5 piores erros que você deve evitar na sua ótica

Confira os 5 piores erros que você deve evitar na sua ótica

Para que uma ótica obtenha sucesso, é necessário definir metas de vendas e evitar os piores erros. É preciso saber, por isso, quais são os principais erros cometidos dentro da ótica, para evitá-los. Isso não é uma tarefa tão fácil, já que dificilmente alguém dentro da empresa percebe seus próprios erros. Esse é o seu caso? É o caso de sua equipe? Para que você consiga obter melhores resultados de gestão, listamos os cinco piores erros de gestão que não devem ocorrer na sua loja. Ficou curioso? Confira!

Falta de planejamento

Alguns empresários não fazem um bom planejamento para sua empresa antes de começar a atuar. E isso pode gerar muitos problemas, visto que estudar todos os principais aspectos que envolvem o negócio que se deseja investir é essencial. Além do mais, é necessário analisar quais serão os fornecedores, a concorrência, custos fixos e variáveis, a localização e, principalmente, quem será o público-alvo. Quanto mais o empresário souber sobre a sua atividade, maior será a chance de atingir sucesso.

Não ter conhecimento sobre o desempenho da empresa

Não acompanhar o desenvolvimento da empresa e deixá-la no comando de terceiros é algo que traz riscos. O empresário deve ser muito dedicado e disciplinado, separando um tempo do seu dia para analisar de perto a rotina do seu negócio. Se o profissional não tiver condições nem tempo para essa atividade, é recomendável que se traga funcionários qualificados para supervisionar cada área. No entanto, o empreendedor deve conseguir uma maneira de fiscalizar todo o trabalho e, assim, resolver os possíveis problemas.

Ausência de controle do fluxo de caixa

No que diz respeito à administração da empresa, muitos empresários ficam perdidos. É indicado que a empresa adote um sistema organizado de controle da saída e entrada de renda, também chamado de fluxo de caixa. Nas pequenas empresas, apenas uma planilha simples pode ajudar. Nas grandes empresas, porém, são necessárias ferramentas mais elaboradas, a fim de garantir o melhor controle do negócio. Além disso, é fundamental que se tenha o hábito semanal de verificar as contas e estar por dentro dos pagamentos e recebimentos da sua ótica.

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Pouca divulgação da empresa entre o público-alvo

Como sabemos, não é só o boca a boca que faz com que a marca fique conhecida. Para uma ótica atingir o sucesso, é essencial que se invista em marketing e muita divulgação. Para ter um marketing mais eficaz, é essencial que o empresário entenda o mercado da sua área de atuação, além de analisar onde seus clientes estão e quais sãos suas preferências. Com o conhecimento dessas informações, é possível se estabelecer uma estratégia de propaganda ideal para seu público-alvo e atingir os clientes em potencial.

Não estar atento às mudanças do mercado

Os empresários que não se adaptam ao mercado tendem a serem passados para trás pelos concorrentes. Assim, é fundamental que o empreendedor esteja sempre atento às tendências e mudanças da sua área de atuação. Atividades simples, como conversar com clientes e fornecedores, além de ler matérias em sites, revistas e jornais, garantem a obtenção de mais dados sobre como anda o mercado. O cliente gosta de novidade e não vai perder tempo com os profissionais ultrapassados!

Evitar os piores erros é o primeiro passo

Uma boa gestão é essencial para o sucesso de uma ótica. Dessa forma, é essencial fazer uma boa análise sobre o andamento do negócio para traçar um bom planejamento e evitar os erros que listamos. Quais outros erros de gestão você acredita que devem ser evitados em uma ótica? Compartilhe conosco nos comentários!

Não deixe de ver também os dados do mercado que vão ajudá-lo a criar as melhores estratégias e evitar os piores erros na sua ótica:

Baixe a pequisa completa sobre o mercado óptico em 2018;
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CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 8 respostas

  1. LUIZ CLÁUDIO says:

    Muito bom, estou me preparando para fechar um plano do controle de óticas.
    Um grande abraço.

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Luiz Cláudio, ficamos felizes que tenha gostado. Esperamos que o nosso material apoie na sua decisão, pois estamos aqui para te ajudar no que for preciso. 😉

  2. Alicia leticia says:

    Olá! Estou tentando aprender a me tornar uma boa vendedora de óculos, pois estou esperando uma oportunidade (ainda nos testes) de ingressar em uma boa empresa, e estou tirando muitas dúvidas no site de vocês. Obrigada pela excelente ferramenta de apoio.

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Alicia, ficamos felizes que o nosso conteúdo tenha contribuído para o seu dia a dia e crescimento. Continue nos acompanhando pois sempre tem novidade por aqui. 😉

  3. Rosicleide Lopes says:

    Fiquei interessada em saber melhor como devo oferece melhor as lente de graus e a fazer propaganda da loja onde trabalho.

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Rosicleide, fico feliz pelo interesse em nossos conteúdos. Além dos conteúdos aqui do Blog, você também pode acessar a nossa biblioteca de materiais exclusivos para Óticas, clicando aqui.

  4. Rosicleide Lopes says:

    Gostaria de aprender mais é melhor.

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