Seja por falta de tempo, organização ou ainda por um certo comodismo com relação a situação atual, deixar de fazer controle financeiro da sua ótica pode trazer sérias consequências.
Quando o assunto refere-se a óticas, esta gestão financeira deve seguir o mesmo princípio de importância de modo a ser um dos pilares que sustenta todo o negócio. Para melhor reflexão sobre este assunto, separamos alguns pontos e dicas a serem avaliados. Acompanhe para conferir:
Normalmente quando empreendedores abrem uma ótica, estes estão cientes de que o lucro irá demorar alguns meses para começar a pagar todo o investimento realizado. Porém, ter um bom controle financeiro já nos primeiros passos da empresa, torna-se primordial para evitar erros e vícios de uma má gestão.
Logo, para que se possa obter uma visão futura a respeito do crescimento da ótica, o empreendedor deve utilizar como ferramenta principal o seu controle financeiro. Deste modo, ele saberá, por exemplo, quando poderá dar o próximo passo, quando terá quitado certos investimentos ou ainda, o quanto poderá investir em campanhas de marketing para sua ótica.
O Fluxo de Caixa é sem dúvidas uma das ferramentas mais importantes para administrar o setor financeiro de uma ótica. Por meio dele é possível cadastrar todas as entradas de capital, seja pelas vendas de produtos, serviços e demais contas a receber. Além disso, é possível cadastrar toda a movimentação de saída de capital da ótica. Alguns exemplos práticos disso são: as contas a pagar, os salários de funcionários, entre outras despesas.
Logo, com o fluxo de caixa o empreendedor consegue obter uma visão a respeito de como está a saúde financeira de sua ótica. Em caso de saldo negativo, é possível avaliar onde estão concentrados o maior volume de despesas e consequentemente realizar o ajuste conforme a disponibilidade da ótica.
Vale ainda ressaltar que o fluxo de caixa deve ser atualizado diariamente com base na movimentação da ótica. Assim, uma atualização rigorosa auxiliará o empreendedor a tomar decisões rápidas em seu negócio.
Agora que você conhece a importância do controle financeiro de sua ótica, utilizando o fluxo de caixa como ferramenta principal de gestão, conheça as principais falhas de uma má gestão financeira, que são:
Após conhecer as principais falhas da gestão financeira de uma ótica, se faz necessário conhecer os problemas ou consequências que uma má gestão financeira poderá causar. Alguns deles são:
Agora que você conhece as possíveis falhas e consequências da má gestão financeira de uma ótica, torna-se necessário evitar tais erros e seguir algumas recomendações. Algumas delas são:
Finalmente, é possível destacar que um bom controle financeiro é sem dúvidas um dos aspectos mais importantes para o sucesso de uma ótica.
Pode-se destacar ainda que pequenos detalhes podem fazer grandes diferenças para se gerenciar adequadamente a saúde financeira da sua ótica. Assim, a disciplina é sem dúvidas a palavra chave para ter um efetivo no controle das finanças de uma ótica. Somente aplicando ela, que você vai poder avançar os próximos passos sem passar por problemas financeiros.
E você, precisa de ajuda para controlar as finanças de sua ótica? Nós podemos te ajudar! Experimente o ssOtica por 07 dias grátis, sem riscos e cobrança. Você não pagará nada se não gostar!
A Black Friday já se tornou um marco no comércio brasileiro, oferecendo oportunidades valiosas para…
Todo ano, o comércio se transforma com as promoções da Black Friday, um dia que…
Seja sincero, você tem o hábito de cadastrar os clientes e receitas na sua ótica?…
Para manter uma ótica de sucesso, não basta apenas oferecer produtos de qualidade e ter…
Há 10 anos, nascia a primeira versão do ssOtica, uma plataforma que revolucionou a forma…
Um dos principais obstáculos que os donos de ótica enfrentam é conseguir manter uma constância…