All Rights ReservedVer na versão AMP
  • Home

4 passos simples para escolher um nome para ótica

17/07/2020 7:44 am
3 min de leitura

Apesar de parecer simples, escolher um nome para ótica não é uma tarefa fácil. Ter consciência da importância que essa escolha tem para a construção da sua marca nem sempre torna as coisas mais fáceis.

A escolha de um nome para Ótica é um dos primeiros passos para quem está começando no segmento. Se você está passando por essa decisão, é provável que você já tenha até mesmo começado uma lista, mas não tem certeza se os nomes que você tem em mãos são, de fato, boas opções. Ou, talvez, você esteja encarando uma folha em branco e não saiba se quer por onde começar.

Em qualquer que seja o seu caso, este artigo irá te ajudar a organizar seu processo criativo, direcionar seu olhar para identificar as opções de nomes mais interessantes e depois entender quais são os critérios que tornam suas escolhas viáveis ou não.

Para facilitar, organizamos as informações em um passo a passo para que, ao final do processo, você esteja seguro e satisfeito com o nome escolhido para a sua ótica. Vamos lá!

1º – Levante ideias de nome para Ótica

O brainstorm, também conhecido como “tempestade de ideias”, serve para destravar a mente em busca de associações diferentes do padrão. Ele é uma sequência de ideias, conceitos e pensamentos relacionados ao tema a ser trabalhado ou problema a ser resolvido.

A principal regra do brainstorm é espontaneidade. Expresse as ideias do jeito que vierem à mente, sem limitações. Deixe que uma ideia sirva de gatilho para a outra. Você pode fazer esse processo sozinho, no entanto, ele pode render mais e trazer excelentes resultados se compartilhado com mais pessoas.

Na criação de um nome para ótica, você não precisa, num primeiro momento, se propor a fazer uma lista de opções. Em vez disso você pode dizer ou escrever o que vem à mente quando você pensa em relação a saúde dos olhos, sobre óculos ou seus benefícios. O que importa nessa fase não é a qualidade das ideias e sim o fluxo. Concentre-se por cerca de uma hora nessa tarefa e depois descanse.

2º – Relembre seus objetivos e diferenciais

Aonde você quer chegar com o seu negócio? O que você pode oferecer de diferente para o seus clientes? Como você quer ser visto pelo mercado? O que você quer que as pessoas sintam ao entrarem na sua Ótica? Que mensagem você quer passar?

É preciso ter as respostas dessas perguntas bem frescas na cabeça. Assim você irá encontrar um nome para ótica que combine e reforce tudo isso ou que pelo menos não contradiga o direcionamento que você traçou para a sua loja.

3º – Crie associações e faça uma lista

Mente aquecida e objetivos relembrados, é hora de partir para a criação de uma lista de nomes, efetivamente.

A essa altura, é provável que você consiga naturalmente juntar os pontos. Mas se tiver alguma dificuldade, uma solução usar um quadro ou folha de papel para escrever ideias soltas sobre o tema de um lado e seus objetivos e diferenciais do outro. Assim você poderá encontrar associações entre eles. A partir disso, fica mais fácil tirar possíveis nomes.

Existem alguns truques que podem facilitar seu caminho até o nome para Ótica perfeito:

  • Insira informações relacionadas ao tema, como visão, olhar, olhos, óculos e outros.
  • Usar o nome da rua, bairro, região, cidade, estado etc. Exemplos: Ótica Marechal, para uma loja na Rua Marechal Deodoro. Ótica Centro da Visão, para uma loja no Centro da Cidade. Minas Ótica, para uma loja em Minas Gerais.

Siga essa linha de raciocínio até chegar a uma lista com diferentes nomes que te agradam e ajudam a transmitir o que você quer passar.

4º – Peneire e faça a escolha do nome

Com a lista em mãos, é hora de verificar se os nomes que você tem atendem a alguns critérios básicos:

Sonoridade, pronúncia e escrita – o nome é fácil de memorizar? É fácil de ler? A forma como se escreve é a mesma de como se fala? Se a resposta para alguma dessas perguntas for não, repense e avalie se vale a pena ter um nome para Ótica que não é facilmente assimilado pelo público e por seus funcionários.

O nome funciona online? Ter presença digital pode ajudar muito na construção de marca e no relacionamento com os clientes. Por isso, pense se os nomes que você listou ficarão bem em um endereço de site, perfil de rede social ou até mesmo em hashtags.

Concorrência e Registro – Faça uma busca online para descobrir se algum outro dono de ótica teve a mesma ideia que você. Caso encontre alguém que já usa o nome que deseja, parta para outra. Mesmo que não haja proximidade física entre você e seu concorrente, lembre-se que estamos em um mundo digitalizado e manter um mesmo nome pode causar uma grande confusão. Além disso, existe o risco de ser processado por plágio.

Caso não haja um concorrente com o mesmo nome, faça o registro do seu o quanto antes. Com a ajuda de consultoria especializada, você pode registrar sua criação junto ao INPI.

Seguindo esses 4 passos você vai conseguir criar um nome para Ótica criativo e que representam a marca que você deseja para o seu negócio. E aí! Gostou das dicas? Ficou mais claro o método de criação de um nome para ótica? Esperamos ter ajudado.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vendas Online: Saiba como fazer sua Ótica ganhar dinheiro na internet

Como os clientes conhecem sua ótica? Saber a origem dos clientes faz toda a diferença!

Como indicar os melhores tipos de lente para cada cliente em sua ótica

Aprenda a mapear os motivos de perda de venda na sua ótica

rafael

Próximo Como implementar um serviço de cobrança eficiente em sua ótica? »
Anterior « A importância dos relatórios gerenciais para óticas

Ver comentários

  • Zuleide Silveira Diz:
    17/01/2019 at 4:40 pm

    Já usamos o programa SSOTICA.

    • Thaís Fernandes Diz:
      28/01/2019 at 3:55 pm

      Oi, Zuleide! É muito bom tê-la como nossa cliente e poder contribuir para o crescimento e sucesso da sua loja! Conte sempre conosco :)

  • Simone Diz:
    27/01/2019 at 9:02 am

    Bom dia ,estou pensando em abrir uma ótica porém na cidade onde moro tem uma loja a venda qual seria melhor eu comprar essa ou abrir uma nova loja?

    • Thaís Fernandes Diz:
      28/01/2019 at 4:41 pm

      Oi, Simone! O ideal é você fazer um plano de negócios e ver o que fica mais viável e adequado para você. Nós temos um material que pode te auxiliar, para acessá-lo basta clicar aqui! Desejamos todo sucesso para você :)

Deixe seu comentário
Share
Publicado por
rafael
Tags: lista de nomes para óticasnome perfeitonomes para ótica
17/07/2020 7:44 am

    Post Relacionado

  • Mercado Óptico em 2025: Tendências e como se destacar
  • Como conquistar clientes na volta às aulas com sua ótica
  • Atendimento humanizado no digital: Por onde começar?

Posts recente

  • Fiscal

Como fazer orçamento online na sua ótica

Como sua ótica faz orçamentos para clientes? Fazer cotações com caneta e papel é a…

16/05/2025
  • Gestão

Atendimento humanizado no digital: Por onde começar?

Será que é possível uma ótica não ter um canal de atendimento digital? Afinal, o…

07/05/2025
  • Uncategorized

Como fazer um orçamento completo na sua ótica

Realizar um orçamento em ótica é uma das atividades mais comuns nas lojas, sendo essencial…

14/04/2025
  • Financeiro

Como a conciliação bancária reduz erros e aumenta a lucratividade

Você sabia que, segundo pesquisas do Sebrae, uma gestão financeira mal planejada é responsável por…

04/04/2025
  • Vendas

Tendências de Consumo no Mercado Óptico

Tendências do mercado óptico indicam que o comportamento do consumidor tem passado por transformações significativas,…

01/04/2025
  • Dicas
  • Gestão
  • Marketing

Mercado Óptico em 2025: Tendências e como se destacar

O mercado óptico em 2025 seguirá em transformação, impulsionado pela digitalização, personalização e novas demandas…

12/02/2025
All Rights ReservedVer na versão AMP