Apesar de parecer simples, escolher um nome para ótica não é uma tarefa fácil. Ter consciência da importância que essa escolha tem para a construção da sua marca nem sempre torna as coisas mais fáceis.
A escolha de um nome para Ótica é um dos primeiros passos para quem está começando no segmento. Se você está passando por essa decisão, é provável que você já tenha até mesmo começado uma lista, mas não tem certeza se os nomes que você tem em mãos são, de fato, boas opções. Ou, talvez, você esteja encarando uma folha em branco e não saiba se quer por onde começar.
Em qualquer que seja o seu caso, este artigo irá te ajudar a organizar seu processo criativo, direcionar seu olhar para identificar as opções de nomes mais interessantes e depois entender quais são os critérios que tornam suas escolhas viáveis ou não.
Para facilitar, organizamos as informações em um passo a passo para que, ao final do processo, você esteja seguro e satisfeito com o nome escolhido para a sua ótica. Vamos lá!
O brainstorm, também conhecido como “tempestade de ideias”, serve para destravar a mente em busca de associações diferentes do padrão. Ele é uma sequência de ideias, conceitos e pensamentos relacionados ao tema a ser trabalhado ou problema a ser resolvido.
A principal regra do brainstorm é espontaneidade. Expresse as ideias do jeito que vierem à mente, sem limitações. Deixe que uma ideia sirva de gatilho para a outra. Você pode fazer esse processo sozinho, no entanto, ele pode render mais e trazer excelentes resultados se compartilhado com mais pessoas.
Na criação de um nome para ótica, você não precisa, num primeiro momento, se propor a fazer uma lista de opções. Em vez disso você pode dizer ou escrever o que vem à mente quando você pensa em relação a saúde dos olhos, sobre óculos ou seus benefícios. O que importa nessa fase não é a qualidade das ideias e sim o fluxo. Concentre-se por cerca de uma hora nessa tarefa e depois descanse.
Aonde você quer chegar com o seu negócio? O que você pode oferecer de diferente para o seus clientes? Como você quer ser visto pelo mercado? O que você quer que as pessoas sintam ao entrarem na sua Ótica? Que mensagem você quer passar?
É preciso ter as respostas dessas perguntas bem frescas na cabeça. Assim você irá encontrar um nome para ótica que combine e reforce tudo isso ou que pelo menos não contradiga o direcionamento que você traçou para a sua loja.
Mente aquecida e objetivos relembrados, é hora de partir para a criação de uma lista de nomes, efetivamente.
A essa altura, é provável que você consiga naturalmente juntar os pontos. Mas se tiver alguma dificuldade, uma solução usar um quadro ou folha de papel para escrever ideias soltas sobre o tema de um lado e seus objetivos e diferenciais do outro. Assim você poderá encontrar associações entre eles. A partir disso, fica mais fácil tirar possíveis nomes.
Existem alguns truques que podem facilitar seu caminho até o nome para Ótica perfeito:
Siga essa linha de raciocínio até chegar a uma lista com diferentes nomes que te agradam e ajudam a transmitir o que você quer passar.
Com a lista em mãos, é hora de verificar se os nomes que você tem atendem a alguns critérios básicos:
Sonoridade, pronúncia e escrita – o nome é fácil de memorizar? É fácil de ler? A forma como se escreve é a mesma de como se fala? Se a resposta para alguma dessas perguntas for não, repense e avalie se vale a pena ter um nome para Ótica que não é facilmente assimilado pelo público e por seus funcionários.
O nome funciona online? Ter presença digital pode ajudar muito na construção de marca e no relacionamento com os clientes. Por isso, pense se os nomes que você listou ficarão bem em um endereço de site, perfil de rede social ou até mesmo em hashtags.
Concorrência e Registro – Faça uma busca online para descobrir se algum outro dono de ótica teve a mesma ideia que você. Caso encontre alguém que já usa o nome que deseja, parta para outra. Mesmo que não haja proximidade física entre você e seu concorrente, lembre-se que estamos em um mundo digitalizado e manter um mesmo nome pode causar uma grande confusão. Além disso, existe o risco de ser processado por plágio.
Caso não haja um concorrente com o mesmo nome, faça o registro do seu o quanto antes. Com a ajuda de consultoria especializada, você pode registrar sua criação junto ao INPI.
Seguindo esses 4 passos você vai conseguir criar um nome para Ótica criativo e que representam a marca que você deseja para o seu negócio. E aí! Gostou das dicas? Ficou mais claro o método de criação de um nome para ótica? Esperamos ter ajudado.
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Já usamos o programa SSOTICA.
Oi, Zuleide! É muito bom tê-la como nossa cliente e poder contribuir para o crescimento e sucesso da sua loja! Conte sempre conosco :)
Bom dia ,estou pensando em abrir uma ótica porém na cidade onde moro tem uma loja a venda qual seria melhor eu comprar essa ou abrir uma nova loja?
Oi, Simone! O ideal é você fazer um plano de negócios e ver o que fica mais viável e adequado para você. Nós temos um material que pode te auxiliar, para acessá-lo basta clicar aqui! Desejamos todo sucesso para você :)