Quando você chega a sua ótica e se depara com uma mesa cheia de papéis, anotações para todos lados e rabiscos, qual é a sua sensação? Acho que as respostas mais prováveis seriam: descuido, desorganização ou até mesmo um pouco de bagunça. Acabar com a papelada na ótica tornou-se uma dor de cabeça para as grandes e pequenas lojas.
Um dos fatores que mais dificultava o processo era a necessidade de se ter em mãos, alguns papéis fundamentais para eventuais consultas, liberações, etc. Logo, as empresas perceberam que deveriam tomar uma atitude pontual para acabar de vez com a papelada.
Com o avanço da tecnologia, isso foi mudando. Hoje, as óticas vêm investindo em sistemas informatizados que facilitam muito o trabalho, e o mais importante, de maneira prática, sem riscos e com muito mais rapidez.
Abaixo, listamos cinco dicas para você conseguir controlar sua loja, sem acúmulo de papéis e ainda melhorando o atendimento e reduzindo erros, confira:
Antes de realizar a transição das informações impressas para um sistema específico para óticas, você precisa identificar como ocorrem todos os seus processos.
Neste momento, é muito importante ter cuidado para não perder documentos relevantes e também saber descartar o que não for mais útil. Feito isso, você precisa analisar todos os softwares disponíveis no mercado e então decidir qual deles encaixa-se no perfil de sua loja.
Hoje em dia, o mercado de softwares oferece alternativas para os mais diversos segmentos: lojas de roupas, panificadoras, açougues, academias e claro para o seu segmento, o de óticas.
Fuja de sistemas genéricos! Em um primeiro momento, eles podem solucionar seu problema, mas no futuro você sentirá falta de alguma rotina que é bem específica do seu ramo de atividade. Por exemplo, um software genérico não terá a função de cadastro de receitas do cliente, o que é uma função essencial para uma ótica.
Acertar na escolha ajudará você a economizar tempo e dinheiro.
Depois que você decidiu acabar com os papéis de sua ótica, comprou os equipamentos necessários e contratou um sistema especializado, chegou a hora de reunir seus funcionários e ajudá-los nesta nova etapa.
Essa transição para o ambiente digital poderá receber uma resistência maior dos profissionais mais antigos e tradicionais. Então, neste primeiro momento, mantenha os dois processos simultaneamente, até que todos sintam-se à vontade para operar o novo sistema.
Já tocamos neste assunto lá na primeira dica: é muito importante que nenhuma informação relevante seja acidentalmente perdida e também que os dados sem utilidade sejam descartados.
Desde pequenos, fomos acostumados a guardar quase todo tipo de documento, contas de água, luz, boletos e extratos que já foram pagos há anos. Mas isso também acontece nas óticas.
Porém, como você está lendo nossas dicas, na sua loja isso não irá ocorrer, não é mesmo? Não pense duas vezes na hora de eliminar arquivos obsoletos, ou seja, aquelas informações que não servem para mais nada.
Você, enquanto proprietário da ótica, deve convocar seus funcionários para um treinamento no software, com o objetivo de prevenir possíveis erros durante o processo. Avise-os com antecedência, realize o treinamento com atenção e foco, solucione todas suas dúvidas com a empresa responsável pela solução.
É importante que este treinamento seja feito sem custos adicionais para a loja e que possa ser repetido quantas vezes forem necessárias, isso ajudará seus colaboradores a manusear o sistema com mais confiança e tranquilidade.
Nós acreditamos muito que um software específico para seu segmento faz toda a diferença no dia-a-dia. Com ele é possível tornar tarefas menos trabalhosas, melhorar seu atendimento ao cliente, trazer eficiência para seu negócio e acabar com a papelada na sua ótica.
E você, já utiliza um software específico para óticas? Quais benefícios ele tem trazido para a sua loja? Compartilhe com a gente e não deixe de comentar também caso tenha ficado com alguma dúvida!
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