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Como cultivar um bom relacionamento com fornecedores?

4 min de leitura

O que você faz para manter um bom relacionamento com os fornecedores da sua ótica? A verdade é que fazer isso proporciona grandes benefícios para o seu comércio, podendo ser um fator-chave para o crescimento do negócio no mercado. 

Sendo assim, neste texto, confira detalhes sobre quais são as vantagens que a sua empresa colhe por cultivar uma relação com os parceiros. Além disso, veja 4 dicas de como você pode fazer isso na prática.

Qual é a importância de um bom relacionamento com fornecedores?

O bom relacionamento com fornecedores é essencial para garantir o sucesso da sua ótica. Isso acontece porque o fornecimento de materiais impacta diretamente no funcionamento da loja e na oferta disponibilizada para os clientes.

Só para exemplificar, essa questão afeta a formação do preço final dos produtos e a definição dos prazos de entrega. Além disso, garantir uma quantidade mínima de itens em estoque é fundamental para criação de promoções, ou até mesmo, para as transações recorrentes do dia a dia. 

Porém, é importante ressaltar que para conquistar benefícios atrativos para sua empresa, não basta apenas garantir a existência de fornecedores, é necessário cultivar um bom relacionamento com parceiros. 

Veja algumas das vantagens competitivas que a sua ótica pode conquistar por fazer isso: 

  • Flexibilidade de pagamentos: o bom relacionamento muitas vezes resulta em melhores condições de pagamento, por exemplo, maior variedade de métodos disponíveis ou prazos mais atrativos;
  • Novidades: quando surge uma novidade no mercado óptico, é comum que os parceiros avisem primeiro aqueles com quem mantêm uma boa relação. Dessa forma, isso cria uma oportunidade que a sua ótica consiga sair na frente da concorrência;
  • Confiança: quando um relacionamento é bem cultivado, com o passar do tempo, a tendência é aumentar a confiança entre as partes. Isso pode ser de grande ajuda caso em algum momento a sua loja necessite fazer um pedido específico que fuja do padrão ou tenha alguma emergência.

Em vista disso, confira o que você pode fazer para desenvolver e manter um bom relacionamento com os fornecedores da sua ótica. 

4 dicas para ter um bom relacionamento com fornecedores de sua ótica

Veja 4 sugestões práticas que vão ser de ajuda para cultivar um bom relacionamento com os fornecedores da sua ótica. 

1-Faça uma boa escolha

O primeiro passo para garantir um bom relacionamento com o fornecedor, seja de armações ou laboratórios, começa com a escolha do parceiro certo. Afinal, é preciso que vocês estejam em harmonia quanto às expectativas antes de fechar qualquer negócio. 

Nesse caso, o ideal é fazer um planejamento, escolhendo alguns possíveis fornecedores a fim de comparar as opções e descobrir qual é a que melhor se adapta às necessidades da sua ótica. 

Confira também o e-book: “Planejamento estratégico para óticas!”

Para isso, é fundamental pesquisar sobre o nível de confiabilidade da empresa no mercado. Nesse sentido, você pode conversar com outras lojas que ela já atendeu e verificar a existência de processos judiciais

Além disso, se possível, também é recomendado que visite as instalações para conhecer como funciona o local de trabalho no dia a dia e o grau de organização. 

Após tomar uma decisão, a sugestão é que comece com pedidos pequenos a fim de testar na prática o fornecimento de materiais antes de fazer grandes investimentos que poderiam trazer prejuízos. Gradualmente, conforme a confiança for crescendo, os pedidos também vão aumentando de tamanho. 

2-Tenha uma boa comunicação

Nenhum tipo de relacionamento sobrevive se não houver comunicação adequada, o mesmo acontece no mundo dos negócios. Por isso, se você quer cultivar uma boa relação com fornecedores, é necessário dar uma atenção especial a esse aspecto. 

Você pode fazer a sua parte por buscar se comunicar de forma efetiva e amigável. Entre outras coisas, isso engloba: 

  • Ser simpático e empático durante o trato com outros;
  • Falar de modo claro o que você precisa;
  • Dar feedbacks regulares sobre o serviço prestado.

Já no caso do fornecedor, é essencial que a empresa seja acessível. Por exemplo, que comunique rapidamente qualquer problema que surgir em alguma demanda e esteja disponível para atender à ótica e tirar quaisquer dúvidas. 

Antes de fechar uma parceria, sempre observe quais são os meios de contato disponibilizados e verifique a prontidão no atendimento. Afinal, você precisa ter certeza que vai conseguir falar com os fornecedores se surgir alguma emergência. 

3-Seja transparente nas negociações

A verdade é que nenhum fornecedor é capaz de adivinhar quais são as demandas da sua loja. Por isso, para que tudo ocorra da melhor maneira possível, é necessário que você seja sempre transparente durante as negociações. O que isso significa na prática?

 

De forma simples, isso quer dizer que você precisa ser objetivo e sincero ao comunicar suas demandas e ao avaliar o serviço de fornecimento prestado para o comércio. 

Ou seja, o parceiro precisa saber exatamente qual é o papel dele para que a sua ótica funcione adequadamente. Nesse sentido, é importante deixar claro suas expectativas relacionadas a: 

  • Prazo de entrega
  • Qualidade dos materiais
  • Formas de pagamento
  • E assim por diante.

Outro fator importante é não deixar de mencionar de forma educada os aspectos que estão causando insatisfação. Afinal, talvez o problema não tenha sido notado pela outra parte, então, é preciso comunicar para que se consiga alcançar uma solução.

4-Valorize o custo-benefício

Por último, é importante dizer que a manutenção do relacionamento com fornecedores depende do custo-benefício. Em alguns casos, pode ser que não faça sentido manter uma parceria, sendo mais indicado procurar outra empresa para fornecimento de materiais. 

É válido ressaltar que o valor pago ao fornecedor influencia na construção do preço final dos produtos vendidos na ótica e afeta a lucratividade do negócio.

Por exemplo, se a sua loja vender por valores muito mais altos que a concorrência, talvez não conquiste muitos clientes. Por outro lado, se praticar os preços médios do mercado, mas pagar mais caro pelos materiais, o retorno financeiro pode ter uma queda significativa. 

No entanto, é claro que é necessário levar em consideração o conjunto de serviços oferecidos pelo parceiro, já que isso pode até mesmo servir como um diferencial a ser praticado pelo comércio. 

Só para exemplificar, talvez a qualidade do material seja destacável ou a agilidade de transporte permite que a ótica faça entregas muito mais rapidamente do que as lojas da redondeza. Todos esses fatores podem fazer com que o custo-benefício seja mais atraente, compensando manter o relacionamento com o fornecedor. 

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Myllena Martins

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