4 riscos de não emitir nota fiscal na sua ótica

O modo de emitir nota fiscal é um dos itens de mais dúvida entre os profissionais e pode trazer sérios problemas a sua ótica.

Como dono de ótica, você deve se deparar todos os dias com desafios. Principalmente, em relação à gestão financeira e às burocracias para manter o seu negócio dentro da lei. O modo de emitir nota fiscal é um dos itens de mais dúvida entre os profissionais. Ela é considerada uma tarefa difícil de administrar ou de custo elevado.

Mas, você deve saber também da importância que a nota fiscal tem para suas transações: é ela que comprova uma venda efetuada e te protege em caso de problemas. Por isso, deixar de emitir não é uma solução, é um risco.

A nota fiscal nada mais é que um comprovante e, por isso, é obrigatória. Ela garante que você não está sonegando impostos e dá aos seus clientes segurança em suas compras. Existem duas formas de acesso ao documento: em papel, emitido na hora da compra, ou eletrônica, que são geradas e ficam armazenadas na internet.

Como a validação fiscal é o meio utilizado pela Receita Federal para verificar o pagamento de impostos e a legalidade das empresas, é de fato muito importante que sua ótica esteja agindo da forma correta. E quais são os riscos que sua ótica corre ao não emitir nota fiscal? Para te ajudar, listamos os principais. Confira:

1 – Multas

Uma das principais formas de punir um negócio que está agindo fora da lei é por meio de multas. No caso de não emissão de nota fiscal, a sua ótica pode ter que pagar de 10 a 100% do valor total de notas não emitidas em multas, um valor que pode ser bem alto.

Para encontrar os sonegadores, a Receita Federal e a Secretaria da Fazenda possuem bancos de dados que cruza informações e chega até os locais. Por isso, se o motivo para não emitir as notas é economia, você pode ter muito mais prejuízo quando descoberto.

Tire todas as dúvidas sobre as obrigações fiscais da sua ótica;

2 – Processos criminais

Por ser uma obrigação legal, não emitir nota fiscal é crime e, portanto, pode ser punido também por meios judiciais. Isso porque quando você se nega a gerar as notas, o governo entende que seu negócio está sonegando impostos. Esse ato pode ocasionar em até 5 anos de prisão.

Afinal, a nota fiscal é a comprovação de uma operação e garante direitos para as lojas e para os consumidores.

3 – Perda de vendas

Alguns clientes exigem o comprovante fiscal em todas as suas compras. Por isso, quando se deparam com um estabelecimento que se recusa a emitir nota fiscal, vão embora e desistem da compra, por mais que tenham gostado de todo o resto.

Assim, sua ótica pode perder credibilidade e a confiança de seus consumidores, que podem optar por fazer compras seguras em outro lugar. Você não quer ficar para trás de seus concorrentes, não é? Então atenda as exigências legais e faça tudo certinho sempre.

4 – Falência

Sem emitir nota fiscal você pode ganhar multas, processos e perder clientes. Com isso, a situação financeira da sua ótica vai por água abaixo. Por isso, sempre que pensar que um serviço dentro da lei está custando caro, coloque na balança: vale a pena correr tantos riscos? Agindo de forma irresponsável, você pode perder a empresa e a força que sempre lutou para construir, portanto, pense bem.

Conclusão: emitir nota fiscal é a melhor opção

Agora que você já sabe tudo o que pode acontecer quando você considera deixar de emitir notas, é hora de entender como fazer o processo acontecer. O primeiro passo é ser registrado no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ou como MEI (Microempreendedor Individual), dependendo do tamanho do seu negócio. Depois, é só integrar o SAT ou o emissor de notas fiscais ao seu sistema de gestão e emitir o documento automaticamente a cada transação.

Com o ssOtica, é fácil emitir notas fiscais. É só cadastrar seu estoque, clientes, receitas, entradas e saídas e o sistema registra tudo. Além de ficar mais simples emitir notas, você ainda acompanha o fluxo da sua ótica. Você não vai perder, né? Faça um teste gratuito e comprove melhorias na prática. Não precisa nem ter domínio de computadores.

Emita e gerencie notas fiscais de forma simples e prática
Lays Oliveira

Especialista em Marketing Digital no ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão exclusivo para Ópticas, que auxilia na organização e controle da sua loja.

Esse comentário possui 0 respostas

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>