Com certeza, você já viu muitos produtos por aí com código de barras, não é mesmo? Mas você sabe, na prática, o que é e qual é a importância dessa ferramenta para as óticas?
O código de barras é uma sequência de números responsáveis por identificar um determinado produto. Ele é, para as mercadorias, o mesmo que o RG é para um brasileiro: um registro único. Sendo assim, cada produto recebe uma série numérica diferente baseada em suas características e particularidades.
Essa ferramenta traz muitas vantagens competitivas por causa da sua padronização e de como permite o reconhecimento automático dos produtos.
Por isso, para demonstrar a sua importância para as empresas do segmento óptico, destacamos 6 ganhos que a sua loja pode ter ao adotar o uso do código de barras. Confira!
A primeira vantagem competitiva que vale a pena destacar é a agilidade. Uma ótica tem uma rotina sempre muito corrida e cheia de atividades. Por isso, o código de barras é uma opção para facilitar esse dia a dia tão intenso.
Adotar o uso dessa ferramenta é uma forma mais rápida de identificar os produtos dentro da loja. Dessa forma, o atendimento ao cliente se torna, automaticamente, mais simples e ágil. Sendo assim, não será mais necessário procurar manualmente as informações dos itens no sistema.
Além disso, o código de barras permite registrar automaticamente no sistema de gestão a entrada e a saída de mercadorias. Dessa forma, é possível evitar que informações inconsistentes atrapalhem tanto o setor de compra quanto de vendas da loja.
Para utilizar o código de barras na ótica não é necessário fazer grandes investimentos. O custo é bastante acessível e de fácil implementação, por ser uma ferramenta difundida no mercado.
Por ser fácil de usar, ela pode ser implantada sem a necessidade de treinamentos ou capacitações.
Outro ponto favorável é o fato de que a atualização das informações é feita em tempo real. Por isso, basta apenas alterar o cadastro dos produtos no sistema para que o código de barras seja atualizado.
Outra vantagem competitiva é a segurança que isso traz para os processos internos da ótica. Um dos problemas mais comuns na rotina das lojas que ainda utilizam processos manuais é o erro de digitação por parte dos colaboradores.
Esse tipo de erro diminui consideravelmente com o uso de código de barras para identificar seus produtos. Com o leitor certo, é possível ter a garantia de que o reconhecimento dos código de barras será feito corretamente.
Ou seja, essa tecnologia minimiza falhas e torna o processo de controle e registro das informações mais eficiente.
No cenário perfeito você com certeza deve saber que o ideal é padronizar todos os produtos, certo?
Porém, nem sempre essa é a realidade das empresas do segmento ótico. Isso pode acontecer por diversas razões: desde a dificuldade de encontrar a melhor forma de padronização até tempo e mão de obra para realizar essa tarefa.
É muito mais fácil padronizar todas as mercadorias da sua loja Com o código de barras fica. Com isso, é criado um layout fixo, baseado em modelos padrão, que pode ser aplicado em todos os produtos.
Muitos especialistas no assunto consideram que essa é uma das mais importantes vantagens competitivas dessa ferramenta. A implementação dela é capaz de ajudar no funcionamento e na comunicação entre os diferentes setores da loja, especialmente o estoque e a área de vendas.
Ao identificar as mercadorias dessa forma, é possível, por exemplo, saber exatamente a quantidade de produtos que saiu do estoque. Ou ainda acompanhar quantos produtos foram vendidos ao longo da realização de uma promoção.
Usar o código de barras ajuda na redução de custos e, principalmente, otimiza o tempo das pessoas que trabalham na loja. Isso acontece por causa de dois motivos.
A queda no índice de retrabalho ligado ao trabalho manual é o primeiro deles, uma vez que os dados são atualizados automaticamente. O segundo é a diminuição de falhas humanas que podem impactar no gerenciamento de estoque da ótica.
Usar o código de barras pode ser um diferencial e tanto da sua ótica frente aos concorrentes. Além disso, impacta diretamente no jeito como os consumidores veem a sua marca.
Estar atento à qualidade de todos os processos para seu bom funcionamento é uma ótima maneira de se destacar no mercado. Afinal, quem se torna cliente de uma loja que não oferece uma boa experiência de compra?
Por causa disso, as vantagens competitivas de usar o código de barras podem beneficiar a sua ótica. Ela otimiza a rotina de trabalho e ajuda a oferecer um atendimento cada vez melhor e mais eficiente ao cliente. E isso, naturalmente, reflete no sucesso da empresa.
E então, gostou de conhecer quais são as principais vantagens que o código de barras oferece para as óticas? Quer utilizar essa ferramenta no seu negócio?
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