All Rights ReservedVer na versão AMP
  • Home

3 dicas para manter equipe de vendas motivada

07/11/2016 5:29 pm
2 min de leitura

Quando se fala em engajar equipes de vendas e mantê-las cada vez mais motivadas, muitos líderes já pensam em remunerações ou comissões mais gordas.

Muitos se esquecem que nem sempre o engajamento e a motivação estão ligados basicamente ao dinheiro. Muitos profissionais deixam o trabalho e partem para outro, mesmo ganhando menos pelo simples fato de estarem infelizes com o que fazem.

Por tanto, se você lidera a equipe de vendas da ótica que trabalha ou é dono dela lembre-se que para manter seus vendedores cada vez mais motivados e engajados é preciso suprir três necessidades básicas deles: serem ouvidos, reconhecidos e fazê-los aprender com os próprios erros.

Separamos três técnicas que vão te ajudar na gestão da sua equipe. Conheça:

1. Ouça mais sua equipe

Liderar uma equipe de vendas de uma ótica não é tarefa fácil. Muitas vezes a correria do dia a dia pode dificultar o relacionamento, mas não se esqueça que ouvi-los é fundamental.

Reserve pelo menos 1 hora na semana para conversar com a equipe, se houver necessidade converse individualmente com quem está menos engajado.

Deixe que eles falem por 45 minutos e reserve 15 para você fazer perguntas e considerações finais. Isso quer dizer que você vai ouvir mais que falar e já faz com que todos sejam ouvidos com atenção e sem julgamentos. Assim, você conhece mais cada um deles, as necessidades e insatisfações para que possa trabalhar melhor o que foi dito.

2. Reconheça cada conquista

Aquela vendedora que conseguiu fechar um pacote de vendas de mais de 50 óculos ou foi atenciosa com o cliente que tinha dificuldades de entender a receita. Até mesmo quem limpou a ótica, mesmo que não seja atribuição dela, ou simplesmente fez algo que te orgulhou pela dedicação que teve, reconheça.

Reconhecer não quer dizer “pague melhor”, mas sim cumprimentar, elogiar e expressar o quanto aquela atitude te deixou satisfeito e orgulhoso. Isso gera uma sensação de “pertencimento”, de fazer parte da equipe e de ser notada ou seja: satisfação. Satisfação é o combustível para o engajamento.

3. Dê o direito de errar

Por mais que o erro do outro gere estresse para você, como uma nota fiscal de um óculos não lançada no sistema para óticas ou um cálculo de desconto errado, é preciso ver o lado bom. Lembre-se de avaliar a intenção positiva do vendedor ao fazer essa ação.

Não exploda e fale de forma grosseira ao avaliar o erro. Aponte com cuidado onde está o erro e ensine a fazer o certo, sem que a pessoa se sinta constrangida ou envergonhada. Ao agir assim você mantem a pessoa engajada e permite que ela aprenda com o próprio erro, de forma que ela possa transmitir também à outras pessoas a forma correta de agir futuramente.

Lembre-se que manter a equipe motivada, depende muito mais das atitudes do líder. Seja um exemplo na ótica.

Gostou do artigo? Continue a leitura com nossa ebook “9 dicas para fazer gestão de pessoas na sua ótica”.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Cursos e certificações em Óticas: aprenda a desenvolver sua equipe

4 motivos pelos quais você deve manter contato com seu cliente

Como vender mais pela internet gastando pouco na sua ótica

Como formar um time com os melhores vendedores na sua ótica

rafael

Próximo 7 dicas de cuidados e organização na sua ótica »
Anterior « 11 Erros cometidos por vendedores
Deixe seu comentário
Share
Publicado por
rafael
Tags: comercialequipevendasvender
07/11/2016 5:29 pm

    Post Relacionado

  • Por que ter um Programa de Indicação e sua Ótica?
  • Tendências de Consumo no Mercado Óptico
  • Como conquistar clientes na volta às aulas com sua ótica

Posts recente

  • Clientes e receitas

NPS e CSAT para Óticas : Qual a diferença e como aplicar

O sucesso de uma ótica não depende apenas da qualidade dos produtos vendidos, mas também…

23/06/2025
  • Gestão

Como o ssOtica transforma a gestão de funcionários na ótica

Quando falamos a palavra comunicação, qual a primeira coisa que te vem à cabeça? Segundo…

16/06/2025
  • Dicas

Por que ter um Programa de Indicação e sua Ótica?

Quando você encontra uma loja que gosta, geralmente conta para todos os seus amigos e…

05/06/2025
  • Financeiro

O que é DRE gerencial?

Um dos principais deveres do empreendedor é entregar o Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE)…

28/05/2025
  • Dicas

Feiras do mercado óptico: conheça os principais eventos desse segmento

Para empreender no ramo óptico não basta apenas abrir uma loja. É necessário estar atento…

23/05/2025
  • Fiscal

Como fazer orçamento online na sua ótica

Como sua ótica faz orçamentos para clientes? Fazer cotações com caneta e papel é a…

16/05/2025
All Rights ReservedVer na versão AMP