Para quem deseja abrir uma ótica de sucesso, entender melhor o mercado é um fator essencial para a sobrevivência e êxito do novo negócio.
Mas, antes de tirar o sonho do papel, o empreendedor deve estudar os principais conceitos de gestão assim como normativas do setor para não correr risco de sofrer sanções.
Atualmente, uma ótica que não emite nota fiscal ou não tem uma ferramenta de gestão eficiente, por exemplo, pode ser vista como desorganizada e, assim, perde credibilidade e vendas com seu público.
Para não correr risco de errar antes mesmo de abrir uma ótica, leia nossas dicas que vão te ajudar desde o momento de escolher o nome até fidelizar clientes!
Não há como abrir uma ótica sem antes definir três tópicos: público-alvo, local e nome.
Ter claro para qual público deseja vender ajuda a nortear decisões desde o início da sua jornada empreendedora. Por isso, reserve um tempo para entender se você pretende focar em produtos mais populares ou luxuosos, seguir tendências ou se manter atemporal, conversar com público mais velho ou jovens, entre outros.
Com este ponto em mente, escolher um ponto comercial e definir um nome ficam mais simples. Em relação ao primeiro, procure um imóvel que esteja em uma região de acordo com o público que deseja conversar. Ademais, observe a facilidade de chegar até o local, pontos de estacionamento, acessibilidade para pessoas com deficiências e movimento da avenida.
Já em relação ao nome da sua ótica, não tenha medo de abusar da criatividade e considere algo que seja fácil de memorizar, assim há mais chances de cair na “boca do povo”. Outra linha interessante é usar nomes para homenagear alguém querido. Além de dar personalidade, ainda ajuda a dar peso para a história da sua ótica.
Ah, e não se esqueça de pesquisar se já não existe um concorrente com o mesmo nome ou outro similar. Ninguém quer ser confundido com um adversário, não é mesmo?
Outro ponto crucial para entender antes mesmo de abrir uma ótica é sobre as burocracias relacionadas ao negócio, como emitir nota fiscal.
De acordo com a lei, exceto firmas que se enquadram no regime de Microempreendedor Individual (MEI), todas as empresas são obrigadas a emitir nota fiscal de produto e também ao consumidor final. Óticas que não emitem este documento podem sofrer com multas e sanções do fisco como ter mercadorias apreendidas, por exemplo.
Emitir nota fiscal ajuda também a construir credibilidade frente ao público ao se mostrar uma empresa idônea.
Além disso, o setor óptico possui normas particulares que devem ser seguidas, como a de manter um livro de registro de receitas. Caso sua ótica faça vendas de lentes corretivas, será preciso ter um optometrista responsável por assinar o livro e estar em dia com a vigilância sanitária.
Se colocar no lugar do cliente ajuda a entender a importância de ter profissionais que entendam do mercado que atua.
Independente de qual seja seu público-alvo, o consumidor vai procurar sua ótica para cuidar de um problema de saúde e melhorar sua qualidade de vida. Sendo assim, o vendedor precisa conhecer sobre armações, diferentes tipos de lentes e tratamentos para poder instruir de forma correta e ganhar a confiança do cliente.
De acordo com a Pesquisa do Mercado Óptico 2022, óticas que oferecem treinamentos para suas equipes faturam mais e possuem ticket médio mais alto do que óticas que não investem em capacitação.
Por isso, busque sempre treinar você e seus colaboradores para as novidades do setor e relembrar técnicas de vendas. Atualmente, há várias opções de baixo custo e até mesmo gratuitas de estudo. Órgãos, como o Sebrae, possuem uma agenda de eventos voltada para pequenos empreendedores.
E, claro, o ssOtica possui mais de 100 materiais gratuitos para te ajudar nessa jornada.
O ditado “comunicação é a alma do negócio” não existe por acaso. Com o mercado cada vez mais competitivo, quem consegue ser lembrado pelo seu público, se coloca na frente dos concorrentes.
Uma boa estratégia de comunicação abarca estratégias não só para atrair nova clientela, como também para fidelizar os antigos. Ou seja, é possível se manter presente em todas as etapas da jornada de compra do seu público.
E para fazer isso, há um leque de canais para atuar, desde as mídias mais tradicionais como rádio, até as mais modernas como Whatsapp. Entenda quais canais são mais populares com seu público e defina um objetivo para cada campanha para, assim, obter o melhor resultado.
Pensando nisso, algumas dicas essenciais de comunicação para quem quer abrir uma ótica de sucesso são:
Qual outra ação você considera fundamental na hora de conversar com seu público? Deixe sua resposta nos comentários!
Independente do tamanho da ótica, o gestor precisa lidar com um volume grande de informações. Desde a situação do estoque, gestão de despesas, ordens de serviços ativas até controle de receitas oftalmológicas e relatórios de vendas.
Tentar fazer a gestão de tudo isso de forma manual abre muita margem para erros, além de ser bastante cansativo, não é mesmo? Por esta razão, optar por uma forma de organização mais eficiente desde o começo pode resultar em economia e um maior faturamento em menos tempo.
E adotar um sistema de gestão específico para óticas é, sem dúvidas, a melhor solução. O ssOtica, por exemplo, possui recursos para tornar a vida do dono de ótica mais fácil como emissão de nota fiscal e livro de registro de receitas dentro do próprio sistema.
Além disso, todas as informações ficam seguras pois são guardadas na nuvem. Ou seja, mesmo que seu computador ou celular estrague, todos os dados da loja ficarão protegidos.
E você também pode programar campanhas de marketing, manter histórico de clientes, fazer toda a gestão de estoque e caixa e emitir diversos relatórios que vão auxiliar no sucesso da sua ótica.
O ssOtica é o software líder do mercado óptico pois consegue reunir toda a gestão da ótica em um só lugar. Faça um teste gratuito e veja os benefícios em primeira mão!
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