Quando se fala em engajar equipes de vendas e mantê-las cada vez mais motivadas, muitos líderes já pensam em remunerações ou comissões mais gordas.
Muitos se esquecem que nem sempre o engajamento e a motivação estão ligados basicamente ao dinheiro. Muitos profissionais deixam o trabalho e partem para outro, mesmo ganhando menos pelo simples fato de estarem infelizes com o que fazem.
Por tanto, se você lidera a equipe de vendas da ótica que trabalha ou é dono dela lembre-se que para manter seus vendedores cada vez mais motivados e engajados é preciso suprir três necessidades básicas deles: serem ouvidos, reconhecidos e fazê-los aprender com os próprios erros.
Separamos três técnicas que vão te ajudar na gestão da sua equipe. Conheça:
Liderar uma equipe de vendas de uma ótica não é tarefa fácil. Muitas vezes a correria do dia a dia pode dificultar o relacionamento, mas não se esqueça que ouvi-los é fundamental.
Reserve pelo menos 1 hora na semana para conversar com a equipe, se houver necessidade converse individualmente com quem está menos engajado.
Deixe que eles falem por 45 minutos e reserve 15 para você fazer perguntas e considerações finais. Isso quer dizer que você vai ouvir mais que falar e já faz com que todos sejam ouvidos com atenção e sem julgamentos. Assim, você conhece mais cada um deles, as necessidades e insatisfações para que possa trabalhar melhor o que foi dito.
Aquela vendedora que conseguiu fechar um pacote de vendas de mais de 50 óculos ou foi atenciosa com o cliente que tinha dificuldades de entender a receita. Até mesmo quem limpou a ótica, mesmo que não seja atribuição dela, ou simplesmente fez algo que te orgulhou pela dedicação que teve, reconheça.
Reconhecer não quer dizer “pague melhor”, mas sim cumprimentar, elogiar e expressar o quanto aquela atitude te deixou satisfeito e orgulhoso. Isso gera uma sensação de “pertencimento”, de fazer parte da equipe e de ser notada ou seja: satisfação. Satisfação é o combustível para o engajamento.
Por mais que o erro do outro gere estresse para você, como uma nota fiscal de um óculos não lançada no sistema para óticas ou um cálculo de desconto errado, é preciso ver o lado bom. Lembre-se de avaliar a intenção positiva do vendedor ao fazer essa ação.
Não exploda e fale de forma grosseira ao avaliar o erro. Aponte com cuidado onde está o erro e ensine a fazer o certo, sem que a pessoa se sinta constrangida ou envergonhada. Ao agir assim você mantem a pessoa engajada e permite que ela aprenda com o próprio erro, de forma que ela possa transmitir também à outras pessoas a forma correta de agir futuramente.
Lembre-se que manter a equipe motivada, depende muito mais das atitudes do líder. Seja um exemplo na ótica.
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