou telefone dele com promoções ou informações sem motivo. Faça uma comunicação inteligente com ele. Uma dica importante é o envio de pesquisas de satisfação, dicas, mensagens no Whatsapp ou sms.

Conclusão: organização é a chave para encantar o cliente

Nada de deixar receituários, papéis, etiquetas e óculos espalhados pelo balcão ou nas mesas de atendimento ao cliente. É importante que a loja esteja bem organizada e com tudo em seu devido lugar. Assim, você passará a ideia de ambiente organizado e consequentemente aconchegante.

Outro ponto importante da organização é o planejamento da ótica. Isso ajuda e muito no encantamento do cliente.

Perguntas como: você faz o seu controle e cadastro de clientes? Com que frequência atualiza esses dados? Como você faz usar essas informações a seu favor e em prol da experiência da clientela?

Essas respostas precisam estar na ponta da língua. Se elas não estão, pode ser o momento de investir em um sistema exclusivo para óticas. Nele você terá todas essas informações e poderá fazer toda a gestão da loja de forma simples, rápida e automática. 

  • Paulo Afonso da Silva Coutinho disse:

    Boa semana! Obrigado pelo envio do material, excelente qualidade. Sem querer pedir muito, favor informar se vocês dispõem para venda “Curso Atendente de Ótica”, custo e autorização para utilização do mesmo em treinamentos de equipe de vendas.

    • Evellyn Emidia disse:

      Oi Paulo, fico feliz que tenha gostado do nosso conteúdo. Hoje não temos um curso na modalidade que deseja: “Curso Atendente de Ótica”, no entanto, temos um parceiro que pode auxiliá-lo. Clique aqui para visitar o site deles. Espero que ajude! 😉

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