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Como fazer campanhas de marketing e pós-venda com o WhatsApp

3 min de leitura

O WhatsApp tem mais de 120 milhões de usuários só no Brasil. Isso faz dele o aplicativo mais usado pelos brasileiros para a troca de mensagens. E é justamente por estar no dia a dia de tantas pessoas que surgiram as estratégias de marketing e pós-venda pelo WhatsApp. Junto com isso, nasceu também a versão Business, uma ferramenta que ajuda as empresas a se comunicarem com seus clientes.

E um bom exemplo de ação de marketing pela plataforma foi o WhatsCook, da Hellman’s. Os clientes enviavam uma foto dos itens na geladeira e chefs de cozinha convidados criavam receitas com os ingredientes disponíveis. Pelo WhatsApp, o cliente era orientado sobre como preparar a receita. A campanha gerou 13 mil inscrições e 99,5% de aprovação pelos consumidores da marca.

Mas você está se perguntando como fazer isso na sua ótica? Por isso, a primeira coisa a entender é a importância de usar o canal. Ele ajuda a criar uma relação de proximidade, familiaridade e comodidade com seu público, como mostra o exemplo. Portanto, isso pode afetar positivamente o retorno financeiro da sua ótica. E existem ações simples, como mensagens em datas comemorativas e perguntar como ele se adaptou aos óculos.

Relacione com seus clientes além da ótica

Sendo assim, a seguir, listamos algumas formas de trabalhar o marketing e o pós-venda pelo WhatsApp na sua ótica, do jeito que você consegue fazer. Lembre-se de enviar mensagens de forma pessoal, ter uma estratégia de envio e uma equipe dedicada ao atendimento pelo canal. Feito? Vamos às dicas.

Ofereça comodidade aos seus clientes

Comece oferendo atendimento e respostas a dúvidas pelo WhatsApp. Depois, divulgue suas campanhas, promoções e benefícios direto pela plataforma. Como está sempre na mão das pessoas, a taxa de abertura de uma mensagem é de 70%. Com isso, as chances de converter uma venda também são altas. Dessa forma, use isso a seu favor e mostre ao seu público que ele fica sabendo primeiro sobre as ações da sua ótica. Isso dá uma sensação de exclusividade e mostra que sua loja pensa nele.

Saiba mais sobre como fazer o whatsapp marketing na sua ótica clicando aqui.

Crie mensagens atraentes

Você pode abusar das ferramentas do WhatsApp para criar mensagens mais pessoais e próximas. Com a possibilidade de envio de mídias, como imagem, vídeos, GIFs e figurinhas, dá para tornar sua comunicação mais atrativa. Para isso, entenda o perfil de seus clientes e faça um planejamento de envios. Se sua mensagem for passada e o público gostar, pode começar a interagir. E isso também aumenta as chances de vender mais.

Envie promoções e descontos

Uma forma eficiente, e que você já conhece, de impulsionar as vendas é fazer promoções. Vale também para o marketing pelo WhatsApp. Você pode criar descontos especiais para quem usa a plataforma, por exemplo. Ou apenas usá-la para informar sobre chegadas de novos produtos, divulgar promoções e enviar descontos para aniversariantes. Afinal, o que importa é pensar em mensagens que estimulem a venda, graças à alta taxa de abertura do WhatsApp. Ou seja, com promoções divulgadas de forma tão prática, seu cliente pode até enviar para os conhecidos. E você sabe que isso pode significar mais vendas e mais proximidade com o público.

Mostre que você não se esquece de seu cliente

Talvez essa seja a ação mais simples e a mais importante: envie mensagens em datas importantes. O aniversário, o Dia da Mulher, das Mães e dos Pais, bem como mensagens de conscientização sobre Outubro Rosa ou Novembro Azul. Isso mostra que você se lembra e se preocupa e os clientes dão valor a essa relação próxima das lojas. Além disso, faz com que também se lembrem de você na hora de decidir por novos óculos. Para que seja eficiente, use os dados do seu sistema de gestão e crie alertas de envios de mensagens.

Conclusão: faça marketing e pós-venda pelo WhatsApp

Não dá para negar a presença que o WhatsApp tem na vida dos brasileiros, não é? Das pessoas que possuem smartphones no país, 96% usam o aplicativo. E, como você viu no texto, dá para usar isso a favor dos negócios. Crie seu canal no Business, integre com seu sistema de gestão para óticas e planeje a melhor estratégia.

E com o ssOtica, você faz isso e ainda pode ativar alertas de aniversários e receitas vencidas. Usando as duas plataformas juntas, você fará sucesso com os clientes e crescerá suas vendas. Que tal começar agora mesmo?

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