7 maneiras de encantar o cliente da sua Ótica

Saiba como encantar o cliente durante o atendimento e venda na sua ótica

“Quem não dá assistência perde para a concorrência”. Você já deve ter ouvido essa frase em algum momento da vida, não é mesmo? Embora pareça antiga, ela faz muito sentido principalmente para as óticas.

Acontece porque se você não cuidar do seu cliente com atendimento de qualidade, produtos diferenciados e atenção ao que ele diz, ele vai embora e optar por outra ótica. Simples assim.

Aprenda bons hábitos e técnicas que podem salvá-lo da crise e tornar a sua ótica referência para seus clientes.

1 – Ponha-se no lugar do outro

Colocar-se no lugar do consumidor, chama-se empatia e é um hábito importante para ganhar a confiança dele. Agindo assim, você sente a dor do seu cliente e passa a entender o que ele realmente precisa, o que pensa sobre sua ótica, o que realmente busca e proporciona um atendimento diferenciado. Para isso, você vai precisar de uma equipe focada não apenas em vendas, metas e objetivos da loja. Seus colaboradores vão precisar de incentivos e treinamento para estarem engajados e em sintonia com seus clientes.

2 – Invista em bom atendimento

Segundo levantamento do Sebrae feito neste ano, a maioria dos consumidores prefere o bom atendimento à preços mais baixos. A explicação, de acordo com o estudo, é que o brasileiro tem se informado mais sobre os Direitos do Consumidor. Por estar mais engajado, ele passa a ser mais crítico e sentir a necessidade de ser bem cuidado pelos fornecedores.
Por isso, não comprometa a qualidade das armações, lentes e outros acessórios da sua ótica para atrair novos clientes. É importante que você ofereça a eles produtos de qualidade e um atendimento diferenciado. Para isso você precisa conhecer o seu público e saber do que ele gosta.

3 – Resolva os problemas

Em um mundo onde cada minuto é contado, resolver o problema do seu cliente no primeiro contato, é fundamental. Isso demonstra cuidado, atenção e importância. Quando você deixa de resolver rápido, seja um problema com o grau da lente do óculos que foi errado ou uma cobrança indevida, você provoca a sensação de desconforto e insatisfação. Já quando a resposta é imediata, seu cliente se sente seguro e saberá que o problema será resolvido.

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

4 – Esteja próximo ao seu cliente

Não se preocupe apenas em resolver problemas quando eles aparecem. Hoje, você pode monitorar o comportamento do seu cliente, por meio de sistemas exclusivos para óticas e ser pró-ativo e mais próximo dele. Você pode enviar SMS, e-mail e ser alertado para fazer ligações para o cliente. Você pode parabenizá-lo em datas especiais, conquistas recentes, apenas saber como ele está ou perguntá-lo se está satisfeito com o produto. Outra estratégia também é enviar cartas personalizadas e até mesmo brindes. Essa proximidade oferece uma série de benefícios para você e sua loja, como a oportunidade de oferecer novos acessórios ou falar sobre as promoções da loja. Além também de aprimorar ainda mais o seu relacionamento com ele. Isso acaba tornando a sua ótica como diferente das demais.

5 – Esteja aberto a novas ideias

Fazer uma pesquisa com os clientes e perguntá-los de que maneira você pode melhorar o seu negócio é uma excelente oportunidade. A Apple, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, é campeã neste aspecto. Sempre que lança um novo produto no mercado, envia uma pesquisa de satisfação aos seus usuários. As respostas os ajudam a aprimorar a tecnologia dos produtos e levar novidade para o mercado. Com as óticas não é diferente. Você pode perguntar a todos quais os produtos chamam mais a atenção, o que eles realmente avaliam e oferecer oportunidades de interação do cliente com o seu negócio. Dessa pesquisa podem surgir novas ideias e estratégias.

6 – Surpreenda

O fator surpresa é sempre um bom investimento. Isso quer dizer que você oferece ao seu cliente muito mais do que ele estava esperando. Vender um óculos com desconto no valor final é tudo que ele espera. Mas, presenteá-lo com um case personalizado, uma toalhinha de limpeza e um cartão de agradecimento pela confiança pode surpreendê-lo. Aposte no sistema da ssOtica para manter o cadastro dos seus clientes sempre atualizado e assim, você surpreender com um brinde na data de aniversário deles.

7 – Automatize o fluxo de atendimento

As pessoas não gostam de esperar e preferem os lugares que estão mais organizados e prontos para recebê-las. Por isso, se atrasar ou errar em algum processo do atendimento, pode ser um fator de risco. Para evitá-los, você pode contar com um programa exclusivo para óticas que automatiza todo o seu fluxo de atendimento e o ajuda a personalizar essa atenção.

Ebook: 5 dicas de gestão para ópticas
ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 9 respostas

  1. Fernando Batista says:

    Muito bom esse artigo, sempre é bom relembrar as estratégias que a gente acaba esquecendo de por em prática. Parabéns show de bola.

  2. Fátima Queiroz says:

    É sempre proveitoso estar antenado nas mudanças que surge no mercado, e mais ainda quando vemos varias opções que o cliente recebe diariamente. Temos mesmo que fazer a diferença e conquistar sempre os clientes.
    Parabéns pelo artigo!

  3. Altieres says:

    parabéns pela iniciativa, realmente tudo o que vem para somar e agregar conhecimento em nosso ramo é bem vindo!

    • Evellyn Emidia says:

      Olá Altieres, que ótimo que o nosso conteúdo tem sido útil para você! Continue nos acompanhando pois toda semana tem novidade por aqui. 🙂

  4. Aderson tavares says:

    Muito boas as sugestões expostas e bem colocadas

    • Evellyn Emidia says:

      Olá Aderson! Ficamos felizes que tenha gostado das sugestões. Continue nos acompanhando, pois sempre tem novidades por aqui. =D

  5. SEL BARROS says:

    Amei

    as 7 Dicas Top Top Top

    Sel Barros

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Sel, ficamos felizes que gostou das nossas dicas. Continue nos acompanhando, pois sempre temos novidades por aqui.
      =D

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>