Você costuma registrar receitas dos clientes da sua ótica? A verdade é que ter um histórico de receitas oftalmológicas é essencial para gestão eficiente da sua loja.
No entanto, diante da correria do dia a dia, nem sempre é fácil dar a devida atenção a essa atividade, que acaba sendo deixada um pouco de lado.
Com isso, sua empresa não colhe benefícios, como a maior facilidade na hora de confeccionar o livro de registro de receitas e a oportunidade de elaborar campanhas de fidelização no pós-venda.
Sendo assim, veja neste artigo, os detalhes sobre as vantagens de registrar receitas e confira como investir em um software específico para gestão de óticas, como o ssOtica, pode ajudar no processo de registro.
Boa leitura!
A verdade é que registrar as receitas dos clientes e manter essas anotações organizadas e atualizadas é de grande importância para que a sua ótica desenvolva uma bom relacionamento com o cliente e cumpra os requisitos da legislação brasileira.
Veja 3 benefícios proporcionados para sua loja pela manutenção de um bom registro.
O acompanhamento do registro permite que a ótica possa avisar o cliente quando a receita estiver vencendo e, assim, lembrar da necessidade de renovar o exame e trocar a lente.
Dessa forma, é possível organizar campanhas de pós-vendas específicas para esses casos, visando aumentar o número de fidelizações. Isso acontece porque você vai se antecipar a busca da pessoa pelo serviço, sendo menos provável que o indivíduo recorra à concorrência.
Porém, para ser capaz de fazer isso, o ideal é investir em um sistema de gestão próprio para óticas, como o ssOtica. Com o auxílio desse programa, você pode consultar rapidamente o registro de receitas e criar alertas automáticos para vencimentos próximos.
Afinal, dependendo do número de clientes da sua loja, consultar manualmente todas as receitas de clientes e as datas de vencimento é um processo inviável devido ao tempo gasto com a atividade, atrapalhando a execução de outras tarefas.
Outra vantagem de registrar receitas é que isso possibilita a oferta de um atendimento personalizado. Ou seja, o cliente vai sentir que a empresa se importa com as suas necessidades particulares.
Só para exemplificar, o aviso de receita vencida, citado anteriormente, é uma demonstração de que a ótica parou para pensar na saúde e bem-estar daquela pessoa individualmente.
No entanto, para que a estratégia tenha os benefícios esperados e o consumidor sinta que houve uma personalização, é preciso que o alerta seja comunicado de maneira amigável, que transmita interesse pessoal.
Outro exemplo é a situação em que o cliente perde o óculos, ou o item sofre alguma danificação, e necessita de uma nova lente antes do prazo de vencimento da receita.
Nesse caso, nem sempre o freguês lembra onde guardou a receita original e, talvez, até mesmo já tenha perdido. Assim, se tiver um registro bem organizado, a ótica pode consultar os detalhes do último pedido e fazer a solicitação ao laboratório.
Em todas essas circunstâncias, a tendência é que o relacionamento entre o consumidor e a marca se torne mais forte, já que houve a percepção por parte do indivíduo de que a loja é organizada e está atenta às necessidades dos clientes.
Por último, é interessante citar que registrar receitas contribui para o cumprimento das leis brasileiras, já que facilita a construção do Livro de Receita, documento que a ótica precisa ter em mãos para apresentar à Vigilância Sanitária.
Afinal, vale lembrar que a venda de lentes para correção de problemas visuais é um tratamento de saúde. Por isso, a legislação estabelece que é necessário fiscalização para garantir que as lentes vendidas estão de acordo com as solicitações médicas para não causar danos à visão dos pacientes.
Porém, durante a correria do dia a dia nem sempre sobra tempo para registrar receitas e, muito menos, para garantir a boa organização das anotações.
Nesse sentido, com o intuito de ficar dentro da lei e colher os benefícios dos registros, você pode utilizar um sistema de gestão, que tenha essa funcionalidade. Confira como funciona esse processo no ssOtica.
O ssOtica é um sistema de gestão desenvolvido especialmente para óticas. Em vista disso, o programa tem algumas funções específicas para satisfazer as necessidades desse modelo de comércio.
Dentre essas, está incluída a possibilidade de registrar receitas dos clientes. Veja o passo a passo de como fazer isso de duas formas diferentes.
A primeira opção é por meio do cadastro da ordem de serviço (OS). Confira as etapas:
Além disso, é importante dizer que também é possível anexar uma foto da receita, se desejar.
Outra alternativa é usar o “Menu de clientes” para registrar receitas, sendo ideal para atualizar os dados daqueles consumidores que já compraram outras vezes com a ótica.
O processo de registro é rápido e simples:
Então, com a ajuda do ssOtica, com apenas alguns minutos, você garante que as receitas dos clientes da sua ótica vão ser cadastradas e armazenadas adequadamente, evitando perdas que comprometem a elaboração do livro de registros.
Além disso, a consulta pode ser feita em poucos instantes, facilitando a criação de estratégias de fidelização por meio do fortalecimento da relação entre a loja e o consumidor, como o aviso de receitas próximas do vencimento e o atendimento personalizado.
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