Fazer um bom atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso em vendas de um negócio.
Receber bem, ter um preço aceitável, responder a todas as dúvidas, entregar o produto dentro do prazo e fazer um pós-venda eficiente são algumas das formas de conquistar e manter clientes.
Essas não são tarefas fáceis, já que as pessoas possuem percepções de valor diferentes. Mas tudo se torna possível com as ferramentas certas, e a gestão de atendimento é uma delas.
A gestão de atendimento te ajuda a obter dados sobre taxas e motivos de perder vendas, além de organizar e melhorar os atendimentos.
Com isso, é possível acompanhar e entender o comportamento de compra dos consumidores e tomar ações efetivas para resolver suas falhas.
Mas, como colocar isso em prática na sua ótica e por que é tão importante? Como uma simples gestão de atendimento tem impacto na receita da sua loja? E como você pode usar isso para estimular sua equipe e vender mais?
São essas respostas que queremos te ajudar a obter. Vamos lá?
Como já dissemos, a gestão de atendimento te dá uma visão completa de como está o desempenho dos atendimentos ao cliente.
Além de criar uma ordem de atendimento, essa gestão permite ver a taxa de conversão em vendas da sua loja. E nada como saber em números o que esta dando certo ou errado.
Se as vendas não acontecem, com o gerenciamento dos atendimentos, é possível saber e quantificar os motivos da perda.
Dessa forma, o gestor tem uma visão ampla dos principais pontos a melhorar para aumentar as taxas de vendas e pode investir nisso.
Portanto, a gestão de atendimento é uma ferramenta para te ajudar a enxergar como estão as vendas da sua ótica. E faz isso destacando os principais motivos para as perdas de vendas.
Isso te traz a oportunidade de corrigir os principais problemas percebidos no contato direto com a parte mais interessada: o seu público-alvo.
Ou seja, é um item fundamental para ser mais assertivo na conversão e na conquista de clientes.
Todo atendimento pode ser convertido em vendas na sua ótica.
Saber e controlar os motivos que fazem seus clientes não comprarem, entender o desempenho de cada atendente e acompanhar a taxa de conversão em vendas da sua loja, são fatores primordiais para aumentar suas vendas.
Assim, a gestão de atendimento te ajuda a:
Manter uma fila de atendimento organizada é essencial para o bom funcionamento da loja.
Por isso, nada de deixar clientes sem atenção ou promover uma competição entre os atendentes para quem irá atender o próximo.
Apenas o fato de organizar essa fila de atendimento já é suficiente para mudar o clima em sua ótica e melhorar o atendimento ao cliente.
Além disso, dá para mensurar o desempenho dos seus vendedores e criar programas de incentivo para quem acabar com as filas ou converter mais vendas.
Para isso, estimule todo mundo a cuidar das listas e mostre que a ótica só tem a ganhar com essa organização.
Ao finalizar um atendimento o seu vendedor anota, em uma planilha ou sistema, o motivo de ter perdido a venda. Com isso, no final de um período é possível entender o que os seus clientes estão precisando.
Tendo esses dados, é possível fazer uma análise e tomar decisões baseadas na realidade da sua ótica para te ajudar a vender sempre mais.
Agora vem a ação!
Se analisando os dados você percebe que estão perdendo vendas por causa do preço, talvez seja hora de você fazer uma pesquisa de mercado e alterar sua tabela de preços.
Se muitos clientes estão buscando por um produto que você não tem em sua ótica, ir atrás de novos fornecedores e parcerias pode te ajudar.
Caso você tenha um sistema que te permita fazer a gestão de atendimento, mesmo estando longe da sua ótica, será possível saber se os seus vendedores estão produzindo.
Ao acessar pelo seu dispositivo móvel você poderá saber qual foi o horário do último atendimento de um vendedor, se estão atendendo no momento e os resultados.
Como você já percebeu, gerenciar os atendimentos da sua óticas, ajuda bastante na hora de organizar prioridades. Além de ser uma ferramenta muito útil para enxergar falhas e oportunidades de venda.
Não sabe como começar? Baixe nossa planilha de gestão de atendimento para óticas, pratique a estratégia da melhor forma e use os dados colhidos a seu favor.
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O SISTEMA E MUITO BOM