Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação às ópticas. Deste modo, se engana quem pensa que somente os preços são fatores fundamentais para a concretização de vendas e fidelização de clientes. Cuidados e organização são essenciais, se olharmos por exemplo para o mercado de óticas pode-se observar que o público deste segmento busca além do bom preço a qualidade no atendimento e uma loja estruturada para atendê-lo.
Mas afinal, como adequar uma loja para atender ao público de maneira ideal? Conheça a seguir alguns cuidados e organização que sua loja deve ter. Acompanhe:
Por mais simples que seja uma ótica, é preciso manter sempre o foco na limpeza. Isto porque, além de refletir em um segmento da saúde, as óticas devem transparecer um ambiente adequado para que o cliente sinta-se confortável.
Deste modo, o foco deve prevalecer na limpeza do chão da loja, vitrines, balcões, prateleiras que armazenam os produtos e até mesmo a calçada da loja.
Além da atenção com a limpeza, a iluminação é um ponto muito importante para a loja. Deste modo, deixar de cuidar deste detalhe pode trazer o desagrado por parte dos clientes.
Neste ponto, engana-se quem procura somente adicionar lâmpadas dentro da loja: fatores como por exemplo, a cor das paredes também podem ser um grande diferencial na iluminação da ótica. Portanto, recomenda-se sempre manter paredes com tons mais claros além de estarem sempre bem pintadas.
O layout da loja deve ser montado de acordo com a preferência de cada empreendedor. De qualquer modo, alguns pontos são recomendados:
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Além da importância para o controle de estoque, os inventários são necessários para se obter uma fácil localização de produtos. Deste modo, por mais que haja uma sistema de controle de estoque, torna-se essencial obter a localização do produto. Exemplo: corredor C, prateleira 2. Sendo assim, o inventário trará também rapidez na hora de procurar um produto para os clientes.
Mesmo após um bom treinamento para que funcionários possam efetuar atendimentos eficientes, se faz necessário mantê-los identificados.
É comum entrarmos em lojas no qual os funcionários não estão uniformizados ou não possuem crachás de identificação. Logo, muitos clientes acabam por não identificarem os responsáveis pelo atendimento, confundindo-os muitas vezes com outros clientes que estão na loja. Ações mínimas para identificar os vendedores e responsáveis pela ótica serão necessárias, seja por meio crachás ou até mesmo uniformes da empresa.
Se sua ótica está crescendo na região onde se localiza, isto significa que você tem seguido os passos essenciais para sucesso de uma empresa. De qualquer modo é preciso avaliar se a estrutura no atendimento está evoluindo de acordo com a demanda.
Um erro comum de lojistas que atendem um grande volume de clientes diariamente está em manter a desordem no atendimento. Deste modo, quando o fluxo de clientes é grande, fica difícil saber a ordem de atendimento destes.
A vitrine de uma loja é sem dúvidas o ponto mais visualizado pelos clientes. Deste modo, além de toda organização e limpeza, recomenda-se mantê-la atualizada com novos produtos, porque se os clientes notam que os mesmos produtos estão sempre na vitrine, terão a impressão de que a loja não se atualiza e consequentemente este será um conceito negativo criado pelo público. Portanto, a dica é: Procure manter vitrines sempre organizadas e atualizadas.
Com base nas dicas de otimização aqui citadas, é possível conhecer a importância em manter lojas bem estruturadas para um bom atendimento ao cliente, além de fazê-lo sentir-se confortável perante ao ambiente da empresa.
Outro ponto a ser destacado é que não se faz necessário grandes investimentos para tais otimizações. É preciso manter diariamente o foco em tais cuidados básicos, visto que o sucesso de uma loja nem sempre está diretamente ligado aos preços que esta tende a oferecer.
E você, tem alguma dica de cuidados e organização que deseja compartilhar com outras lojas? Compartilhe conosco nos comentários!
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