Como você provavelmente já deve saber, fazer promoções é uma das melhores estratégias para atrair novos clientes para a loja. Além disso, este tipo de abordagem se revela uma excelente maneira de como resolver outras questões que possam surgir no cotidiano de uma ótica, por exemplo:
Entretanto, é importante destacar que, para que tudo saia como o esperado, é necessário haver um planejamento cuidadoso. Defina o público-alvo, estabeleça um objetivo claro e escolha os canais certos de divulgação; esses são alguns pontos que você precisa planejar com antecedência.
Neste artigo você pode conferir os passos essenciais para planejar promoções de maneira estratégica.
Além da etapa de planejamento, contar com ferramentas que possam ajudar nesse processo faz toda a diferença. A seguir, vamos mostrar como você pode usar a nova funcionalidade do ssOtica para lançar uma promoção na sua ótica.
Como o recurso de promoções está dentro do ssÓtica, as informações cadastradas no sistema são compartilhadas com essa nova ferramenta. Logo, você pode usar todos os dados dos produtos previamente registrados para organizar sua promoção da maneira que achar melhor.
Ao todo, são três opções que estão disponíveis para ajudar na organização das campanhas:
Dessa forma, o trabalho de criar uma ação promocional se torna muito mais simples e rápido. Afinal, não será preciso procurar manualmente todas as mercadorias que deseja colocar na promoção.
Basta usar essas categorias para realizar as buscas e inserir todos os itens que desejar.
Quando o assunto é promoção, o tipo mais comum praticado no varejo costuma ser a porcentagem de desconto. Porém, existem outras possibilidades de ações promocionais que podem ser adotadas pelos donos de ótica.
Isso quer dizer que você não precisa ficar preso a um único formato de campanha. Na verdade, é mais indicado escolher o formato com base no objetivo da ação, sem comprometer a rentabilidade da loja.
A seguir, vamos mostrar os três tipos de promoções que estão à disposição dos clientes na nova funcionalidade do ssOtica.
Nessa modalidade, você oferece um valor de desconto nos produtos que deseja colocar em promoção.
Por exemplo, a ótica aplica um desconto de R$70 em todas as armações durante o mês de maio devido ao Dia das Mães. Assim, você venderá uma peça que custa R$500 por R$430 durante o período promocional.
Já nesse formato, você determina uma porcentagem que será aplicada no preço final de todos os itens que farão parte da campanha.
Por exemplo: um desconto de 30% será dado em todas as armações solares durante as primeiras duas semanas de junho em razão do Dia dos Namorados. Logo, um óculos de sol que custa R$450, será vendido por R$315 ao longo desses dias de ação.
Por fim, nesse tipo de promoção, você define um valor fixo para vender determinado produto.
Por exemplo, você oferecerá todas as lentes de contato por R$400 durante a Black Friday. Assim, um par de lentes que antes custava R$500 será vendido por R$400 durante a campanha promocional.
O uso de um sistema para óticas que oferece uma ferramenta para realização de promoções é, sem dúvidas, um diferencial e tanto para quem deseja aprimorar essa estratégia na sua loja.
E mesmo parecendo algo complexo num primeiro momento, essa tarefa é mais simples do que você pode imaginar.
Confira a seguir o passo a passo completo para configurar uma promoção usando o novo recurso do ssOtica.
O primeiro passo para configurar uma promoção no ssOtica é acessar a funcionalidade dentro do sistema.
Para isso, basta clicar na opção “Promoções“, localizada no menu esquerdo. Depois disso, clique no botão azul “Nova Promoção” para seguir com o processo de cadastro da ação promocional.
Depois de entrar na tela de cadastro de uma nova promoção, você perceberá que ela estará dividida em duas seções. A primeira se chama “Dados Principais” e a segunda “Produtos em Promoção”.
Para começar a configuração, insira todas as informações que estão indicadas na parte de Dados Principais. Esse é um momento muito importante e que requer bastante atenção. Afinal, é aqui que aspectos, como nome, data de início e término além da escolha das lojas que participarão da ação serão definidos.
Depois de inserir os dados principais da campanha, escolha os produtos que oferecerá com desconto aos clientes. Para isso, basta ir até a segunda seção da tela de cadastro, chamada “Produtos em Promoção”, e iniciar o processo.
A primeira informação que você precisará cadastrar é o tipo de promoção que deseja realizar. Como mencionamos anteriormente, você pode escolher entre Desconto no Valor, Porcentagem de Desconto e Preço Final do Produto.
Depois disso, é hora de selecionar os itens que irão fazer parte da ação promocional. Nesse momento, você pode fazer a busca pelo nome dos produtos ou filtrar por grife e fornecedores.
Depois de configurar todos os detalhes da campanha, revise tudo e clique no botão “Salvar Promoção” para salvar no sistema.
Depois de salvar a promoção, o sistema o direcionará para a tela inicial onde você iniciou o processo de configuração. Nesse momento, você poderá verificar o status da ação que acabou de cadastrar.
Caso esteja com data de início para daqui duas semanas, por exemplo, ela irá aparecer com o status de “Agendada”. Sendo assim, você terá três opções, que são: duplicar a promoção, imprimir os dados dela e apagar.
No entanto, caso a campanha já fique ativa a partir do momento que você fizer o cadastro, não será mais possível apagá-la, mas sim desativá-la.
Use as promoções para alavancar os resultados da sua loja. E não se esqueça de contar com a ajuda da nova funcionalidade do nosso sistema para tornar sua estratégia ainda mais eficiente.
Considerada um verdadeiro diferencial do ssOtica, a melhoria não resulta em qualquer tipo de custo adicional para os clientes.
Ou seja, ao contratar um plano, automaticamente você já terá acesso ao recurso para configurar suas ações promocionais.
Portanto, não deixe de contar com as facilidades que o ssOtica tem para oferecer aos donos de ótica. Faça um teste gratuito e veja na prática como a nossa plataforma pode otimizar a gestão da sua loja!
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