Realizar um orçamento em ótica é uma das atividades mais comuns nas lojas, sendo essencial para atender clientes que buscam economia e o melhor custo-benefício para seu bolso.
Dito isso, você sabe fazer um orçamento completo na sua ótica que converte em vendas? Afinal, não basta apenas anotar o valor do produto desejado no papel e esperar que o cliente volte à sua ótica. O documento precisa apresentar informações claras, ter prazo de validade e, mais importante, é fundamental que o vendedor faça um acompanhamento da proposta.
Se esta é uma etapa de venda que sua ótica ainda tem dificuldades, continue a leitura para entender melhor como realizar um orçamento completo!
O que é um orçamento?
Um orçamento de compra nada mais é do que um documento que detalha informações sobre o produto desejado, como preço, quantidade, marca, prazos de entrega e outros dados relevantes.
No comércio em geral, é muito comum que clientes façam cotações de preço antes de fechar negócio. Principalmente quando é a compra de um bem durável, de valor ou relacionado à saúde, como óculos de grau, muitos preferem pesquisar lojas diferentes para ter a certeza de escolher a opção mais vantajosa para eles.
Alguns vendedores se sentem frustrados com pedidos de orçamentos porque sentem que estão perdendo tempo com uma pessoa que pode não retornar à loja. No entanto, esta é uma excelente oportunidade de conquistar a confiança dos clientes.
A elaboração de um orçamento é um momento único para entender melhor as necessidades do cliente e apresentar os diferenciais da sua ótica. O vendedor pode oferecer um atendimento personalizado para indicar o item mais adequado à realidade do cliente, por exemplo. O documento também demonstra transparência e profissionalismo da ótica para seu público.
Imagine que uma pessoa solicite o valor de um óculos de acetato preto com tratamento antireflexo para as lentes. São tantas opções de marcas e modelos que fica inviável fazer o orçamento apenas com essas informações, não é mesmo? Além disso, a depender das necessidades visuais do indivíduo, esta pode não ser a melhor opção para ele. Por isso, cabe ao vendedor entender a fundo as demandas do cliente para fazer sugestões personalizadas.
O que deve constar no orçamento para clientes?
Para a elaboração de um orçamento completo na sua ótica, algumas informações são essenciais para demonstrar seriedade para o documento. Veja algumas delas:
Dados da óptica:
Por ser um documento oficial, insira informações básicas da loja como endereço, telefone, CNPJ. Se possível, utilize também a logo da ótica para evitar falsificações;
Dados do cliente:
Coloque o nome completo e contato de quem procurou para fazer o orçamento. Além de garantir que aquele documento é para uma pessoa exclusiva, também fornece informações para o vendedor para acompanhamento;
Nome do vendedor:
Tenha o nome do consultor responsável, assim o cliente saberá a quem procurar;
Número do orçamento:
Cada cotação deve ter um número único para facilitar o acompanhamento e evitar fraudes;
Data de emissão e validade:
É importante que orçamentos tenham data de validade para garantir que a venda será lucrativa (o preço de reposição pode sofrer flutuações) e mais previsibilidade de vendas para a loja;
Formas de pagamento:
Detalhe todas as opções e condições de pagamento. Por exemplo, número máximo de parcelamento, valor de desconto à vista, etc;
Descrição dos itens:
Descreva com detalhes todos os itens que estão sendo orçados. O mais indicado é colocar número de referência dos produtos para evitar confusões;
Preços:
Coloque o preço unitário de cada item e valor final da compra;
Prazo de entrega:
Registre o tempo estipulado para a entrega da compra;
É importante notar que não há um modelo padrão para um orçamento de compra, mas as informações acima são as mais comuns e importantes para a elaboração do documento. O orçamento pode ser feito a partir de uma planilha no excel, por sistema de gestão exclusivo para óticas, por e-mail, bloco de orçamento que se compra em papelaria e até à mão.
O importante é escolher uma forma em que os vendedores conseguem se organizar para fazer acompanhamento e não perder vendas. Assim, lembre-se de sempre fazer duas vias, uma para o cliente e outra para a ótica, e ter uma rotina para entrar em contato com os futuros clientes.
Como converter um orçamento em vendas
Para que um orçamento tenha mais chances de ser convertido em vendas, não basta apenas esperar que o preço foi atrativo e contar que o cliente irá voltar. Na verdade, a tomada de decisão do consumidor começa no momento em que ele entra ou liga na sua loja.
Por isso, a importância de proporcionar um atendimento de qualidade mesmo sabendo que aquela pessoa não vai comprar naquele momento. Desta forma, tente investigar de forma minuciosa as dores, os motivos da compra e os desejos do cliente. Assim, as sugestões dos produtos serão muito mais assertivas para atingir as necessidades do indivíduo. A atenção demonstrada também mostra que a ótica está interessada em oferecer a melhor opção para o cliente ao invés de apenas vender e bater meta.
Acompanhamento e negociação fazem a diferença
Após feito o orçamento, é necessário realizar o acompanhamento da proposta. O cliente está ativamente pesquisando preço com os concorrentes, logo, o vendedor deve se mostrar presente. Assim, faça um cronograma de contato até o vencimento do orçamento. Mas lembre-se de não ser invasivo ou insistente em demasia, isso pode gerar constrangimento para o cliente!
Entre em contato por ligação ou mensagem do whatsapp para verificar se já foi possível analisar a proposta e se coloque à disposição para tirar qualquer outra dúvida. Neste momento, o cliente pode tentar negociar apresentando um orçamento mais barato ou vantajoso.
Dentro da realidade financeira da sua ótica, avalie se é possível oferecer alguma flexibilidade no orçamento em questão de valores ou forma de pagamento. Ter disposição para negociar já demonstra que a loja valoriza o cliente.
Enfim, elaborar um orçamento completo na sua óptica pode contribuir muito para conquistar a confiança do público e aumentar as vendas, caso seja feito o acompanhamento correto. Por isso, vale a pena dar atenção para esta etapa, tendo processos claros e organização para gerenciar os orçamentos em aberto da forma mais eficiente.
Como é a gestão de orçamento na sua ótica? Conte para nós nos comentários e aproveite também os mais de 300 artigos feitos para ajudar sua ótica a otimizar processos e vender mais!