como um sistema facilita o processo de cobrança

Como um sistema facilita o processo de cobrança da sua ótica?

3 min de leitura

Quer saber a melhor forma de realizar o processo de cobrança é o grande desafio da sua ótica? Se você chegou a esse texto, provavelmente sua resposta é sim. Mas, não se preocupe: nossa ideia é justamente te ajudar a encontrar o caminho para resolver esse desafio.

É por isso que vamos te mostrar como usar um sistema de gestão para facilitar a cobrança.

Em primeiro lugar, se você ainda não tem, precisa encontrar um bom sistema para óticas. Se já tem, é hora de usar as funcionalidades a seu favor.

Entre o que pode ajudar a facilitar o processo de cobrança estão os cadastros de clientes e a centralização dos dados em um só lugar.

Então, com o sistema em funcionamento, é hora de entender como ele ajuda a tornar o dia a dia mais fácil. Basta saber usar as seguintes funcionalidades do jeito correto.

Cadastro de clientes para Óticas

– Cadastrar os clientes no sistema

O cadastro é seu principal aliado na hora da cobrança, além de ajudar a conhecer o perfil do cliente. Na hora de cadastrar o cliente, você faz uma análise de crédito para vender com segurança e evitar calotes.

Depois, é possível acompanhar o histórico de compra do cliente e seus hábitos, pois isso ajuda a entender quando ele paga, como paga e como lida com o crédito.

Com isso, você consegue traçar a melhor forma de manter relacionamento com o cliente e abordá-lo para a cobrança quando isso se torna necessário.

– Acompanhar as vendas e pagamentos dos clientes

A partir do cadastro e dos dados atualizados, fica muito mais fácil acompanhar as vendas e o pagamento. Isso porque o sistema possui um painel diário com relatórios de clientes devedores, controle de vendas e fluxo de caixa.

Além disso, ter um sistema com a funcionalidade de controle de inadimplência, que faz a cobrança e já calcula juros e multas de atrasos pode ajudar muito. Assim, você fica por dentro de tudo o que acontece e age na hora certa.

– Gerar carnês e crediários

Com a integração entre o cadastro do cliente e o controle da inadimplência, alguns sistemas emitem carnês para crediário. Isso permite que você ofereça essa forma de pagamento, mais acessível e prática, com menos taxas de juros e maior possibilidade de negociação.

No entanto, é preciso acompanhar os pagamentos para não perder o controle. E, com o carnê emitido pelo próprio sistema, esse risco diminui, já que é possível acompanhar pelos relatórios.

– Criar réguas de cobrança

Uma das formas mais eficientes de cobrar, é criar réguas de cobrança. Elas determinam regras de pontos de contato para envio de alertas antes, no dia e após o vencimento.

Para funcionar, você precisa dos dados e informações de contato dos clientes atualizadas, é claro. E precisa de um sistema que torne tudo isso automático, para evitar dores de cabeça.

Mas caso ainda não possua um sistema, você também pode utilizar um modelo de régua de cobrança na sua ótica com uma planilha no excel. Clique aqui e baixe agora gratuitamente.

– Disponibilizar cobrança terceirizada

Uma funcionalidade que acaba de chegar no sistema ssOtica é a cobrança terceirizada. Uma ótima alternativa para facilitar esse processo na sua loja.

O serviço cria a régua de cobrança e os alertas e faz isso de forma automática por você. Isso elimina a necessidade de um funcionário da ótica ficar por conta de cobrar.

Afinal, por ser um processo fundamental para o sucesso do seu negócio, é preciso dedicação para cuidar das cobranças.

Contratando um serviço terceirizado, você deixa a responsabilidade com quem entende e sabe exatamente o que fazer, da melhor forma.

Conclusão: teste o ssOtica e veja na prática como ele facilita a cobrança

Como você percebeu, ter um sistema de gestão é o caminho para fazer da cobrança um processo menos doloroso.

Todas as funcionalidades que destacamos, e muitas outras, você encontra no ssOtica. E é uma ferramenta fácil de usar, feita para ser sua aliada na organização do dia a dia.

Portanto, faça um teste agora mesmo e veja como cadastrar clientes, acompanhar pagamentos, criar réguas de cobrança e automatizar os alertas.

Teste grátis o ssOtica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>