Oferecer um atendimento de qualidade é imprescindível para conquistar e fidelizar o cliente da sua Ótica. Mas, apesar de muito se falar em técnicas de atrair o cliente, em melhorar o atendimento e em encantar o cliente, existem alguns erros no atendimento que podem minar o seu número de vendas.
Confira no post de hoje 7 erros no atendimento ao cliente que você provavelmente não conhecia e veja ainda como evitá-los. Acompanhe:
Esse é um dos piores erros na hora de atender um cliente: não ser capaz de se colocar no seu lugar. Os clientes querem ser ouvidos atentamente! Querem ser atendidos com a devida qualidade que merecem. Para oferecer esse atendimento, é preciso entender quais são as suas reais necessidades.
Nesse sentido, criar uma boa impressão e agir de maneira que faça o cliente identificar por você, criando empatia, pode ser uma ótima estratégia. Uma vez que as pessoas têm a tendência de confiar mais em quem demonstra ter algo em comum com elas.
O vendedor precisa ouvir bem o cliente e entender o que ele realmente quer. Não adianta ficar falando sem parar, oferecendo um produto atrás do outro sem saber o que o consumidor realmente está procurando.
Lembre-se de que se o vendedor estiver falando demais, não tem como o cliente dizer o que realmente quer. Evite esse erro treinando o pessoal do atendimento para saber ouvir atentamente.
É preciso prestar atenção ao cliente desde o momento em que ele coloca os pés na loja para não errar na abordagem. Se o cliente entra com pressa e já vai direto a algum produto especifico, naturalmente ele já sabe o que quer e provavelmente quer ser atendido rapidamente.
Se o cliente entra devagar, observando tudo é bem provável que ele esteja com mais tempo e ainda não tenha certeza do que quer.
Algumas empresas erram feio quando acham que mandar e-mails de mais, ligar o tempo todo e encher o cliente de mensagens de texto pode estar realmente ajudando a vender melhor. Na verdade, quando não há limites, é bem provável que o cliente vá se estressar.
O cliente, é claro, gosta de ser comunicado sobre as novidades, gosta de sentir que é lembrado, mas sem exagero e sem demonstrar o “desespero” da parte da loja.
Uma negociação não deve ser feita de forma precipitada, pois nenhum cliente deseja se sentir pressionado. Perguntar, por exemplo, sobre qual seria a melhor forma de pagamento enquanto o cliente ainda não se imagina adquirindo o produto é uma forma fatal de comprometer o atendimento.
Nunca, jamais cometa o terrível erro de menosprezar um cliente. Não subestime o poder aquisitivo de nenhum cliente, julgando-o.
Se o cliente perceber isso, ficará extremamente chateado e pensará duas vezes antes de fechar negócio. Por isso nunca fale logo de cara sobre as condições de parcelamento sem saber se o cliente pode ou não pagar à vista, por exemplo.
A venda não termina quando o cliente paga pelo produto e vai embora. Existe ainda o processo de pós-venda, que envolve fidelizar o consumidor e fazê-lo voltar!
Você sabia que fazer estratégias de pós-venda sai muito mais barato do que as propagandas de pré-venda? Além disso, quando uma empresa conquista um cliente, ela ainda ganha um promotor do seu produto. É bem provável que ele recomende o seu produto a amigos e familiares!
Então, gostou das dicas para evitar erros no atendimento ao cliente? Aproveite para ler o nosso e-book com dicas de como oferecer um atendimento humanizado e empático na sua ótica. É gratuito!
A Black Friday já se tornou um marco no comércio brasileiro, oferecendo oportunidades valiosas para…
Todo ano, o comércio se transforma com as promoções da Black Friday, um dia que…
Seja sincero, você tem o hábito de cadastrar os clientes e receitas na sua ótica?…
Para manter uma ótica de sucesso, não basta apenas oferecer produtos de qualidade e ter…
Há 10 anos, nascia a primeira versão do ssOtica, uma plataforma que revolucionou a forma…
Um dos principais obstáculos que os donos de ótica enfrentam é conseguir manter uma constância…
Ver comentários
Bom dia .
Nada de novo. Tudo de muito importante. Vale sempre ser lembrado. Pequenos detalhes, às vezes esquecido.
Parabéns por boas lembranças. Esse é o diferencial
Atenciosamente, bh oiptical - Margareth
Ótimas dicas !
Obrigado
CASA DOS ÓCULOS LAVRAS