5 dicas para contratar os melhores profissionais para sua ótica

veja essas dicas para contratar os melhores profissionais para sua ótica.

Profissionais envolvidos na árdua tarefa de selecionar e contratar pessoas para atuarem no departamento de vendas de uma ótica, precisam aprender técnicas diferenciadas dos seus concorrentes. Abandonar o pensamento ortodoxo de seleção de RH e inovar no processo, trará consequências positivas, pois muitos candidatos estão acostumados com as semelhanças entre as técnicas de entrevista e recrutamento. Então vamos às dicas que ajudarão no processo de contratar para ótica estes profissionais.

Controle suas vendas com o ssOtica

1. Tenha cuidado ao analisar o currículo dos candidatos

Ao analisar o currículo das pessoas procure não ser restritivo no quesito ‘experiência anterior’. Não há necessidade em dar preferência às pessoas que já tenham trabalhado em óticas, porque cada loja possui sua cultura. Além disso, é bom investir no treinamento de funcionários que cheguem a uma ótica sem vícios e sem bagagem, a fim de se evitar comparações do tipo: “Ah! Lá onde eu trabalhava era assim, tinha tal coisa, etc”.

Ter tido experiência anterior de contato com o público sim, é válida, mas em ótica não é imprescindível. Até mesmo candidatos sem experiência merecem crédito, caso apresentem as características que discutiremos nos itens 2 e 3.

2. Invista em candidatos que enxergam longe ao contratar para ótica

Pergunte para o candidato onde ele quer estar em um ano, dois e três anos. Se ele se embaraçar, gaguejar, ou não tiver planos de curto, médio e longo prazos, ele não é um dos melhores profissionais para se contratar para uma ótica. Um bom profissional tem metas que o guiam.

Os que conseguem “enxergar longe”, que sabem o que querem e para onde estão caminhando, são pessoas preciosas. Não se contente com respostas do tipo: “Daqui a um ano eu quero estar bem”. “Estar bem” não é uma resposta satisfatória. Fuja dos candidatos que tentam se sair bem com respostas improvisadas e evasivas.

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

3. Aposte na diversidade etária de sua equipe

Busque mesclar em seu time pessoas jovens, maduras, e porque não, pessoas com mais idade e experiência. Os jovens ensinam aos mais velhos e vice-versa. O clima de troca de experiências oferece um ambiente interessante de trabalho.

O seu time vivenciará experiências diárias e desafios profissionais e pessoais muito interessantes. Por isso, não julgue os candidatos mais velhos e nem os mais novos sem testá-los adequadamente.

4. Faça perguntas sobre a vida pessoal e investigue as redes sociais

É lícito querer saber como se comporta o candidato dentro e fora das redes sociais. Verifique se eles possuem perfis ativos no Facebook, analise o teor das mensagens e das fotos que são compartilhadas. Pergunte também o que ele gosta de fazer, além de ficar nas redes sociais.

O profissional que possui um perfil que interage com as pessoas, mas que dá importância aos encontros reais, mostra uma sociabilidade e capacidade de se relacionar com as pessoas tendo contato “olho no olho” maior, o que faz muita diferença no trabalho.

O funcionário de uma ótica precisa ter uma boa percepção na hora de atender clientes que procuram por armações e óculos que combinem com seu biótipo, com suas características físicas e de personalidade.

5. Seja um entrevistador com “Olhos de Águia”

Termine a entrevista com um pequeno teste perguntando se o candidato poderia assumir, imediatamente, durante 30 minutos, a tarefa de atender a clientela na loja e o avalie. Não forneça instruções. Perceba se ele interagirá com os outros vendedores, pois um excelente profissional de vendas tem o conhecimento, que uma das coisas mais importantes é saber trabalhar em equipe.

Avalie a simpatia, interação, sinergia, se ele é curioso, se mostra a habilidade de querer aprender. Atender ao cliente neste teste é o que menos importa. Os candidatos que apenas se concentrarem nisso, sem tentarem buscar interação com a equipe veterana, sem obter informações básicas sobre os produtos e a loja, não são os melhores para se contratar para ótica.

E você? O que achou das nossas dicas? Já utilizou alguma delas ao contratar para a sua ótica? Deixe suas observações nos comentários. Vamos discutir e aprimorar nossas experiências, pois é a partir do compartilhamento de ideias que os procedimentos e as pessoas evoluem!

Visite nossa sessão de materiais ricos e exclusivos para ópticas
ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 22 respostas

  1. Elder says:

    Ótimas dicas, muito proveitoso, parabéns.

    • =) obrigado pelo seu feedback Elder!

    • gelso da silva says:

      gostei muito.
      obrigado

  2. cassiano says:

    Muito bom, esse é um erro comum que vejo acontecer nas óticas, erro de contratação….seu artigo é de grande ajuda, parabens!

  3. Ivan says:

    Muito boas e super atuais onde de fato estamos aplicando algumas delas!

    Particularmente adotamos a estratégia de seleção permanente…dando a chance p aos que tem resultados ruins e ou inferiores na equipe, de refletirem e reagirem diante de maus resultados auferidos.

    Contratar demoradamente e demitir rapidamente são desafios também!

    • Roberto Viana says:

      Olá Ivan,

      Obrigado pelo feedback.
      Qualquer dúvida, estamos a disposição!

  4. Edmilson says:

    Muito bom, estava precisando casualmente ler isto hoje! Abraço

  5. José de Ribamar Pinto says:

    São interessante as dicas vou coloca-las em pratica !!

  6. Sandro says:

    Parabéns pela dica, o recrutamento é uma das fases mais importantes!

  7. Marcos Amaral says:

    Ótimas dicas. Muito interessante mesmo.

  8. Emerson Santana says:

    Ótimas dicas. Artigo de grande serventia. 🙂
    Parabéns..

    • Obrigado Emerson! Que bom saber que nossas dicas estão sendo aproveitadas para você!

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>