Blog ssOtica para óticas

5 erros de gestão fatais que você deve evitar em sua Ótica

2 min de leitura

Administrar uma ótica exige a adoção de uma visão integrada que começa desde a captação de clientes até o que acontece após a venda. Ainda assim, alguns erros de gestão acabam acontecendo e eles podem ser fatais para o seu negócio, já que levam também a uma perda de competitividade e atratividade.

Para evitar que o prejuízo, ou até mesmo o fechamento,  saiba como evitar cinco erros de gestão fatais para o seu negócio.

Não ter planejamento

Agir sem planejamento é fatal em sua ótica porque o ciclo de venda de óculos tende a ser um pouco maior. Como trata-se de um empreendimento com investimento elevado, as compras de um mesmo cliente geralmente são menos frequentes.

Por isso, é preciso ter planejamento para garantir que as finanças estejam sempre em dia, para captar clientes e fidelizar os atuais, para realizar vendas recorrentes e assim por diante.

Abrir mão do fluxo de caixa

Falando nas finanças, uma das ferramentas mais importantes para a gestão da sua ótica é o fluxo de caixa. Essa ferramenta é responsável por registrar todas as movimentações financeiras do negócio, de modo a identificar quais foram as entradas e saídas dentro de um determinado período.

Além de garantir mais controle financeiro, também te ajuda a conhecer melhor os ciclos da sua ótica e flutuação de caixa, por exemplo. Sem o fluxo de caixa, sua ótica pode acabar fechando as portas devido à falta de capacidade financeira.

Utilize nosso modelo gratuito na sua ótica clicando no banner abaixo!

Não fazer divulgação

A prospecção e a atração de clientes precisam ser feitas de maneira ativa, o que significa utilizar a propaganda como forma de atrair mais pessoas para o seu negócio. Assim, se você não divulga os serviços da sua ótica, menos relevante o seu negócio se torna.

Investir em uma fachada atrativa, em anúncios, propagandas e também em promoções são formas de atrair novos clientes e também de satisfazer quem já comprou os seus produtos.

Deixar de investir no pós-venda

Se o ciclo de vendas da sua ótica é longo, então o pós-venda é ainda mais indispensável para garantir que o seu cliente retorne. Quando você não investe nesse pós-venda, você abre espaço para o cliente procurar outra ótica e também desperdiça a chance de aumentar o faturamento.

Imagine, por exemplo, que um cliente comprou novo par de lentes para seus óculos. Uma atitude de pós-vendas poderia ser ligar para o cliente para conferir se tudo ficou como ele esperava. Essa preocupação com o que acontece após a venda gera impactos positivos no cliente, que se sente mais inclinado a se tornar fiel à sua ótica.

Veja nosso fazer o pós-venda perfeito e automatizado com nosso guia completo.

Ficar parado no tempo

Os óculos de hoje certamente não são os mesmos de dez anos atrás e a tecnologia empregada nas lentes atuais é bem diferente daquela de alguns anos. Do mesmo modo, a gestão de um negócio também não é mais como antigamente e pode envolver muito mais tecnologia e uma abordagem integrada.

Por isso, não cometa o erro de não utilizar recursos para melhorar a gestão, como os softwares, e também evite o erro de não oferecer tendências e produtos adequados para as novas necessidades dos clientes.

E você, já cometeu algum desses erros de gestão na sua ótica? Comente e compartilhe sua experiência conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>