All Rights ReservedVer na versão AMP
  • Home
  • Vendas
Categorias: Vendas

Como calcular o preço dos produtos na sua ótica

17/08/2021 5:20 pm
4 min de leitura

Não há como negar que preço é um dos principais fatores de decisão pra cliente. Mas apenas decidir vender barato não é a solução. É preciso levar em consideração diversos fatores antes de bater o martelo quanto ao preço de venda, como o custo que sua loja arcou para colocar aquele item na vitrine.

Alguns desses fatores determinam a qualidade de seus produtos, como optar por bons fornecedores. Já outros definem a lucratividade e produtividade da sua loja, como o cálculo de custo levando em consideração sua margem de lucro.

Para ajudar na tarefa da precificação na sua ótica, listamos os principais conceitos que permeiam esse assunto. Assim, você formará um preço justo, garantindo seu lucro e eliminando dor de cabeça com perdas nesse processo.

[Banner_Trial_Demonstracao_Gratuita]

Que fatores considerar ao definir o preço dos produtos?

Antes de tudo, preste atenção nos detalhes da sua operação antes de começar a calcular o preço de um produto. Primeiro, avalie de todos os custos envolvidos ao oferecer seus itens: fornecedores, matérias-primas, aquisição e a mão de obra.

O segundo é colocar na ponta do lápis todas as despesas da loja, ou seja, todo o valor gasto para colocar as mercadorias a vendas. As despesas podem ser fixas, como energia, internet e salário dos funcionários, ou variáveis, como taxas de cartões e gastos com ações promocionais. Aqui vale ressaltar que a tributação deve ser considerada ao definir o preço de venda dos seus produtos.

Por isso, se você ainda não fez um levantamento minucioso dos custos e despesas da sua ótica, você pode estar perdendo dinheiro!

Outro aspecto a ser levado em consideração é o mercadológico. O equilíbrio entre preço de mercado e o valor calculado é imprescindível para que sua ótica atenda aos critérios de competitividade.  Então, não deixe de estar atento aos preços praticados por concorrentes para evitar oferecer produtos com preços destoantes do mercado.

O que é preço de venda e qual a melhor forma de chegar a ele?

Depois de considerar os itens fundamentais, você precisa entender o que é o preço de venda e como ele é constituído.

Preço de venda é o valor que sua ótica vai cobrar dos seus clientes. Ou seja, ele deve ser suficiente para arcar com custos, despesas e ainda gerar lucro em cima de seus produtos.

Por isso, ao definir o preço dos produtos, você precisa fazer uma conta básica. E é ela que vai te ajudar a chegar no valor competitivo certo, atraindo clientes e concretizando vendas.

Assim, a formação do preço de venda dos produtos da sua ótica deve obedecer a fórmula:

 

Com esse cálculo, você chegará a um valor que será o suficiente para bancar todas as suas despesas, custos e ainda garantir retorno, por meio do lucro sobre cada produto. Faça sempre uma comparação com o preço de venda ao qual você chegou com os valores do mercado e da concorrência. Isso é fundamental para garantir a sua competitividade e conquistar novos clientes.

Além disso, leve em consideração a qualidade do serviço que está sendo oferecido na sua ótica. Pense em todas as vantagens que sua loja consegue oferecer, por exemplo: atendimento diferenciado dos demais, investimento em bons equipamentos e decoração, brindes e cortesias, pós-venda organizado, entre outros. Afinal, todos esses fatores agregam valor para sua loja, e por consequência, seus produtos.

Juntando todos esses fatores, é possível enxergar duas bases para a definição do preço de venda do produto da sua ótica: a análise dos componentes internos como o ponto principal da definição de valor, como despesas e custos, e a pesquisa com base no que é praticado no mercado, levando em conta aspectos maiores, como concorrência e público. O ideal é que haja equilíbrio entre os dois estágios.

Conclusão: use um sistema de gestão como parceiro

Enfim, vimos como a definição do preço dos produtos é um fator chave para o sucesso da sua ótica. Na fórmula apresentada, vemos como cada item fundamental se encaixa no processo de precificação dos produtos. Quando há confusão ou negligência ao levantar dados de custos e despesas, toda a lucratividade do seu negócio fica comprometida.

E, como sabemos, manter uma boa margem de lucro é que vai definir a prosperidade e a sua saúde financeira do seu negócio. Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre como precificar seus produtos da maneira certa para garantir lucro, leia nosso guia completo sobre o assunto.

Além do guia, um sistema de gestão especializado para óticas pode ser seu parceiro na definição dos próximos passos. Com as informações que ele apresenta sobre vendas e lucratividade, você poderá sempre avaliar novamente o preço de venda e redefini-lo quando necessário.

Com o ssOtica, você controla e organiza todas as informações que são imprescindíveis para a lucratividade da sua ótica. Nele você pode registrar os dados das vendas da sua ótica e tem acesso a relatórios que vão te ajudar a determinar um preço competitivo e justo para os produtos da sua loja. Experimente organizar sua ótica com um sistema.

Gostou da nossa dica? Nos conte como você determina o preço dos produtos da sua ótica nos comentários.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Como os clientes conhecem sua ótica? Saber a origem dos clientes faz toda a diferença!

Aprenda a mapear os motivos de perda de venda na sua ótica

Saiba como promover a marca da sua ótica

Veja como melhorar as vendas por indicação na sua ótica

Pedro Medeiros

Próximo Juros e Multas: Aprenda a calculá-los na sua Ótica »
Anterior « Veja como automatizar o pós-vendas da sua ótica com o ssOtica

Ver comentários

  • Fabiana Diz:
    20/01/2018 at 9:17 pm

    Me interessei

    • Evellyn Emidia Diz:
      22/01/2018 at 2:00 pm

      Oi Fabiana, que bom que se interessou. Te mandei um e-mail com mais informações. ;)

  • Edno Clem Filho Diz:
    23/02/2018 at 3:25 pm

    Interessante! Prático!

    • Evellyn Emidia Diz:
      26/02/2018 at 9:12 am

      Oi Edno, que bom que gostou do nosso conteúdo. Continue conosco, pois sempre temos novidades por aqui! ;)

  • Narciso Santana Diz:
    03/04/2018 at 11:01 pm

    Gostaria de ter uma base de preço de um óculos com lentes foto cromática

    • Evellyn Emidia Diz:
      04/04/2018 at 1:27 pm

      Oi Narciso, os valores desse tipo de lente irão variar de região para região. Por isso, sugiro que verifique essa informação nas óticas da sua cidade/região. ;)

  • Adriele Diz:
    04/06/2019 at 6:48 pm

    Que bacana! Me interessei

    • Thaís Fernandes Diz:
      10/06/2019 at 9:12 am

      Oi, Adriele! Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo! Caso deseje saber mais informações sobre o ssOtica, basta clicar aqui :)

Deixe seu comentário
Share
Publicado por
Pedro Medeiros
Tags: atender bem o seu clienteaumentar as vendascálculo de preço em óticaControle Financeirofidelizar clientesfluxo de caixainadimplenciaprecificaçãopreço de produtos em óticasprograma para óticas
17/08/2021 5:20 pm

    Post Relacionado

  • Por que ter um Programa de Indicação e sua Ótica?
  • Tendências de Consumo no Mercado Óptico
  • Como conquistar clientes na volta às aulas com sua ótica

Posts recente

  • Clientes e receitas

NPS e CSAT para Óticas : Qual a diferença e como aplicar

O sucesso de uma ótica não depende apenas da qualidade dos produtos vendidos, mas também…

23/06/2025
  • Gestão

Como o ssOtica transforma a gestão de funcionários na ótica

Quando falamos a palavra comunicação, qual a primeira coisa que te vem à cabeça? Segundo…

16/06/2025
  • Dicas

Por que ter um Programa de Indicação e sua Ótica?

Quando você encontra uma loja que gosta, geralmente conta para todos os seus amigos e…

05/06/2025
  • Financeiro

O que é DRE gerencial?

Um dos principais deveres do empreendedor é entregar o Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE)…

28/05/2025
  • Dicas

Feiras do mercado óptico: conheça os principais eventos desse segmento

Para empreender no ramo óptico não basta apenas abrir uma loja. É necessário estar atento…

23/05/2025
  • Fiscal

Como fazer orçamento online na sua ótica

Como sua ótica faz orçamentos para clientes? Fazer cotações com caneta e papel é a…

16/05/2025
All Rights ReservedVer na versão AMP