Seja sincero, você tem o hábito de cadastrar os clientes e receitas na sua ótica? Por ser uma tarefa que exige tempo e atenção aos detalhes, muitos vendedores acabam negligenciando ou coletando dados incompletos.
Porém, manter os cadastros atualizados é uma oportunidade única para realizar ações de marketing e pós-vendas mais efetivos, além de contribuir para o fortalecer o relacionamento entre loja e cliente.
Se você ainda não tem ideia de como utilizar os dados dos seus clientes a favor da sua óptica, continue a leitura!
Importância de cadastrar os clientes e receitas
Saber cadastra os clientes e receitas em sua ótica é essencial para entender melhor seu público e, assim, ter claro qual o perfil de clientes da sua loja.
A partir do registro de dados pessoais (telefone de contato, idade, prescrição óptica, entre outros) associado ao histórico de compras, é possível identificar padrões de comportamento e preferências do seu público.
Com essas informações, o gestor pode desenvolver estratégias de relacionamento mais eficazes. O dono de óptica consegue identificar os melhores canais para se comunicar com seu público, entender quais produtos chamam mais atenção e ainda planejar ações de marketing de sucesso.
O vendedor também consegue oferecer uma experiência única ao seu cliente. Ao acompanhar a evolução de grau do cliente e saber seu histórico de compras, o consultor consegue oferecer sugestões mais assertivas.
Por fim, manter os cadastros sempre atualizados também contribui para a coleta feedback sobre produtos e serviços, facilitando a identificação de áreas de melhoria e fortalecendo a reputação da marca.
Ações para vender mais com o cadastro de clientes e receitas
Veja algumas ideias para melhorar a experiência de compra do seu cliente e impulsionar a fidelização a partir do cadastro de clientes e receitas na sua óptica.
Mensagem de “Boas-vindas”:
Enviar uma mensagem de boas-vindas para seus clientes pode ser uma estratégia valiosa para criar um relacionamento positivo desde o início.
Esta ação simples transmite ao cliente uma sensação de apreço e cuidado, demonstrando interesse genuíno em sua experiência de compra. Além disso, a mensagem pode fornecer outras informações úteis, por exemplo, como funciona o programa de indicação da loja e o andamento da compra.
Essa comunicação inicial também oferece uma oportunidade para incentivar o cliente a se envolver mais com sua marca, seja através das redes sociais ou com feedback da experiência até o momento.
Mas, para ser uma ação efetiva, lembre-se de enviar a mensagem por um canal que seu cliente acessa com frequência.
Segmentação de clientes
Quando o cadastro de clientes e receitas na ótica é bem feito, o gestor tem mais dados para planejar ações assertivas, pois ele tem em mãos informações demográficas e comportamentais do seu público.
A partir disso, o dono de óptica pode criar campanhas de marketing personalizadas para grupos específicos, aumentando a possibilidade de sucesso.
Imagine que uma óptica está com o estoque alto de lentes de contato e precisa aumentar a saída desse produto para evitar prejuízo. O gestor então identifica que 20% dos seus clientes compraram lentes de contato há pelo menos um ano. A partir deste dado, ele envia uma campanha personalizada para este grupo com uma oferta especial.
Programa de fidelidade
Criar um programa de fidelidade pode impulsionar as vendas da sua ótica. Ao oferecer algum tipo de vantagem exclusiva, você incentiva a fidelização de clientes antigos, promove a propaganda “boca-a-boca”, além de agregar valor à sua loja, se destacando dos concorrentes.
Há várias maneiras de iniciar e gerenciar um programa de fidelização de clientes e cabe a cada gestor entender o que funciona melhor com seu público. Algumas ideias são trocar pontos por desconto nas próximas compras, brindes e descontos exclusivos.
Quer saber como construir uma base de clientes engajada? Baixe nosso Checklist de Fidelização de Clientes!
Pesquisa de satisfação
Outra ação que só é possível a partir de uma coleta efetiva de dados dos clientes é a realização de pesquisas de satisfação.
Pedir feedback é um exercício fundamental para óticas de sucesso. A partir do retorno do cliente, fica mais fácil entender suas queixas e identificar os pontos fracos da ótica. Assim, o gestor pode implementar melhorias específicas e contribuir para sua satisfação.
No entanto, pedir uma avaliação completa sobre a experiência do consumidor no momento pode levar tempo e até gerar desconforto, caso ele tenha críticas. Por isso, tendo os dados do cliente armazenados, a pesquisa pode ser feita com mais calma por outros canais como ligação e WhatsApp.
Comunicação e promoções eficazes
Ter os dados de contato do seu cliente sempre atualizados contribui para a realização de campanhas cada vez mais segmentadas, adaptando ofertas e promoções de acordo com as preferências individuais de cada cliente.
Possuir um canal de comunicação com o público possibilita também pôr em prática ações de relacionamento mais personalizadas. Além das tradicionais campanhas de venda, é possível enviar mensagens focadas no pós-venda, novidades da loja e até financeiro.
Algumas ideias de campanhas direcionadas são:
- Mensagem de “feliz aniversário” para o cliente;
- Dicas para ajudar na adaptação dos novos óculos de receituário;
- Datas comemorativas como Dia das Mães, Black Friday, entre outros;
- Lembrete de vencimento de carnê;
- Lembrete de que a receita oftalmológica está para vencer;
Algumas ferramentas, como Ótica Zap, facilitam o envio de campanhas segmentadas para a base de clientes. Com ela, é possível programar o envio de mensagens, otimizando o tempo dos vendedores.
Atualização de dados
Por fim, uma ação essencial é manter os dados cadastrais de seu cliente sempre atualizados. Afinal, a comunicação só será eficiente se você conseguir, de fato, atingir seu cliente. Por isso, tenha o hábito de confirmar número de telefone, e-mail e endereço sempre que o cliente realizar uma nova compra.
Além disso, armazenar as informações do seu cliente de forma correta merece atenção. Manter os cadastros em uma ferramenta em nuvem se mostra a melhor opção para se prevenir contra perdas ou acidentes, uma vez que ficam salvos em servidores externos.
Outra vantagem é a praticidade que ter os dados em um sistema de gestão online proporciona. Como o software pode ser acessado de qualquer dispositivo e a qualquer momento, o vendedor pode contatar o cliente de forma rápida, sem depender de planilhas ou anotações à mão.
Por isso, o ssOtica sem mostra a melhor opção para o dono de óptica. Além de ser um sistema seguro que armazena as informações em nuvem, o software tem a opção de criar campanhas de comunicação de SMS e WhatsApp, agilizando a rotina do vendedor.
Experimente o programa de gestão líder do mercado óptico e veja na prática suas vantagens! Fale com nossos consultores.